Por que vale a pena concorrer mesmo pelo cadastro reserva?

Avatar


26 de Fevereiro de 2020

Quem nunca ficou ansioso por um edital e quando finalmente o bendito foi lançado viu as letrinhas “CR” justo para o seu cargo? “CR” significa cadastro reserva, e não é nada animador estudar para um concurso que não oferece vaga imediata. Mas hoje quero falar para você que vale a pena SIM concorrer mesmo que seja para fazer parte do cadastro.

A primeira justificativa que trago para você é baseada no fato de que as oportunidades de concurso por vezes são escassas. Se seu desejo é de ser um servidor público, não pode desperdiçar as oportunidades que aparecem, no mínimo, se não conseguir uma boa classificação neste, estará adquirindo experiência e conhecimento para o próximo, pode apostar que nenhum esforço é em vão na jornada dos concursos.

Outra informação importante é que contratar uma banca para elaborar uma prova é dispendioso e o órgão em questão não faria isso se não houvesse necessidade real de contratação de novos servidores. Mesmo sendo apenas um cadastro, se um candidato ficar bem classificado, há grandes chances de ser chamado ao longo do período de vigência do concurso. Uma dica boa é ver se esse órgão tem o costume de convocar candidatos CR em concursos anteriores, uma boa olhada no histórico sempre nos ajuda a prever o futuro!

Também é bom lembrar que há uma certa rotatividade no mundo dos concursos! Sim, o estudo é tão intenso que é comum o aluno que realmente se dedica, ser aprovado em vários certames e aí vai escolhendo qual combina mais com o seu perfil, então novas vagas vão surgindo e o cadastro reserva vai sendo utilizado. Vale lembrar também das aposentadorias que vão acontecendo, com a reforma da previdência, os servidores que já possuem requisitos para se aposentar não hesitam e param mesmo! Assim, as vagas vão surgindo…

Sem contar que assim como você está na dúvida se vale a pena todo o esforço de estudar para um cadastro reserva, vários outros estudantes estão com este mesmo pensamento, o que reduz a concorrência e a dedicação dos demais candidatos. Logrará êxito aquele que acreditar e se dedicar.

Cada concurso que aparece, com vaga imediata ou cadastro reserva, deve ser encarado como a oportunidade de realizar o seu sonho, seja profissional, financeiro ou pessoal (dependendo do que te motiva). Não tenha medo dos obstáculos, por mais desanimador que pareça, você precisa focar no que está no seu controle. Estudo, dedicação, disciplina, tudo isso cabe ao estudante, então faça a sua parte com responsabilidade e acredite no processo que a tão sonhada nomeação logo mais será uma realidade.

Para finalizar eu te digo que são poucas as certezas que temos nesta vida. Não espere o cenário ideal com um número alto de vagas imediatas para estudar e se dedicar. O estudo sempre vai valer a pena, vai te trazer conhecimento, ritmo de estudos, experiência de prova e te deixar cada vez mais perto da conquista do seu objetivo.

Bom, então por hoje é isso! Não esqueça de buscar sempre informações no nosso blog e verificar os nossos cursos disponíveis para que possamos estar com você nesse momento tão importante de mudança de vida!

 

Professora Pollyana Lyra

Avatar


26 de Fevereiro de 2020