Olá, pessoal, tudo bem?
Hoje vou trazer para vocês uma dúvida recorrente de muitos dos nossos alunos.
Qual a diferença entre o projeto de banco de dados e a arquitetura ANSI SPARC, ou se as duas são a mesma coisa. Vamos começar explicando o que é a Arquitetura ANSI SPARC também conhecida como Arquitetura de três camadas, ela foi desenvolvida pelo grupo ANSI (American National Standards Intitute) em meados dos anos 70 e tinha como objetivo estabelecer um padrão para a comunicação em sistemas de banco de dados ou SGBD – Sistema Gerenciador de Banco de Dados.
A Figura 1 apresenta tal arquitetura:
A arquitetura ANSI SPARC é composta por três camadas: externa ou de visão, conceitual e interna.
A camada externa (também chamada de visão) é a mais próxima do usuário final. Nela fica representada as múltiplas visões do BD que os usuários tem, e inclui também os inúmeros meios de acesso que pode ser através de aplicações especializadas que se conectam ao BD ou até mesmo aplicações que acessam o BD de forma nativa, por linha de comando ou interface gráfica. Exemplos temos vários, como o SQL developer do Oracle, o PGADMIN no PostgreSQL ou o Workbench no MYSQL.
A camada conceitual representa a visão conceitual do banco de dados. Nessa camada, são definidos os conceitos e entidades que compõem o banco de dados, bem como as relações entre elas. Essa camada é independente da implementação física do banco de dados. Nela teríamos os modelos que podem ser representados de várias formas em inúmeras notações, esse modelos e notações são apresentados nas nossas aulas do curso Sistema de banco de Dados com o nome de modelagem ER.
E para finalizar a camada interna (também chamada de nível físico) é a camada mais próxima do hardware. Ela representa a visão física do banco de dados e inclui os arquivos, índices e outras estruturas do banco de dados, bem como armazenamento e recuperação.
A principal característica dessa arquitetura é separar a visão conceitual da implementação física, coisa que não era possível no desenvolvimento de sistemas antes do surgimento dos SGBD’s, pois a própria aplicação fazia a persistência dos dados, a utilização dela trouxe inúmeras vantagens no tocante a manutenção e evolução de um sistema ao longo do tempo.
Uma vez explicada a Arquitetura ANSI/SPARC, fica mais fácil entender a diferença do projeto de banco de dados, o principal do objetivo deste é transformar requisitos numa implementação de bando de dados de forma que a aplicação que será desenvolvida possa ter seus dados persistidos de forma consistente.
A principal confusão é que no projeto do banco de dados, conforme Figura 2, temos nomes parecidos com o da arquitetura ANSI SPARC.
funcionamento de uma aplicação. Em resumo, o projeto de banco de dados é um processo iterativo que requer uma compreensão clara dos requisitos do sistema, um modelo lógico e físico bem projetado, implementação e testes cuidadosos e manutenção contínua para garantir a qualidade e a eficiência do banco de dados.
Dessa forma, para fecharmos esse assunto, vamos ver algumas questões. Os gabaritos estão no final do artigo, pense um pouco e responda as questões.
Ano: 2022 Banca: CEFET-MG Órgão: CEFET-MG Prova: CEFET-MG – 2022 – CEFET-MG – Técnico de Laboratório – Área de Computação
Analise se as afirmativas a seguir sobre os níveis de arquitetura ANSI/ SPARC para um sistema de banco de dados são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A arquitetura ANSI/SPARC divide-se em quatro níveis, conhecidos como nível interno, nível externo, nível criptografado e nível conceitual.
( ) O nível interno da ANSI/SPARC é o que se encarrega do modo como os dados são armazenados no hardware.
( ) O nível externo da ANSI/SPARC abrange o meio como os dados são vistos por usuários individuais.
( ) O nível criptografado da ANSI/SPARC fornece protocolos como o AES, TLS e SSL.
( ) O nível conceitual da ANSI/SPARC apresenta uma visão da comunidade de usuários, sendo um nível indireto entre o interno e o externo.
A sequência correta é
Alternativas
- F, V, F, V, F.
- F, V, V, F, V.
- F, V, V, V, F.
- V, F, V, V, F.
- V, V, F, F, F.
Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: FUNPRESP-JUD Prova: INSTITUTO AOCP – 2021 – FUNPRESP-JUD – Analista de Tecnologia da Informação – Desenvolvimento de Sistemas
Acerca de conceitos relacionados à modelagem de dados, julgue o seguinte item.
Em um projeto de banco de dados, o modelo conceitual busca definir como as tabelas serão utilizadas.
Alternativas
Certo
Errado
Dessa forma encerro esse artigo! Até mais!
GABARITO
- Letra B. Essa questão a banca considerou letra A, mas é impossível pois não existe nível criptografado.
- Nível conceitual a ideia é definir as entidades e relacionamentos necessários bem como comunicar com os usuários.
Referências
[1] https://livesql.oracle.com/apex/f?p=590:1000 [2]
Professor MSc, Washington Almeida
Doutorando e Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. Atualmente é Analista Judiciário na Justiça Federal (TRF1), Professor de vários cursos no Mercado e no Gran Cursos Online. Certificado ISF 27002.
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa