Os 7 passos iniciais para ter sucesso em provas

Avatar


01 de março4 min. de leitura

Quando a minha jornada de estudos começou, eu me sentia muito perdido. Não tinha foco nenhum. Fazia concurso de todas as áreas e modelos. Saía o edital, eu ia lá e fazia. Percebi que isso me deixava mais perdido que cego em tiroteio. Eu precisava de foco.

E foco foi o que levou minha vida a outros patamares. Só para você entender um pouco mais sobre foco, vou começar falando de um cara bastante conhecido, chamado tio Aristóteles (kkkkkkk). Ele fala que admirar algo era parar e mirar naquilo que se quer, pois a palavra admirar tem, em seu prefixo “ad”, o significado de “para”, “em direção a”, e, no restante da palavra, mirar. Lembrando dessa analogia filosófica, fica mais fácil entender que FOCO é, literalmente, colocar os olhos naquilo que você realmente quer e drenar sua energia em busca daquilo que realmente você anseia.

Quando não se tem foco, fica muito mais fácil desistir do sonho, fica muito mais fácil se deixar abalar pelos obstáculos que vão surgir pelo caminho. Um grande empresário australiano certa vez disse que obstáculo é o que eu vejo quando tiro os olhos daquilo que eu quero. Se você sabe o que realmente quer, nada será capaz de parar você.

Dentro disso, a sua jornada começa quando sua energia é focada e constante, assim, a sua aprovação chegará com toda a certeza. A reflexão é muito importante, pois aprendemos que nos concurso públicos e na vida precisamos ter FOCO. Você entendeu que precisa canalizar a sua energia para ter o resultado que sempre sonhou. Passar em concurso público também é assim, é necessário FOCO.

Só para você ter uma ideia de como o que conversamos vai te levar a algo que realmente vai mudar os seus resultados por inteiro, nos concursos e na vida: Daniel Goleman, Ph.D. pela Universidade de Havard, considerado um dos pais do Coaching e da Inteligência Emocional, demonstra através de vários estudos que o foco e a atenção são algumas das chaves para o sucesso. Ele relata que a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter foco. Isso demonstra a importância de fazer a escolha e focar nela.

Foco. Viver isso vai te levar a descobrir aquilo que você vai correr atrás sem tirar os olhos. Independente de qual seja o edital, você estará concentrado e focado.

Para isso, você vai precisar observar os seguintes passos, com bastante atenção, sem pressa. Pense. Pesquise. Experimente. Pergunte. Escolha.

Então vamos lá:

1º) Responda às seguintes perguntas. Responda sem medo de ser feliz. Não existe resposta certa ou errada: existem as suas repostas, aquilo que mais faz sentido para você. Isso é o mais importante.

Responda:

P.S.: dedique um tempo para responder essas perguntas e seja muito sincero nas respostas. Não pense muito, responda o que vier a sua cabeça. Simplesmente escreva.

Quais são, hoje, as suas reais necessidades?

Quais são os seus sonhos?

O que faz você querer ser concursado?

O que vai mudar sua vida quando você for realmente concursado?

2º) Analise os cenários de estudos e anote as necessidades que você tem hoje (anote EM UM PAPEL).

3º) Identifique um possível cenário em que você se enquadre hoje, e também anote EM UM PAPEL. Os cenários significam quais são as suas necessidades hoje. Entende-se por necessidade aquilo que hoje eu preciso e não tenho, e não consigo viver minha vida tranquilamente se não tiver. Exemplo: se hoje eu não consigo pagar minhas contas sozinho, eu tenho necessidades urgentes; ou se hoje eu já consigo fazer isso, mas ainda não tenho certa estabilidade. Você terá necessidades de médio prazo, e se você tem as duas condições anteriores supridas e está em busca do concurso dos sonhos, provavelmente você se encontra no cenário 1: sem necessidades.

4º) Agora você começa a entender provavelmente o que quer. Você lembra da frase “para quem não sabe o que quer, qualquer caminho serve”? Essa frase é da pessoa sem foco. Essa frase é da pessoa que ficará perdida. Você começa a tomar outros rumos. Pare e veja aquilo que você quer realizar, realize a sua aprovação primeiramente na sua mente.

5º) Você, neste momento, pode ter escolhido o cenário ou ainda pode estar em dúvida. A partir de agora, você vai começar a pesquisar o que faz aquele cargo que você quer, como é o dia a dia de trabalho, como são as instalações, quanto é a remuneração – você pode até ligar no órgão e perguntar. E você vai fazer isso com uma infinidade de cargos, pois talvez você possa querer vários neste momento.

6º) Agora que você já fez o 5º passo, você vai identificar em qual área esse cargo se engloba:

– Área administrativa de tribunais ou órgãos afins (na maioria das vezes é nível médio)

– Carreiras policiais

– Analista de tribunais

– Área específica da saúde

– Carreiras fiscais

– Carreiras tributárias

  • Outras

7º) Nesta etapa, para fecharmos com chave de ouro, quero que você faça sua lista da gratidão. Isso mesmo, a lista da gratidão. Pegue novamente uma folha em branco e faça uma LISTA DE 7 PONTOS ou coisas que você tem hoje e que é muito grato por ter. Escreva-as e mentalize-as. A gratidão é do céu, vai fazer você revigorar a sua alma e transformar o seu ser.

Se você chegou até aqui e já começou a executar os passos, parabéns. Você realmente quer fugir da manada, você vai ser aprovado. Se você ainda não fez isso, comece agora, ainda dá tempo de seguir a jornada da aprovação. Lembre-se de que aquilo que fazemos hoje constrói o nosso futuro. Venha conosco rumo à aprovação.


Yuri Lima – 10 anos de experiências em concursos públicos, especialista em inteligência emocional, coach com mais de 607 horas de atendimentos a vários alunos, professor de Cursinho preparatórios para concurso públicos. Minha primeira aprovação foi na Caixa Econômica Federal quando eu tinha 19 anos, desbancando um concurso com 50 mil inscritos, depois tive mais 7 aprovações. Fui aprovado na Secretária de Saúde do DF , MPGO , MPU, Corpo de Bombeiros Militar do DF para o cargo de combatente, Corpo de Bombeiros Militar do DF para o cargo de condutor, AGEPEN – DF e UNB.


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/inss” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


01 de março4 min. de leitura