PC-AM – Investigador de Polícia – Recursos e Comentários da Prova.

Avatar


06 de abril3 min. de leitura

Olá, amigo(a)!

Seguem os comentários da prova de Noções de  Contabilidade do concurso para Investigador de Polícia – PC-AM.

Analisando as questões, a banca cobrou algumas questões bem dentro do esperado e algumas bem fáceis (para quem estudou). Porém, ao mesmo tempo, para o nível de provas da área policial, cobrou 2 a 3 questões mais difíceis e trabalhosas. Assim, consideramos uma das provas mais difíceis de Contabilidade da área policial.

Vamos propor a anulação de 2 questões.

Quem estudou pelos nossos materiais, teve bons desempenhos, inclusive alguns gabaritando a prova.

Comentários da prova:

Seguem recursos – prova 3 – tipo amarela:

  1. (FGV/Investigador de Polícia – PC-AM/2022) Uma entidade do setor de varejo recebe juros por aplicações financeiras.

De acordo com o CPC 03 (R2) – Demonstração dos Fluxos de Caixa, na Demonstração dos Fluxos de Caixa elaborada pelo método direto, o montante recebido em dinheiro é contabilizado como fluxo de caixa gerado pela atividade

(A) operacional, apenas.

(B) de investimento, apenas.

(C) de financiamento, apenas.

(D) operacional ou de financiamento.

(E) operacional ou de investimento.

Resolução:

A questão aborda o assunto CPC 03 (R2) – Demonstração dos Fluxos de Caixa.

Referido assunto não foi descrito no edital, o que supõe a sua não cobrança. Quando o assunto Demonstração dos Fluxos de Caixa é cobrado em provas da área policial, o conteúdo é mencionado no edital.

Veja o que dispõe o edital do concurso para CARGO 3: B02 – AGENTE DE INVESTIGAÇÃO da Polícia Civil da Paraíba:

CONTABILIDADE GERAL: 1 Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade. 2 Patrimônio: componentes, equação fundamental do patrimônio, situação líquida, representação gráfica. 3 Atos e fatos administrativos: conceitos, fatos permutativos, modificativos e mistos. 4 Contas: conceitos, contas de débitos, contas de créditos e saldos. 5 Plano de contas: conceitos, elenco de contas, função e funcionamento das contas. 6 Escrituração: conceitos, lançamentos contábeis, elementos essenciais, fórmulas de lançamentos, livros de escrituração, métodos e processos, regime de competência e regime de caixa. 7 Contabilização de operações contábeis diversas: juros, descontos, tributos, aluguéis, variação monetária/ cambial, folha de pagamento, compras, vendas e provisões, depreciações e baixa de bens. 8 Balancete de verificação: conceitos, modelos e técnicas de elaboração. 9 Balanço patrimonial: conceitos, objetivo, composição. 10 Demonstração de resultado de exercício: conceito, objetivo, composição. 11. Demonstração dos Fluxos de Caixa: Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos. Método direto e indireto, fluxo operacional de investimento e de financiamento; 12. Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade: Resolução CFC nº1.328/2011

 

Link do edital: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/pc_pb_21/arquivos/ED_1_PCPB_21_ABERTURA.PDF

 

Assim, como o conteúdo não está previsto no edital, solicitamos a anulação da questão.

Gabarito preliminar: E.

 

42. (FGV/Investigador de Polícia – PC-AM/2022) Em relação à conversão dos resultados e da posição financeira de entidade, cuja moeda funcional não é moeda de economia hiperinflacionária, para moeda de apresentação diferente, analise os seguintes procedimentos:

I. Todas as variações cambiais resultantes devem ser reconhecidas em outros resultados abrangentes.

II. Ativos e passivos para cada balanço patrimonial apresentado devem ser convertidos, utilizando-se as taxas de câmbio vigentes nas datas de ocorrência das transações.

III. As receitas e as despesas para cada demonstração do resultado apresentada, incluindo as demonstrações comparativas, devem ser convertidas pela taxa de câmbio de fechamento na data da respectiva demonstração do resultado.

Com base no CPC 02 (R2) – Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis, está correto o que se afirma em

(A) I, somente.

(B) II, somente.

(C) III, somente.

(D) I e II, somente.

(E) II e III, somente.

Resolução:

A questão aborda o CPC 02 (R2) – Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis.

Referido assunto é tratado como Contabilidade Avançada, conforme a doutrina e a própria banca FGV, que cobrou o tópico no concurso de Auditor Fiscal da Receita Estadual do Espírito Santo.

CONTABILIDADE AVANÇADA

Contabilidade Avançada: Conteúdo integral da disciplina Contabilidade Geral (Prova 1 – Conhecimentos Gerais), prevista neste Edital. Provisões Ativas e Passivas, Tratamento das Contingências Ativas e Passivas. Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro. Tratamento das Participações Societárias, conceito de coligadas e controladas, definição de influência significativa, métodos de avaliação, cálculos, apuração do resultado de equivalência patrimonial, tratamento dos lucros não realizados, recebimento de lucros ou dividendos de coligadas e controladas, contabilização. Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis: Objetivo, alcance, definições, procedimentos, divulgação e demais aspectos. Conceitos e procedimentos: Filiais, agências, sucursais ou dependências no exterior. Conversão das demonstrações de uma entidade no exterior. Reorganização e reestruturação de empresas: Incorporação, fusão, cisão e extinção de empresas – Aspectos contábeis, fiscais, legais e societários da reestruturação social. Apuração e tratamento contábil da mais valia, do goodwill e do deságio: cálculos, amortizações e forma de evidenciação. Redução ao valor recuperável, mensuração, registro contábil, reversão. Debêntures, conceito, avaliação e tratamento contábil. Tratamento das partes beneficiárias. Tratamento de operações de arrendamento mercantil. Ativo Não Circulante Mantido para Venda, Operação Descontinuada e Propriedade para Investimento, conceitos e tratamento contábil. Ativos Intangíveis, conceito, apropriação, forma de avaliação e registros contábeis. Tratamento dos saldos existentes do ativo diferido e das Reservas de Reavaliação. Mensuração a Valor justo e apuração dos ativos líquidos – conceitos envolvidos, cálculos e apuração e tratamento contábil. Ajuste a valor presente: Objetivo, alcance, definições, procedimentos, divulgação e demais aspectos. Subvenção e Assistência governamentais – conceitos, tratamento contábil, avaliação e evidenciação.

 

Link do edital: http://netstorage.fgv.br/sefazes21/Edital_de_abertura_retificado_2_SEFAZ-ES.pdf

 

Assim, como o conteúdo não está previsto no edital, solicitamos a anulação da questão.

Gabarito preliminar: A.

 

Boa sorte a todos.

Siga o Prof. Feliphe Araújo nas redes sociais e tenha acesso a dicas e materiais gratuitos

Instagram: @feliphearaujoprofessor

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCKx9aiOXSGhZdXikaIzDEnQ

Telegram: https://t.me/feliphearaujo

Facebook: https://www.facebook.com/professorfeliphearaujo

Abraço!

Feliphe Araújo

 

Avatar


06 de abril3 min. de leitura