PMBOK – Tripla Restrição

Por
3 min. de leitura

Olá meu querido(a) aluno(a), hoje vamos falar sobre a tripla restrição do PMBOK. Como veremos, ele nem é tripla mais, rs… Contudo, esse nome é mantido por motivos históricos. Inicialmente, de fato eram apenas três os principais elementos que deveriam ser equilibrados pelo gerente de projeto. Contudo, com o passar do tempo, o conceito ficou mais amplo.

Como você já deve saber, o PMBOK é um guia de boas práticas sobre o gerenciamento de projetos. Gerenciar um projeto envolve lidar com as mais diferentes variáveis. Uma delas é o tempo. Não é possível pensar em projeto sem um cronograma, não é mesmo ? Precisamos saber quando o projeto inicia e quando ele termina. Isso inclusive faz parte da definição de projeto. Vejamos:

Um projeto é temporário pois deve ter datas de início e fim definidas

Além do tempo também precisamos saber o que deve ser feito. Isso é óbvio. O que deve ser feito e que não deve ser feito é que chamamos de escopo do projeto. O escopo é importante para que o gerente de projetos não entregue mais que o necessário e nem menos. Ou seja, deve ser entregue somente o que foi acordado no projeto.

O PMBOK não concorda com a prática de entregar coisas além do escopo para impressionar o cliente. Isso é chamado de gold plating. O gold plating não é adotado pelo PMI. Na engenharia de software essa prática existe. Contudo, estamos falando da visão do PMI. Cuidado para não ser levado a erro. Aqui não buscamos fascinar o cliente. É cumprir exatamente o que foi acordado no contrato.

Uma terceira variável é o custo. Ou seja, a grana! Quando vai custar para entregar o projeto ? Quanto estamos gastando em um certo momento ? Vamos ter saldo para terminar o projeto ? Essas são uma das várias perguntas que podem ser feitas em relação aos custos. Logo é preciso ter planejas e controlar os custos. Essa é uma perspectiva financeira do seu projeto.

As três variáveis citadas são as que foram a tripla restrição. Essa variáveis são interdependentes e  geram demandas conflitantes. Se por exemplo, eu quero entregar o projeto e menos tempo, isso provavelmente irá impactar as demais variáveis. Por isso, é fundamental o gerenciamento em relação a mudanças nessas variáveis.

Note que durante o gerenciamento do projeto é necessário balancear as demandas conflitantes de escopo, tempo e custo. Ou seja, manter  o equilíbrio da nossa tripla restrição. Na verdade, muitos autores incluem um quarto componente: a qualidade. Também é importante notar que as demandas conflitantes podem ser influenciadas (positivamente ou negativamente) pelo risco. Como a tripla restrição funciona efetivamente?

Vamos começar imaginando um cenário onde foi definido o escopo. Ou seja, o que deve ser feito. O passo seguinte é definir  um custo e tempo necessário para terminar o projeto. Se o equilíbrio for mantido o projeto é entregue com qualidade. Por outro lado, se o prazo, por exemplo, for reduzido sem aumento do custo ou redução de escopo a qualidade será afetada. De forma geral, a alteração de qualquer um dos componentes da tripla restrição afeta os demais.

Fique atento na sua prova, a restrição “tempo” também pode ser chamada de cronograma e a restrição “custo” de orçamento.

De forma geral, no PMBOK, podemos notar seis restrições:

  • Escopo
  • Cronograma
  • Orçamento
  • Qualidade
  • Recursos
  • Risco

Existem autores que incluem ainda o atendimento ao cliente como uma restrição.

De foram geral, qualquer variável que afete o resultado final do projeto poderá ser considerada uma restrição. Assim é papel do gerente de projetos mapear essas restrições logo no início do projeto. Além disso, fazer um planejamento e controle de tais restrições. O seu objetivo último é entregar sempre o que foi acordado com o cliente. Nem mais, nem menos.

(2010/ZAMBINI/PRODESP)  O gerente de projetos é a pessoa responsável pela realização dos objetivos do projeto. Os gerentes de projetos freqüentemente falam de uma “restrição tripla” ou de “triângulo de restrições” que interferem diretamente na qualidade final do projeto. Esses termos fazem referência ao(s)

A) três “Ts” da linha do tempo.
B) planejamento estratégico com foco específico no prazo inicial, prazo estimado e prazo final.
C) planejamento estratégico com foco específico no escopo inicial, escopo ideal e escopo final.
D) balanceamento de três fatores: escopo, tempo e custo do projeto.
E) Nenhuma das alternativas anteriores.

Letra D

Com vimos a tripla restrição é formada pelo escopo, tempo e custo. Também pode ser inserida a qualidade. De forma mais geral podemos citar as seguintes restrições:

  • Escopo
  • Cronograma
  • Orçamento
  • Qualidade
  • Recursos
  • Risco
  • Atendimento ao Cliente

(2010/ NC-UFPR/Prefeitura de Curitiba/Adaptada) A restrição tripla se refere ao tempo, escopo e custos do projeto.

Certo.

A tripla restrição refere-se as demandas conflitantes de escopo, tempo e custo.

Por
3 min. de leitura