Concursos Públicos: organize suas anotações de forma eficiente!

Concursos Públicos: utilize suas anotações de verdade e não perca mais tempo.

Avatar


18 de outubro3 min. de leitura

Muita gente escreve, escreve, escreve e não usa aqueles textos para nada, isso é apenas perda de tempo e quando o foco é preparação para concursos isso é inadmissível! As anotações são materiais de consulta e de revisão, por isso precisam estar bem organizados.

Você produz materiais de revisão?

Para dedicar seu tempo e energia de maneira eficiente aos estudos, o adequado é utilizar sessões ou ciclos compostos por essas quatro etapas: estudo, aplicação, revisão e adaptação.

Gran Questões agora é ilimitado e gratuito! Mais de 2,6 milhões de questões de concursos sem limitações. Estude agora gratuitamente!

:batedor: Sua APROVAÇÃO ou seu dinheiro de VOLTA

Só quem mais aprova em todas as carreiras têm coragem de fazer essa aposta.Garanta a sua Assinatura Ilimitada Vitalícia com o MELHOR PREÇO DA HISTÓRIA e ainda devolveremos todo o dinheiro investido se o aluno não for aprovado. Isso mesmo! E não para por aí! Confiamos tanto nos nossos produtos que oferecemos de bônus R$ 100 a ser revertido para inscrição em concursos. Não perca essa oportunidade!

Clique aqui e GARANTA o seu DESCONTO! 

  1. Estudo

Fase em que se aprende ou aprofunda o assunto. Aprendizagem ocorre no primeiro contato e o aprofundamento no decorrer do processo, trabalhando aquilo que não foi bem assimilado no momento inicial.

Para ambos é necessário um material de base, algo elaborado por profissionais que entendam muito sobre o conteúdo.

  1. Aplicação

É quando os conhecimentos são colocados à prova. Acontece por meio da resolução de questões e simulados.

  1. Revisão

Parte, muitas vezes, deixada de lado. O que é um grande erro, pois, sem retomar aquilo que já foi visto, a memória entenderá aquele conhecimento como descartável e irá elimina-lo da sua mente.

É com a revisão constante que o conteúdo será fixado e você conseguirá recupera-lo no momento da prova sem dificuldade.

  1. Adaptação

A adaptação serve para analisar seus resultados. É  a partir dela que o estudante consegue identificar suas principais falhas e atacar diretamente o problema.

Seu material de revisão deve ser produzido durante a primeira fase da preparação para concursos – estudo – ele deverá ter as seguintes características e funções:

  • Fixar o conteúdo
  • Ser sintético
  • Ser estruturante
  • Ser pontual
  • Ser autoral

A partir do material base você poderá elaborar mapas mentais, resumo por tópicos ou flashcards, isso se chama estudo ativo. Além de otimizar a terceira fase – revisão – o estudo será mais eficiente, porque estará trabalhando o cérebro para memorizar o assunto. Veja como elaborar cada um deles:

  • Mapas mentais: é um diagrama que organiza as ideias de forma simples e lógica, representando-as visualmente. Isso facilita o processo de memorização. Ele começa com um tema central, o qual conecta assuntos relacionados em vários ramos.
  • Resumo por tópicos: é o meio do caminho entre o mapa mental e o resumo tradicional. Nele você deverá expor de maneira muito simplificada os tópicos do conteúdo. Pode usar desenhos, escrita e os recursos que estiverem a sua disposição.
  • Flashcards: técnica que usa a recuperação ativa dos conteúdos. Você pode escrever na frente de uma fixa a pergunta e no verso a resposta, ao ler a questão forçará o cérebro a recuperar o máximo da informação. Esse material também pode ser elaborado virtualmente, por meio de aplicativos.

O principal para que esses materiais sejam verdadeiramente efetivos na sua preparação para concursos é que utilizem cores, imagens, texto mínimo e conectem as informações.

Essa estratégia sem dúvidas é mais trabalhosa e demanda mais de você do que simplesmente assistir aulas e anotar coisas que não serão tocadas nunca mais, porém essa é a maneira que te deixará mais próximo da aprovação.

Concursos Públicos: Se prepare com o Gran: Assinatura Ilimitada 8.0

Alô, concurseiros! Os concursos em 2023 vem com tudo e o Gran Cursos Online oferece toda a estrutura necessária para a sua aprovação.
Downloads ilimitados das aulas e dos PDFs, fórum de dúvidas, mapas mentais, acesso a mais de 27.194 cursos, acesso a mais de 28.000 audiolivros e outras ferramentas incríveis continuam disponíveis.
A grande novidade é que a Assinatura Ilimitada 8.0 ganhou um upgrade! Acompanhe:
Programa de Estudos:  funcionalidade Premium do Gran Questões que traz o conteúdo programático do edital verticalizado: ele exibe a lista com todos os assuntos e com todas as disciplinas de cada cargo do edital publicado.
App Mobile 5.0: melhor e mais completa plataforma para concursos públicos e Exame de Ordem do país! Nele, o aluno pode acessar um moderno ambiente de estudos e diversas funcionalidades que vão acelerar a sua aprovação.
Termômetro de relevância: é uma funcionalidade que visa melhorar o desempenho do aluno ao estudar com um curso do Gran. Nessa funcionalidade, consideramos a relevância das disciplinas no edital. Assim, o aluno aumentaria o foco e qualidade nos estudos.
PDF Turbinado: é uma funcionalidade exclusiva para assinantes ilimitados. Trata-se de uma evolução significativa em um dos materiais autossuficientes mais utilizados pelos alunos. Cerca de 20% dos nossos alunos estudam, preferencialmente, por meio dos livros digitais / audiolivros.
Dashboard de performance: Essa funcionalidade irá centralizar as informações do atual monitor de desempenho de curso do Gran Cursos Online, do desempenho geral de questões do Gran Questões e das estatísticas dos ciclos de estudo do Gerenciador de Estudos.
Recomendação de cursos + dá pra conciliar 2.0: ambos terão um incremento na assertividade, ou seja, os modelos de ML ficaram mais inteligentes, a partir do processo de entendimento e estruturação dos dados do sistema de questões, que foram adicionados ao modelo
Acessibilidade: funcionalidades mais usadas da plataforma de estudos em conformidade com as diretrizes de acessibilidade do WCAG v3.0. Player de videoaula, visualizador dos pdfs, player dos audiolivros, resolução de questões e a criação de ciclo de estudos no Gran Gerenciador de Estudos.

VEJA AQUI a Assinatura Ilimitada 8.0

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


18 de outubro3 min. de leitura