Ótica na Ética #25: 8 em Ética. E agora?

Por
2 min. de leitura

A primeira fase do XXIII Exame de Ordem nos surpreendeu com a quantidade de questões cobradas na disciplina Ética Profissional. Digo isso porque a banca FGV manteve a sistemática de questões durante anos, desde 2010 vem sendo cobrado o mesmo número de questões. Por isso, a enorme repercussão e a péssima notícia (obviamente).
A redução do número de questões não violou o edital, uma vez que a porcentagem mínima para o Estatuto da Advocacia e da OAB e o seu Regulamento Geral, o Código de Ética e Disciplina, os Direitos Humanos e Filosofia do Direito é de 15%. Logo, não há obrigatoriedade para as 10 questões de Ética Profissional.
Mas o que fazer? Se antes o Estatuto da Advocacia era a disciplina mais importante, logicamente, com a redução das questões, é preferível estudar outra disciplina com maior peso, correto? Óbvio que não.
O estudo da disciplina é fundamental para que você faça uma prova profissional. Veja bem, as vantagens para o estudo de Ética Profissional permanecem, pois, além da legislação do Estatuto da Advocacia, do Código de Ética e do Regulamento Geral não serem extensos, o tempo para estudo e a absorção do conteúdo também são menores. De qualquer forma, você consegue “poupar” tempo e otimizar o seu desempenho na prova.
Desse modo, a importância e relevância da disciplina continuam. Mas e o conteúdo? Houve mudanças na estrutura da prova? A resposta é sim e não (ao mesmo tempo). Sim, porque o examinador exigiu maior interpretação das questões e menor “memorização”, ou seja, o famoso copia e cola da lei seca. E não, porque o conteúdo exigido está dentro da legislação prevista, mantendo o mesmo raciocínio das provas anteriores. Se restou alguma dúvida, vamos esclarecer:
1. Houve mudança no “estilo da prova”, pois exigiram-se do aluno maior interpretação (português, obviamente) e uma base jurídica mais consolidada (não alcança o nível de uma prova de juiz, por exemplo);
2. Não alterou o método de estudo, sendo necessárias: aulas, doutrina, resolução de provas e revisão.
E agora, temos que aprofundar o nosso estudo? Óbvio que não, pois já fazemos isso. Semanalmente, com os artigos do Ótica na Ética e, mensalmente, nos nossos cursos de Ética Profissional. Por isso, não tivemos nenhuma surpresa no domingo (23/07), pois todos os alunos conseguiram acertar acima de 6 questões de Ética, tendo a maioria gabaritado.
Assim, concluímos que as leituras dos nossos artigos do Ótica na Ética são relevantes e mantêm a profundidade necessária para a fixação da matéria e seu desempenho em prova. Para aprimorar, montamos o cronograma dos nossos artigos referentes ao mês de agosto, vejamos:
• 03 de agosto: Cronograma de estudo
• 10 de agosto: Resolução de questões
• 17 de agosto: Resolução de questões
• 24 de agosto: Resolução de questões
• 31 de agosto: Resolução de questões
Assim, cumprindo o nosso calendário, hoje temos o cronograma de estudo de Ética Profissional para o XXIV Exame de Ordem.
O nosso objetivo é estudar toda as legislações. Assim, no mês de agosto, vamos resolver as questões do Código de Ética da OAB; em setembro, as questões do Estatuto da Advocacia e da OAB; e em outubro as questões do Regulamento Geral.
Aproveite bastante o nosso encontro!
Espero vocês na próxima semana.
Abraços,
Professora Daniela Menezes


Daniela Menezes – Advogada. Mestranda em Políticas Públicas pelo Uniceub, Professora Substituta do Uniceub, Advogada, Formação e Capacitação de Juíza Arbitral do Brasil, Europa e Mercosul.

Estude conosco e tenha a melhor preparação para a 1ª fase do XXIV e 2ª fase do XXIII Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Por
2 min. de leitura