Os 4 pilares do estudo pós-edital

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04 de março4 min. de leitura

É muito comum que, após a publicação de um edital, os candidatos se vejam  perdidos e ansiosos ao saberem que os dias até a prova deles agora estão contados. Com isso, muitos não sabem o que deve ser feito para otimizar esse tempo e muitas vezes continuam estudando naquele mesmo ritmo do pré-edital. Contudo, após a publicação desse normativo, precisaremos mudar alguns aspectos da nossa preparação.

Pensando nisso, resolvi escrever este artigo para indicar a você o que é fundamental nesse momento da preparação. Por isso, compartilho aqui o meu conhecimento teórico e prático sobre esse assunto, considerando que a minha preparação para o meu cargo atual (Escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal no ano de 2013) foi realizada no pós-edital.

Para melhorar a compreensão do assunto, eu dividi a preparação pós-edital em quatro pilares que considero fundamentais para a sua aprovação.

1º PILAR: FOCO

No cenário atual (ano de 2021), vejo muitas pessoas errando quanto a esse pilar. Devido à grande quantidade de concursos que ficaram parados no ano de 2020, no ano de 2021 nós nos deparamos com vários editais abertos e várias provas próximas umas das outras. Dado esse fato, o concurseiro fica tentado a estudar para vários concursos ao mesmo tempo, sem considerar que o tempo dele é limitado.

No estudo pós-edital, você não pode utilizar a mesma estratégia que utilizava antes da publicação do edital. Naquele momento, você poderia estudar de forma genérica para uma área de atuação ou conciliar mais de um edital, afinal seu tempo era “infinito”, não havia data específica para finalizar o estudo.

Por outro lado, ao saber o dia em que sua prova acontecerá, você precisa entender que os seus dias e suas horas estão contados; cada momento que você retira para estudar para um segundo ou terceiro concurso, você deixa de estudar para aquele que seria o seu foco principal – ou seja, a cada hora de estudo dedicada para o seu Plano B, é menos uma hora de estudo para o seu Plano A.

Nesse momento, considere as similaridades entre as provas e o seu tempo total disponível para decidir se é interessante ou não dedicar-se para mais de um certame mesmo com o tempo de estudo limitado.

Tenha em mente que estudar para vários concursos é diferente de fazer vários concursos; mesmo que você se mantenha focado em uma ou duas provas, isso não te impede de fazer vários outros exames, de preferência dentro da sua área de atuação. Desse modo, suas chances de aprovação aumentam e você não se desvia do seu foco principal.

Para exemplificar, no ano de 2013, mesmo focado para o concurso da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), eu optei por realizar a prova do MPU (Ministério Público da União) para o cargo de Contador, pois os conhecimentos básicos eram basicamente os mesmos que eu já estava estudando e os conhecimentos específicos eram os que eu havia estudado em minha graduação. Com essa estratégia, eu consegui a aprovação no MPU e fui classificado no cadastro de reserva, mesmo esse certame não sendo meu objetivo principal. Consegui também a minha aprovação e nomeação na PCDF.

2º PILAR: PONTOS MAIS IMPORTANTES

Dentro desse pilar, eu destaco alguns pontos a serem observados. Primeiramente, verifique se na sua prova há alguma disciplina que exige pontuação mínima, pois isso deve ser levado em consideração. Em segundo momento, afaste-se de qualquer pensamento limitante, como “essa disciplina eu nunca vou aprender” – lembre-se de que você não precisa gabaritar, mas busque pontuar naquelas disciplinas nas quais você tem dificuldade, pois algumas delas podem ter uma pontuação significativa em sua prova.

Além disso, observe o peso de cada matéria. Como o seu tempo é limitado, é necessário dar mais atenção àquelas disciplinas que te conferirão mais pontos. Também recomendo que você dê atenção especial para aquelas disciplinas nas quais você apresenta alguma dificuldade, pois a sua maior margem de crescimento estará nas disciplinas em que você tem a menor pontuação – ou seja, quanto menor o seu índice de acertos, mais pontos você pode buscar para o seu crescimento.

Por fim, olhe com mais atenção para os assuntos mais cobrados dentro de cada matéria. À medida que avança no conteúdo e faz muitas questões, você notará que alguns tópicos são mais recorrentes do que outros. Nesse sentido, vale a pena buscar o domínio desses assuntos cujo índice de cobrança é maior.

3º PILAR: REVISÃO

Como o tempo de estudo é limitado, muitas pessoas consideram que revisar seria perda de tempo, ou então que a revisão deve ser feita se sobrar tempo, mas isso é um erro muito grande. Revisar é tão importante quanto avançar no conteúdo; não adianta você estudar todo o conteúdo programático, mas chegar no dia da prova e se lembrar apenas de 50% dele.

Diante disso, temos estudos, como o “A Curva do Esquecimento”, que apontam o quanto nos esquecemos do conteúdo e após quanto tempo isso acontece, caso as revisões não sejam realizadas. No meu estudo pós-edital para a PCDF, eu não abria mão das revisões, principalmente da revisão de 24 horas.

Diariamente eu separava um momento do meu estudo para revisar o conteúdo estudado no dia anterior a fim de minimizar os efeitos da curva de esquecimento e tentar armazenar o máximo de informações possíveis quanto àquele conteúdo estudado. Por isso, recomendo a todos os meus coachees essa prática. Além disso, também podemos conciliar uma revisão de sete dias e outra de 30 dias. As revisões são planejadas e encaixadas conforme o perfil de cada um, mas o fato é que elas não podem ser deixadas de lado.

4º PILAR: QUESTÕES

Por fim, trago como o quarto pilar a resolução de questões – afinal sua prova será composta por uma bateria de questões, não é mesmo? Nesse sentido, eu recomendo para meus alunos que façam questões TODOS os dias em menor ou maior número. Quanto mais avançado o aluno estiver, maior será o número de questões a serem feitas.

As questões te ajudarão a compreender melhor o conteúdo, a conhecer o estilo de cobrança da banca que realizará o seu certame, e também podem ser utilizadas para você revisar o conteúdo e se autoavaliar! Por meio dessa avaliação (simulados), você identificará as disciplinas e os conteúdos nos quais você apresenta maior dificuldade para, a partir daí, direcionar o seu estudo para minimizar essas dificuldades e melhorar o seu desempenho.

Aprenda com os erros e siga avançando, pois tenho certeza de que, muito em breve, você colherá os frutos dessa caminhada. E aí, identificou falhas na sua preparação? Você tem falhado em algum pilar? Ainda há tempo, corrija suas falhas e vá ao encontro da sua aprovação!

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