Papéis em BPM na orientação por processos

Os "atores" na prática de BPM nas organizações

Avatar


24 de setembro2 min. de leitura

Olá, Concurseir@!

Desde já, promessa de live é dívida… que eu pago com este post.

Recentemente, em uma live sobre BPM, os alunos pediram por um detalhamento maior sobre os papéis na prática por processos. A live era de resolução de questões de BPM. Enquanto resolvíamos questões, ficou evidente que o assunto é bastante cobrado.

Definições

A princípio, a orientação das organizações por processos requer novos papéis. Além disso, a integração horizontal do trabalho dos executores também demanda o trabalho desses novos atores. Seja como for, são indivíduos que realizam ou proveem suporte à execução e à transformação dos processos. São papéis em BPM. Então, dentre os papéis em BPM, se destacam:

  • Dono de processos
  • Gerente de processos
  • Analista de processos
  • Designer de processos
  • Arquiteto de processos
  • Representante funcional
  • Analista de negócios
  • Especialista
  • Patrocinador
  • Tecnólogos

Agora, vamos conhecer as definições de cada um dos papéis em BPM na orientação por processos.

Dono de processos

Pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas. Ao passo que tem a responsabilidade pelo desenho, execução e desempenho de um ou mais processos de negócio. Contudo, a propriedade dos processos pode ser uma responsabilidade em tempo integral ou parcial.

Gerente de processos

Coordena e gerencia o desempenho dos processos no dia a dia e lidera iniciativas de transformação de processos.

Analista de processos

Realizam trabalhos de análise e apoiam o desenho de processos em iniciativas de transformação.

Designer de processos

Desenham novos processos e transformam processos de negócio.

Arquiteto de processos

São responsáveis por desenvolver um modelo de arquitetura corporativa de processos. Ainda mais, tem a responsabilidade de implementar e manter um repositório de processos, metodologia, modelos de referência e padrões.

Representante funcional

São gestores funcionais, incluindo membros de equipes operacionais. Em outras palavras, executam atividades no processo de negócio ponta a ponta.

Analista de negócios

São responsáveis pelo levantamento de requisitos e propostas de solução de tecnologia da informação. Do mesmo modo, podem facilitar reuniões para auxiliar a equipe no mapeamento de tecnologias. Além disso, podem estar envolvidos em operações de negócio, bem como no desenho de novas funcionalidades de tecnologia de informação.

Especialista

Esses indivíduos são tipicamente pessoas que têm um profundo conhecimento sobre certas funções ou operações de negócio. Nesse sentido, frequentemente possuem anos de experiência como participante em uma determinada operação do negócio. Assim, tornam-se especialistas no assunto.

Patrocinador

Determina a direção e a estratégia do gerenciamento de processos de negócio, focando a organização em seus principais objetivos. Além disso, aloca recursos e recompensa sucessos. Ainda assim, pode unificar as várias missões e grupos ao longo da organização e designar indivíduos para assumir papéis-chave em BPM.

Tecnólogos

Ajudam a definir soluções de tecnologias de suporte e podem também ajudar na definição de novas capacidades para os processos de negócio com base em tecnologias habilitadoras. Bem como, prestam suporte em iniciativas de transformação de processos por meio da implementação de novas tecnologias enquanto asseguram que os padrões técnicos da organização são respeitados.

Algumas questões

Vejamos algumas questões que cobram a temática dos papéis em BPM.

Essa questão de 2017 cobra o conhecimento das definições sobre esses papeis, conforme detalhado neste post. Portanto, em questões deste tipo, o conteúdo deste post é suficiente para ter sucesso na resolução.

Agora, vamos dar uma olhada em outra questão mais recente do CEBRASPE, que vai um pouco além.

Em suma, perceba que, além do conhecimento sobre a definição do papel, a banca cobra um conhecimento das atribuições de cada papel. Logo, por ser um conteúdo mais extenso, extrapola este espaço. Contudo, todos esses papeis são abordados em minhas aulas gravadas aqui no Gran.

Por último, lembro que eu tenho aulas gravadas de BPM/CBOK – abordando todos os capítulos do Guia CBOK, com todas as áreas de conhecimento da disciplina de BPM. Bem como, também tenho um curso específico sobre BPMN, analisando todos os elementos da notação.

Bons estudos e sucesso!

Avatar


24 de setembro2 min. de leitura