Olá Meu querido aluno(a),
Hoje vamos falar dos tipos de ciclo de vida no PMBOK. Um ciclo de vida são todas as fases desde o nascimento até a morte de um projeto. Ou seja, desde a sua concepção até sua conclusão.
Os ciclos de vida podem ser divididos em:
- Preditivos
- Iterativos e Incrementais
- Adaptativos
Os ciclos de vida previstos, inteiramente planejados ou preditivos são aqueles em que o escopo do projeto, bem como o tempo e custos exigidos para entregar tal escopo são determinados o mais cedo possível no ciclo de vida do projeto. Esse tipo de ciclo de vida também é chamado de cascata. Nesse tipo de ciclo, as fases tipicamente têm atividades diferentes.
Os ciclos de vida iterativos e incrementais são assim chamados pois apresentam essas duas características. Eles são iterativos, pois cada uma das fases tem diversas atividades repetidas.
Uma fase pode ser vista como um mini-projeto do ponto de vista um ciclo de vida preditivo. Assim, as iterações propriamente ditas são executadas de maneira sequencial ou sobreposicional. Durante uma iteração, as atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento de projeto serão executadas. Ser incremental quer dizer que em cada fase uma parte do produto é entregue. Ou seja, o produto é entregue em incrementos. Esses incrementos geralmente são funcionais.
Por fim temos os ciclos de vida adaptativos (também conhecidos como direcionados à mudança ou utilizadores de métodos ágeis). Esse tipo de ciclo foi pensado para ser utilizado em um ambiente onde ocorrem muitas mudanças. Esse é caso de projetos de pesquisa ou desenvolvimento de software.
Os ciclos de vida adaptativos são também iterativos e incrementais. E qual seria a diferença entre eles e os ciclos iterativos e incrementais? A diferença é o tamanho das iterações. Em ciclos adaptativos, as iterações são muito rápidas. Isso significa que elas duram de 2 a 4 semanas. O tempo e recursos são fixos durante a iteração.
Um exemplo prático de gerenciamento ágil é o adotado pelo Scrum no desenvolvimento de software. O escopo geral do projeto faz parte uma lista chamada backlog do projeto ou backlog do produto. No início de cada iteração, a equipe escolhe quais itens do backlog serão executados. No final de cada iteração, um produto funcional (incremento) deve estar pronto para a análise pelo cliente.
(CESPE/Analista/EBSERH/2018) No ciclo de vida incremental, o escopo do projeto é geralmente determinado no início, mas as estimativas de custo e de tempo são rotineiramente modificadas pela equipe à medida que o entendimento do produto final do projeto aumenta.
Errado.
O CESPE fez uma troca de ciclo incremental pelo iterativo. No PMBOK temos:
Em um ciclo de vida iterativo, o escopo do projeto geralmente é determinado no início do ciclo de vida do projeto, mas as estimativas de prazo e custos são normalmente modificadas à medida que a equipe do projeto compreende melhor o produto. As iterações desenvolvem o produto por meio de uma série de ciclos repetidos, enquanto os incrementos acrescentam sucessivamente à funcionalidade do produto.
Em um ciclo de vida incremental, a entrega é produzida por meio de uma série de iterações que sucessivamente adicionam funcionalidade em um prazo predeterminado. A entrega contém a capacidade necessária e suficiente para ser considerada completa somente após a iteração final.
Os ciclos iterativos e incrementais estão relacionados. Note que as definições são muito parecidas. É preciso guardar de cor as definições anteriores.
Participe da conversa