Os desafios das dificuldades

Avatar


12 de novembro1 min. de leitura

Quando falamos sobre momentos de dificuldades durante a preparação para um concurso público, existem estudantes que vão muito mal e afundam, outros que se mantem regulares e há um terceiro grupo que consegue enxergar oportunidades e prosperar. Então não é a dificuldade que faz a diferença, mas a reação da pessoa diante dela.

Esses momentos chegam para absolutamente todos os candidatos em uma ou outra fase durante seu processo de aprendizado. Mas, afinal, o que é dificuldade? Ela ocorre quando temos muitas perspectivas diante de nós. Só que a dificuldade é aquilo que separa o eterno “tentante” do futuro aprovado.

Muitos conseguem ir bem em uma bateria de exercícios sobre Direito Penal após uma semana de estudos aprofundados e direcionados exclusivamente ao tema. Poucos conseguem lembrar do conteúdo de Direito Penal no dia da prova, tendo outras 10 disciplinas e cerca de 100 questões a serem resolvidas. As dificuldades separam quem veio ao mundo para vencer com trabalho duro dos que vieram a passeio.

Muitas pessoas são calmas em situações que não envolvam estresse. Realizar um simulado numa tarde de domingo, na mesa de estudos de casa, é ótimo. Poucos são aqueles que, sob a pressão de uma prova, após meses ou até anos de estudos, se mantem calmos e focados. Todos os momentos difíceis passam. A grande questão é onde você sonha estar quando eles passarem?

Qual é o seu valor principal e o seu auxiliar? O que faz seu coração bater mais forte? O que faz seu olho brilhar? Na hora de dormir, no que você pensa? Esses são seus valores. Definiu que os seus valores são a família, saúde, passar em um concurso e ter estabilidade financeira? Ok, então persiga esses valores obsessivamente, dia e noite, todos os dias, incansavelmente. Trabalhe e respire seus valores! Serão eles que farão com que você passe sobre os seus momentos difíceis de forma forte e inquebrável.

Há 17 anos, quando comecei a estudar para concursos públicos, eu ouvia as pessoas dizendo que era muito esforço e que não valeria a pena, pois era muito difícil passar. Entrei nos cursinhos preparatórios, evitei festas e meus sábados e domingos eram cinzas como as segundas-feiras.

Em 2005, passei no meu primeiro concurso e sempre, sempre mantive meus valores em primeiro plano. E isso foi o diferencial. O que aprendi durante toda essa época e até hoje é que, definitivamente, não controlo tudo, mas o que de fato faz toda a diferença é a forma com que encaramos nossos desafios e o esforço que estamos dispostos a aplicar para conquistar nossos objetivos.

Avatar


12 de novembro1 min. de leitura