Os elementos de um planejamento de estudos

Avatar


17 de Outubro de 2018 3 min. de leitura

Olá, pessoal. O propósito deste texto é tratar brevemente do planejamento de estudos, que é, sem sombra de dúvida, etapa-chave para um estudo com foco no resultado, ou seja, direcionado para a aprovação.

De início, um ponto importante a se ressaltar: apesar da enorme importância, vejo uma grande quantidade de estudantes que não dão a devida atenção ao planejamento, seja por desconsiderarem relevante, seja por dificuldades para realizar a tarefa e/ou colocá-la em prática.

Nesse contexto, considerando os benefícios de um bom planejamento, depois de encontradas as razões que levam o estudante a optar por um concurso público e determinado um foco para os estudos, é necessário levantar informações e planejar. Essa tarefa é realizada de acordo com 4 elementos básicos, que devem ser combinados: conteúdo, tempo, métodos e sistema.

Em uma definição bem simples, o planejamento é “distribuir o conteúdo a ser estudado no tempo, de acordo com os métodos mais adequados, registrando tudo em um sistema”.

A seguir, descrevo cada um desses elementos:

  • Conteúdo

O conteúdo deriva diretamente da escolha do foco e é estabelecido em duas situações distintas:

  1. Quando o edital de interesse já foi publicado: Nessa situação, o estudante deve seguir exatamente o que está no conteúdo programático, estudando estritamente os itens e subitens estabelecidos.
  2. Quando ainda não há um edital publicado: Caso em que o estudo deve ser mais amplo, cobrindo os assuntos de forma mais completa. Aqui, novamente, duas possibilidades:
    1. Se o foco é em um único cargo: o conteúdo deve ser estabelecido com base nos conteúdos previstos nos últimos editais do cargo específico;
    2. Se o foco é em uma área (ex. Área Fiscal): o conteúdo deve ser estabelecido com base na combinação dos conteúdos previstos nos últimos editais de diferentes concursos (ex. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, Agente Fiscal de Rendas da SEFAZ-SP, Auditor-Fiscal da Receita Estadual da SEFAZ-GO etc.)
  • Tempo

Todos nós temos uma rotina com diversas atividades a serem realizadas, ao longo de períodos de tempo, como semanas, mês, semestres etc. Então, o primeiro passo é fazer um mapeamento preciso e honesto dessa rotina, com o objetivo de verificar o tempo que será disponível para os estudos.

Nessa tarefa de levantamento de rotina, encontramos atividades das seguintes naturezas:

  1. As que são indispensáveis e imutáveis, não podemos dispensá-las em nenhuma hipótese, como o trabalho para diversas pessoas;
  2. Aquelas que podem ser suprimidas, ainda que temporariamente, como algumas atividades recreativas.

Conhecidas todas as atividades que compõem nossa rotina, devemos suprimir o máximo daquelas possíveis, para que possamos destinar o maior tempo possível para os estudos.

  • Métodos

Quando se pensa em métodos, é importante ter em mente que o estudo para concursos é um processo composto de etapas, de modo que, em momentos diferentes, os métodos mais adequados serão diferentes.

Nesse ponto, uma informação relevante: o planejamento não é eterno. Ao logo do tempo, à medida que o estudo avança, são necessários ajustes que podem exigir alterações nos métodos.

Para a definição dos métodos adequados alguns fatores são observados:

– Percentual de cobertura dos assuntos a serem estudados até o momento;

– Desempenho histórico em questões;

– Tempo disponível para estudo;

– Banca da prova;

– Possibilidades de aquisição de materiais.

E de maior interesse é conhecer quais são esses métodos:

– Leituras (apostilas, livros ou aulas em PDF, lei seca);

– Visualização de aulas (presenciais ou videoaulas)

– Resolução de Questões (dos materiais de estudo ou de sistema de questões – ex.: Rota dos Concursos);

– Revisões (por materiais próprios ou produzidos por terceiros);

– Produção de materiais para revisões (resumos, flash cards, mapas mentais, fichas, grifos, etc.)

– Treinamento de elaboração de textos.

  • Sistema

Ao ler “Sistema”, imagino que a primeira ideia que vem à mente do estudante seja de complexidade. Mas não é necessário que seja nada complexo.

É claro que um sistema informatizado bem estruturado traz enormes vantagens para o planejamento e, depois, para o controle dos estudos. Mas um sistema pode ser algo tão simples quanto um caderno, no qual se registra o plano e, posteriormente, as informações sobre o estudo.

Assim, o propósito do sistema é registrar as definições dos três primeiros elementos: conteúdos, tempo e métodos, de forma que o plano seja facilmente visualizado para execução; e possibilitar o registro das informações à medida em que o plano é executado.

Enfim, um bom sistema possibilita: organização de informações, que são insumos muito preciosos para o processo de estudo; e análises necessárias para verificar a evolução nos estudos e as necessidades de alterações de estratégia, que resultam nas modificações no planejamento.

Conhecendo esses elementos essenciais para um planejamento efetivo, a elaboração do plano torna-se muito mais clara e fácil. E repito: a utilização de um plano de estudos é fundamental para um estudo de sucesso.

Aqui no Coaching do Gran Cursos Online, uma das principais vantagens do trabalho é a aplicação da nossa experiência nos estudos para analisar de forma personalizada a situação do estudante e elaborar os planos de estudos adequados para a aprovação. Além disso, o acompanhamento constante e personalizado permite que as alterações no planejamento sejam realizadas nos momentos adequados, otimizando o tempo e os recursos do Coachee.

Por fim, seja conosco, seja por conta própria, não deixe de planejar os estudos com cuidado e atenção para garantir o caminho certo para a aprovação.

Bons estudos e conte conosco na jornada. Grande Abraço!


Alexandre Morais

Analista Legislativo do Senado Federal. Exerceu os cargos de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU e Analista Tributário da Receita Federal do Brasil. Aprovado e nomeado: Engenheiro Eletrônico da Celg.


Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/coaching-para-concursos” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Depoimentos relacionados

Em busca de estabilidade e conforto para a família, Isabella Modesto estudou por três anos para conquistar uma vaga para…

Natural de Aracaju, a professora Érika Ramos decidiu ingressar na conquista pelo cargo público por 2 principais razões: a busca…

Persistência e dedicação sempre foram palavras que permearam a vida de Elisa da Silva Gomes Lana, natural de Costa Verde…

Daniele Laís saiu de seu emprego no SENAC DF aproveitando um momento de mudança no seu cargo, hoje extinto, e…

Evelyn Rodrigues é natural de Brasília/DF, mas hoje mora em Aracaju/SE, onde realizou e foi aprovada no Concurso Prefeitura Barra…

Qual é o seu grande objetivo de vida? Para Raul Marcelo da Silva o foco estava em ingressar na carreira…

Natural da cidade de Poço Verde/ SE, Aialla Suelem Andrade de Souza escolheu a carreira pública não só pela estabilidade…

Dedicando-se ao estudos por cerca de 3 anos, José Roberto Ferreira conquistou não apenas a aprovação no Concurso BRB para…

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *