Parabéns, GRAN MULHER!

Avatar


08 de março2 min. de leitura

Na vida pessoal, sempre tive a honra de estar ao lado de GRANdes mulheres. As “vós Marias”, minha mãe, Ivonete, e, mais recentemente, minha esposa, Vivi, são algumas das que marcaram minha trajetória, servindo de fonte de inspiração, para dizer o mínimo. Na profissional não é diferente: sigo muito bem acompanhado pelas admiráveis colaboradoras do Gran Cursos Online, que representam mais de 50% do nosso quadro de 501 profissionais — entre elas, há 24 gestoras. Isso sem mencionar as centenas de professoras!

Em todos os espaços do Gran, há mulheres inteligentes, criativas e talentosas que ajudam a transformar a vida de milhares de brasileiros — sabia que mais de 60% dos nossos alunos são mulheres? Com todas elas, aprendo lições diárias. Por elas, temos o dever de tornar o Gran um espaço cada vez mais acolhedor, estimulante e justo.

Hoje quero lhe contar uma história. Na verdade, duas. Por meio delas, expresso minha gratidão e admiração a todas as mulheres.

Dia 6 de fevereiro de 1941. Nasce, em São Miguel, Rio Grande do Norte, Maria Raimunda de Oliveira, hoje com 80 anos recém-completados. Mãe de 7 filhos – todos vivos, com a graça e bênção de Deus –, que lhe deram, por enquanto, 12 netos e 4 bisnetos.

Dona Munda, como é conhecida pelos amigos, foi a primeira professora da minha família, pelo menos até onde sei. Minha vozinha, nordestina arretada, é uma guerreira que já passou por dificuldades inimagináveis, como ficar sem comer para garantir aos filhos a comida, que era pouca para tantas bocas. Veio para Brasília com a roupa do corpo, sacos contendo panelas e alguns itens de higiene pessoal. Criou os filhos, agregados e netos como eu. Sua fé e incrível história de vida e superação pavimentaram o meu próprio caminho.

Na carreira de professora do ensino fundamental, alfabetizou inúmeras crianças e adultos. Por muitos anos, cuidou de mim enquanto meus pais estavam no trabalho. Foi uma grande orientadora, ajudando a construir, no menino que eu então era, sólidos valores e princípios. Minha avó já esfolou os joelhos de tanto rezar por mim, a meu pedido, sobretudo nos momentos importantes da curta história do Gran Cursos Online.

Quanto a minha mãe, Ivonete Granjeiro, atribuo a ela a responsabilidade pelas virtudes que tenho.

Minha maior incentivadora, ela é a prova viva do poder transformador da educação, tendo sido a primeira da família a concluir o ensino superior e ir além, conquistando os títulos de mestre e doutora. A tarefa foi árdua. Ela voltava da faculdade tarde da noite, de transporte público, e atravessava a pé uma região perigosa após descer do ônibus.

Minha mãe me ensinou o poder da disciplina. Se você me acha focado, é porque não conhece doutora Ivonete.

E me mostrou o verdadeiro significado do amor. O bem-estar dos filhos sempre importou mais que o de si mesma. Hoje me emociono ao pensar em como ela se arriscou por mim e meu irmão, em como foi forte nas horas mais duras, poupando-nos de vários problemas para seguirmos estudando.

Essas duas mulheres tiveram papel central na minha formação como pessoa. Elas me ajudaram a caminhar e avançar todos os dias, fazendo de mim quem sou hoje. São minha referência de força, resiliência e determinação. Contei rapidamente suas histórias aqui, hoje, porque, neste Dia da Mulher, quero ressaltar minha admiração e gratidão por mulheres como elas e você.

Sabemos que, sem o talento, a sensibilidade e a ética de mulheres do mundo, jamais teríamos, nem de perto, chegado até aqui. Todo o nosso reconhecimento a VOCÊ!

Obrigado, obrigado, obrigado por fazer a diferença. O empenho das mulheres, sobretudo em tempos de home office, conciliando, muitas vezes, maternidade, trabalho e outras tarefas é de valor inestimável para a sociedade e para o Gran. Sinceramente, não sei como as mulheres conseguem. Por isso, afirmo: elas são as pessoas mais fortes que eu conheço.

Parabéns, MULHER, pelo seu dia.

Com admiração, respeito e muita, muita gratidão,

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino digital.

Avatar


08 de março2 min. de leitura