Olá, pessoal! Tudo certo? Espero que sim.
Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e GranXpert das carreiras jurídicas e policiais, aqui, no Gran. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade.
Bom, vamos lá. Hoje o assunto do dia é sobre aquela pergunta que todos os concurseiros se fazem: “Por que algumas pessoas passam, mas a maioria nunca vai passar?”
Vejam bem: é óbvio que cada pessoa tem a sua realidade de vida, a sua condição financeira. No entanto, hoje em dia, ter acesso a bons materiais e a bons cursinhos já não é mais tão difícil/caro como um dia já foi. Por isso que a resposta à pergunta feita deve partir do seguinte pressuposto: o que diferencia quem passa de quem não passa não é a faculdade que um ou outro tem, ou somente o material escolhido.
O que eu quero te expor é a seguinte pergunta: Por que alguns alunos que estudam pelo mesmo cursinho, assistindo às mesmas aulas, com os mesmos materiais, passam de forma rápida no concurso que almeja e os outros milhares de alunos não passam? O que os diferencia?
Costumo dizer o seguinte para os meus alunos: passará rápido aquele aluno que sabe estudar certo, que estuda o que cai em prova e que tem a mentalidade de aprovado. Esse é o “pote de ouro da aprovação”.
Mas vamos aprofundar nas razões que te levam a reprovar. Se você não quer entrar em um ciclo de reprovações, evite os seguintes comportamentos:
- FINGIR QUE ESTUDA DE VERDADE
Estudar é um processo, e, nesse processo, existem diversas etapas que devem ser satisfeitas para que você chegue a um bom resultado. Então, se você não sabe o que é estudar de forma ativa, se você não sabe como e quando revisar, se você não faz questões diariamente, não faz simulados no momento certo, não tem uma boa reta final programada para o período do seu pós-edital, você deve, urgentemente, rever o seu processo de estudos.
Você não vai estudar melhor se não souber quais são as etapas essenciais de um estudo completo. Será aquele aluno que vive com a nota estagnada, que já entrou em um ciclo de reprovações.
- NÃO COLOCAR O PROJETO DA APROVAÇÃO COMO A SUA PRIORIDADE
Se você não moldar a sua vida colocando o seu projeto de aprovação no concurso público como prioridade, dificilmente você será aprovado.
Muitos alunos estudam apenas quando sobra tempo dentro da rotina deles. Revisam apenas quando estão motivados e resolvem questões apenas das disciplinas e dos assuntos que gostam. Não seja infantil: passar em qualquer concurso público é difícil. E se já está difícil para quem leva a sério os estudos, imagina para quem finge que está estudando.
O projeto central da sua vida deve ser a aprovação. Quando você constrói uma rotina pensando nisso, evidentemente, você conseguirá estudar melhor. Por isso, crie uma rotina cujo foco é a sua aprovação.
Dê o seu máximo, dentro da sua realidade.
- ESCOLHA INADEQUADA DO MATERIAL-BASE
O primeiro passo para escolher um bom material-base é definir qual é o seu nível como candidato. Para isso, resolva as cinco últimas provas da carreira que você almeja e veja quais são as suas médias em cada disciplina.
Conhecendo o seu nível como candidato à prova, você estará pronto para escolher um bom material. Sugiro videoaula para aquelas disciplinas que você tem menos facilidade, ou para aquelas que nunca estudou antes na vida.
- NÃO TER MÉTODO, NEM CONSTÂNCIA
Se você não tiver método, não terá constância. Estipule metas reais de estudo. Planeje a sua rotina. Construa um bom cronograma de estudos: esquematizado e suficiente para a prova. Tenho organização e planeje o seu descanso.
- PLANEJAR MAIS DO QUE AGIR
Sabe aquele ditado popular que diz “antes feito do que perfeito”, pois bem. Para concursos públicos, traduza esse ditado para “antes dar o meu máximo, agir e começar a estudar, do que ficar parado ou apenas planejando”.
Então, aja. Dedique-se como se tudo dependesse de você, porque, na verdade, depende.
- ESPERAR A MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR
A motivação não está no começo, está no processo.
Simplesmente comece a estudar. O estudo certo, de forma constante, vai te fazer ter resultados mais rápido, e isso aumentará a sua motivação. Assim, você entrará em um ciclo de querer estudar cada vez mais e melhor.
- FICAR NEGOCIANDO O INEGOCIÁVEL
Pare imediatamente de negociar o que precisa ser feito. Tenha disciplina e paciência. Não se engane achando que vai passar em concurso público se somente fizer aquilo que quiser.
Por fim, espero que tenham gostado do texto e aguardo o feedback de vocês. Sugiro, também, que vocês conheçam a nossa equipe de GranXperts, para que possamos auxiliá-los com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado.
Contem sempre comigo!
Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert no Gran.
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa