O riso, o sorriso e a língua. Por: Elias Santana

Avatar


15 de fevereiro1 min. de leitura

O riso, o sorriso e a línguaO riso, o sorriso e a língua.

De repente do riso fez-se o pranto

Silencioso e branco como a bruma

E das bocas unidas fez-se a espuma

E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

(Vinicius de Moraes).

 

É próprio da mulher o sorriso que nada promete e permite tudo imaginar. (Carlos Drummond de Andrade)

 

Uma das marcas mais evidentes da felicidade são os risos e sorrisos que as pessoas ostentam – por isso, são garantidos em qualquer texto literário. E você sabia que, denotativamente, existe uma sensível diferença entre rir e sorrir? Vamos analisar o que há de linguístico por trás dessas atitudes.

Segundo o Houaiss, sorrir significa rir sem fazer ruído, com ligeira contração muscular da boca e dos olhos (ou seja, “mostrar os dentes”). Em contrapartida, rir é equivalente a contrair os músculos faciais e emitir som característico. Nota-se, portanto, que sorriso é o que estampa os rostos dos felizes, ao passo que é riso é o que se emite em uma atração cômica.

Há, todavia, algo morfológico que une os dois verbos. Ambos admitem a ocorrência de pronome expletivo (um elemento dispensável de realce). É correto dizer “ela sorriu para os amigos” ou “ela se sorriu para os amigos”. De modo análogo, é adequado “ele riu da peça” ou “ele se riu da peça”. Lembre-se de que, em ambos os casos, a posição do pronome é regida pelos princípios de colocação pronominal. Como são orações absolutas dotadas de sujeito expresso, pode-se empregar a próclise ou a ênclise.

Mas vale ressaltar que, independentemente do verbo, o importante é que nossos risos e sorrisos possam invadir nossos dias. Que a nossa visão esteja ativa para reconhecer sinceros sorrisos e retribuí-los; que nossa audição esteja ávida por risos de alegria. Que nossa vida seja uma metáfora da felicidade!


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação em concursos públicos.

Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


15 de fevereiro1 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

língua portuguesa português