Prova Conhecimentos Gerais de Saúde ENARE/EBSERH 2020/2021

Avatar


11 de janeiro12 min. de leitura

1.(PSU EBSERH 2020/2021) As origens do movimento de Reforma Sanitária aconteceram durante o período mais repressivo de autoritarismo no Brasil, transformando a abordagem dos problemas de saúde e constituindo-se na base teórica e ideológica de um pensamento médico-social: a abordagem histórico-estrutural de problemas de saúde. Essa abordagem, para analisar o processo de saúde e de adoecimento em uma determinada sociedade, considera

(A) a desigualdade de gênero e o enfrentamento das desigualdades sociais no modelo médico-assistencial.

(B) a igualdade de direitos de acesso e a universalidade dos bens e serviços de saúde.

(C) a determinação da infraestrutura econômica na distribuição desigual das doenças entre as classes sociais.

(D) a criação de redes de apoio filantrópicas e intervenções curativistas para população carente.

(E) o modelo médico hegemônico como principal norteador de políticas de saúde para construção desse novo pensamento sobre saúde.

Comentários: conforme Laurell (1986), apud Escorel (1999),  o novo enfoque, histórico-estrutural, foi desencadeado a partir do reconhecimento da fragilidade, incorreção e fragmentação com que vinham sendo analisadas as relações saúde e sociedade. Esta reflexão crítica sobre a medicina nos países latino-americanos surgiu como resposta a quatro grupos de fatos, sendo que um deles era a noção de que a distribuição destes serviços entre os diferentes grupos e classes sociais – que está em relação inversa às necessidades de cada um, não depende de considerações técnicas e científicas, mas, principalmente, de considerações econômicas, políticas e ideológicas.

Referência: ESCOREL, S. As bases universitárias. In: Reviravolta na saúde: origem e articulação do movimento sanitário [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1999, pp. 18-30. ISBN 978-85-7541-361-6. Available from SciELO Books .

 

Resposta: C

2.(PSU EBSERH 2020/2021) Em 1904, uma lei que regulamentava a vacinação contra a varíola no Rio de Janeiro serviu de estopim para um grande levante que entrou para a história como Revolta da Vacina. O confronto entre os revoltosos e as forças governamentais foi de tal monta que o governo resolveu não votar a lei de obrigatoriedade da vacina. Com isso, uma das consequências foi

(A) um menor índice de resistência da população à vacina nos próximos dois anos, culminando em aumento da cobertura.

(B) a queda nos índices de vacinação com surgimento de surtos da doença, nos anos posteriores, com milhares de vítimas na cidade.

(C) a extinção das principais doenças epidêmicas da capital da República até 1906.

(D) a ampliação da abrangência territorial das ações de saúde para o interior do país.

(E) o fim das campanhas sanitárias como ação de controle de doenças endêmicas e epidêmicas.

Resposta: B

Comentários: de acordo com Giovanella et. al. (2012), houve tantas manifestações, incluindo uma macha frustrada de alguns militares, que o Governo decidiu não votar a Lei da Vacinação Obrigatória. Além disso, os autores afirmam que a revolta fez crescer a resistência á vacinação por parte da população, tendo como consequência, queda nos índices de vacinação e posterior surgimento de surtos, culminando em 1908 com uma grande epidemia que vitimou milhares de pessoas.

 

3.(PSU EBSERH 2020/2021) Na transição democrática e na constituição do Sistema Único de Saúde, entre 1985 e 1990, foi convocada a 8ª Conferência Nacional de Saúde, que deveria proporcionar elementos para debate na futura constituinte. Nessa conferência, diferentemente das anteriores e pela primeira vez, incluíram-se

(A) prestadores de serviços de saúde.

(B) técnicos do setor de saúde.

(C) usuários do sistema de saúde.

(D) centrais sindicais.

(E) fundações e entidades paraestatais.

Resposta: C

Comentários: a VIII Conferência Nacional de Saúde foi a primeira a contar com a participação da Sociedade Civil organizada.

 

4.(PSU EBSERH 2020/2021) Considerando a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto ao emprego dos recursos financeiros, assinale a alternativa correta.

(A) O pagamento de aposentadorias e pensões, dos servidores da saúde, o saneamento básico e a limpeza urbana são considerados despesas com ações e serviços públicos de saúde, por isso devem fazer parte do planejamento de recursos e investimentos do SUS.

(B) A unidade orçamentária e gestora dos recursos destinados a ações e serviços públicos de saúde, ressalvados os recursos repassados diretamente às unidades vinculadas ao Ministério da Saúde, é o fundo de saúde.

(C) O percentual mínimo de aplicação de recursos para ações e serviços de saúde anual da União e dos Estados deve ser de 5% e 10%, respectivamente, da arrecadação de impostos do ano anterior.

(D) Os recursos destinados a investimentos devem ter sua programação a cada cinco anos e, em sua alocação, serão considerados prioritariamente critérios que visem garantir a integralidade da atenção à saúde.

(E) Os convênios de saúde são arranjos feitos entre os municípios para união de recursos para produzir resultados mais satisfatórios, sendo obrigatória a adesão de municípios com menos de 20 mil habitantes.

Resposta: B

Comentários: Lei 141/12 – Art. 14. O Fundo de Saúde, instituído por lei e mantido em funcionamento pela administração direta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, constituir-se-á em unidade orçamentária e gestora dos recursos destinados a ações e serviços públicos de saúde, ressalvados os recursos repassados diretamente às unidades vinculadas ao Ministério da Saúde.

 

5.(PSU EBSERH 2020/2021) Na construção das Redes de Atenção em Saúde (RASs), um dos conceitos fundamentais que se estruturam por arranjos produtivos conformados segundo as densidades tecnológicas singulares, variando do nível de menor densidade, ao de densidade tecnológica intermediária, até o de maior densidade tecnológica, é chamado de

(A) nível de atenção à saúde.

(B) regionalização dos serviços de saúde.

(C) estratificação tecnológica em saúde.

(D) governança.

(E) distritos sanitários.

Resposta: A

Comentários: de acordo com Mendes (2011), os níveis de atenção à saúde estruturam-se por arranjos produtivos conformados segundo as densidades tecnológicas singulares, variando do nível de menor densidade, a APS, ao de densidade tecnológica intermediária, a atenção secundária à saúde, até o de maior densidade tecnológica, a atenção terciária à saúde.

Referência: Mendes, Eugênio Vilaça As redes de atenção à saúde. / Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p.: il.

 

6.(PSU EBSERH 2020/2021) Uma análise histórica da saúde pública brasileira mostra que os modelos dos centros de especialidades médicas surgiram na experiência do INAMPS de trazer para o seguro público brasileiro os supostos da medicina liberal gerados nos Estados Unidos. Dentro do conceito das redes de atenção em saúde, pode-se dizer que uma das diferenças entre os centros de especialidades médicas e os pontos de atenção secundária de uma rede é que o ponto de atenção secundária da RAS tem

(A) função meramente assistencial.

(B) planejamento da oferta.

(C) acesso regulado pelos gestores da saúde, diretamente no complexo regulador.

(D) atenção focada no cuidado multiprofissional.

(E) unidade isolada sem comunicação fluida com outros níveis de atenção.

Resposta: D

Comentários: a banca retirou o fragmento de um quadro comparativo elaborado por Mendes (2011), onde o mesmo traz as diferenças entre os Centros de Especialidades Médicas e a Atenção Secundária no âmbito da RAS. Dentre essas diferenças temos que nos Centros a Atenção é focada no cuidado do profissional médico especialista e na Atenção Secundária da RAS é focada no cuidado multiprofissional.

Referência: Mendes, Eugênio Vilaça As redes de atenção à saúde. / Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p.: il.

 

7.(PSU EBSERH 2020/2021) No processo formativo dos profissionais de saúde, se assumirmos a necessidade de romper com uma atuação circunscrita por saberes disciplinares e tomarmos a educação permanente em saúde como um favorecedor desse processo, nos alinhamos

(A) à construção de uma prática na qual outras disciplinas, além daquelas específicas de cada uma das profissões, tenham significado para a ação dos profissionais.

(B) ao aprendizado da prática, circunscrito à aquisição de habilidades técnicas, voltado para a realização de procedimentos e adequado à pedagogia da transmissão.

(C) ao direcionamento do olhar do trabalho autônomo e isolado, com visão individualizada do usuário como paciente e passivo do cuidado do profissional de saúde.

(D) à valorização do científico no ideário profissional, valorização esta que é progressivamente excludente de outros saberes.

(E) à tecnologia de intervenção construída e que resulta na “clínica” como saber mediador entre a ciência e a produção da intervenção nos serviços (o trabalho).

Resposta: A

Comentários: a formulação está de acordo com a necessidade de rompimento da atuação fragmentada/circunscrita/restrita de cada profissional, para uma atuação dialogada, pautada na atuação multidisciplinar.

 

8.(PSU EBSERH 2020/2021) No que diz respeito à epidemiologia, assinale a alternativa correta em relação ao termo Incidência.

(A) Corresponde ao número de casos existentes (novos e velhos) de uma doença em um período.

(B) Estima a probabilidade de a população estar doente no período do tempo em que o estudo está sendo realizado.

(C) É usado principalmente em estudos que visam determinar a carga de doenças crônicas em uma população e suas implicações para os serviços de saúde.

(D) Não considera o período em que os indivíduos estão livres da doença, ou seja, em risco de desenvolvê-la.

(E) É a principal medida para doenças ou condições agudas, mas pode, também, ser utilizado para condições crônicas. É mais útil em estudos de causalidade.

Resposta: E

Comentários: de acordo com Bonita (2010), a incidência expressa o risco de tornar-se doente; é a principal medida para doenças ou condições agudas, mas pode, também, ser utilizada para doenças crônicas; mais útil em estudos de causalidade.

Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4841559/mod_resource/content/1/BONITA%20et%20al%20-%20cap%202.pdf

 

9.(PSU EBSERH 2020/2021) Em decorrência da Covid-19, há, no Brasil, diversas vacinas em fase de testes. Recentemente, mais um ensaio clínico foi aprovado: é um estudo de fase III, randomizado, duplo cego, controlado por placebo, para avaliar a eficácia e a segurança dessa vacina na prevenção da Covid-19 mediada por Sars-CoV-2. Nesse contexto, na epidemiologia experimental, um ensaio clínico randomizado se refere, basicamente,

(A) a permitir que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém.

(B) à associação entre a exposição a determinada causa (ou fator de risco) e a ocorrência da doença.

(C) a indivíduos selecionados, aleatoriamente alocados para grupos de intervenção e controle, e os resultados são avaliados comparando-se os desfechos entre esses grupos.

(D) a medidas de exposição e efeito que são realizadas ao mesmo tempo, sendo ideais para avaliar medidas de associação.

(E) a unidades de análise compostas por grupos de pessoas ao invés de indivíduos.

Resposta: C

Comentários: Ensaio clínico randomizado – o ensaio clínico randomizado é um experimento epidemiológico que tem por objetivo estudar os efeitos de uma intervenção em particular. Os indivíduos selecionados são aleatoriamente alocados para os grupos intervenção e controle, e os resultados são avaliados comparando-se os desfechos entre esses grupos.

Referência: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4338974/mod_resource/content/1/BONITA%20et%20al%20-%20cap%203.pdf

 

10.(PSU EBSERH 2020/2021) A vigilância em saúde está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde para prevenção de doenças, integrando diversas áreas de conhecimento. Assim, as ações de Vigilância em Saúde Ambiental, estruturadas a partir do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental, estão centradas nos fatores não biológicos do meio ambiente que possam promover riscos à saúde humana, como o relacionado

(A) à participação em estudos do controle dos riscos à saúde existentes no processo de trabalho.

(B) ao controle de amostras de diversos produtos alimentícios expostos ao consumo.

(C) à qualidade da água para consumo humano.

(D) à autorização de licenças sanitárias.

(E) à fiscalização de ações de controle de doenças e agravos.

Resposta: C

Comentários: dentre os subsistemas da Vigilância Ambiental em Saúde está o Sistema de Informação de Vigilância em Saúde Relacionado à Qualidade da Água de Consumo Humano (Siságua).

Referência: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_sinvas.pdf

 

11.(PSU EBSERH 2020/2021) A promoção da saúde se refere, principalmente, às ações sobre

(A) os condicionantes e determinantes sociais da saúde, dirigidas a impactar favoravelmente a qualidade de vida.

(B) relacionar o conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença.

(C) o controle da transmissão de doenças infecciosas e a redução do risco de doenças degenerativas ou outros agravos específicos.

(D) as intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas e a introdução de tecnologias duras.

(E) a garantia da assistência em tempo oportuno, principalmente no que se refere às condições e aos agravos agudos.

Resposta: A

Comentários: A promoção da saúde se refere às ações sobre os condicionantes e determinantes sociais da saúde, dirigidas a impactar favoravelmente a qualidade de vida.

Referência: https://agencia.fiocruz.br/o-conceito-de-promo%C3%A7%C3%A3o-da-sa%C3%BAde-e-os-determinantes-sociais

 

12.(PSU EBSERH 2020/2021) É/são atribuição(ões) comum(ns) a todos os membros das Equipes que atuam na Atenção Básica:

(A) planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos técnicos/auxiliares de enfermagem, ACS e ACE em conjunto com os outros membros da equipe.

(B) indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento da pessoa.

(C) realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal no território.

(D) realizar visitas domiciliares com periodicidade estabelecida no planejamento da equipe e conforme as necessidades de saúde da população, para o monitoramento da situação das famílias e dos indivíduos do território.

(E) cadastrar e manter atualizados o cadastramento e outros dados de saúde das famílias e dos indivíduos no sistema de informação da Atenção Básica vigente, utilizando as informações sistematicamente para a análise da situação de saúde.

Resposta: E

Comentários: única assertiva que faz parte as atribuições comuns é a letra E.

 

13.(PSU EBSERH 2020/2021) Nos modelos assistenciais, é correto afirmar que são características organizacionais e/ou das práticas de atenção em saúde do Sanitarismo, do assistencialismo Médico e da Atenção Básica em Saúde, respectivamente:

(A) ações não hospitalares – ações enfaticamente hospitalares – ações territorializadas e indutoras de redes de atenção à saúde.

(B) participação social e controle social – participação social e controle social – controle social incipiente.

(C) práticas enfaticamente médicas – práticas multiprofissionais – práticas não necessariamente médicas.

(D) enfoque individual – enfoque no ambiente e coletividade – enfoque na comunidade.

(E) processo saúde-doença baseado em determinantes sociais – processo saúde doença na perspectiva microbiológica – processo saúde doença na perspectiva anatomoclínica.

Resposta: A

Comentários: a banca utilizou um quadro comparativo sobre modelos de Atenção à Saúde, que se encontra no site UFPEL defina essas e outras características.

Link: https://dms.ufpel.edu.br/sus/files/U02.html#modelos

 

14.(PSU EBSERH 2020/2021) A Avaliação em Saúde envolve a seleção de critérios para julgar e comparar adequação, benefícios, efeitos adversos e custos de tecnologias, serviços ou programas de saúde. Esses critérios constituem-se em indicadores de qualidade em saúde. Na avaliação de estrutura, processo e resultados da assistência à saúde, o que está relacionado ao componente RESULTADO?

(A) Existência ou não de um serviço de vigilância epidemiológica em uma unidade de saúde.

(B) Redução na transmissão vertical do vírus HIV.

(C) Condições de armazenamento de medicamentos na farmácia de um centro de saúde.

(D) Número de leitos disponíveis, por especialidade, em um hospital.

(E) Ampliação da prática de auditoria nos serviços de saúde.

Resposta: B

Comentários: para Portela (2000), os indicadores de resultados podem constituir-se em medida direta, ou indireta, das consequências do uso de intervenções em saúde. A redução na transmissão vertical do vírus da AIDS (HIV). por exemplo, é uma medida direta do efeito da administração correta de AZT a gestantes HIV-positivas e aos seus bebês.

Referência: PORTELA, MC. Avaliação da qualidade em saúde. In: ROZENFELD, S., org. Fundamentos da Vigilância Sanitária [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2000, pp. 259-269. ISBN 978-85- 7541-325-8. Available from SciELO Books .

 

15.(PSU EBSERH 2020/2021) É de competência das Secretarias Municipais de Saúde a coordenação do componente municipal da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais, de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas. Assim, dentre as responsabilidades dos Municípios está/estão

(A) definir e rever periodicamente, de forma pactuada, na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica.

(B) articular com o Ministério da Educação estratégias de indução às mudanças curriculares nos cursos de graduação e pósgraduação na área da saúde, visando à formação de profissionais e gestores com perfil adequado à Atenção Básica.

(C) fortalecer a Estratégia Saúde da Família na rede de serviços como a estratégia prioritária de organização da Atenção Básica e destinar recursos estaduais para compor o financiamento tripartite da Atenção Básica.

(D) organizar o fluxo de pessoas, inserindo-as em linhas de cuidado, instituindo e garantindo os fluxos definidos na Rede de Atenção à Saúde entre os diversos pontos de atenção de diferentes configurações tecnológicas, integrados por serviços de apoio logístico, técnico e de gestão, para garantir a integralidade do cuidado.

(E) divulgar periodicamente os relatórios de indicadores de mobimortalidade condensados por macrorregião de saúde, com intuito de assegurar o direito fundamental de acesso à informação.

Resposta: D

Comentários: somente a letra D é uma das atribuições específicas dos municípios através de suas respectivas Secretarias Municipais de Saúde.

 

16.(PSU EBSERH 2020/2021) Um fisioterapeuta de 39 anos foi admitido recentemente para trabalhar na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Regional. De acordo com a norma Regulamentadora 32, que versa sobre segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, além dos imunobiológicos estabelecidos pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, esse profissional deve receber, gratuitamente, programa de imunização ativa contra

(A) tétano, febre amarela e meningite B.

(B) sarampo, rubéola e hepatite C.

(C) tétano, difteria, hepatite B.

(D) BCG, influenza e rotavírus.

(E) HPV, difteria e meningite ACWY.

Resposta: C

Comentários: conforme a Nr-32, a todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO.

 

17.(PSU EBSERH 2020/2021) Prática de Segurança é um tipo de processo ou estrutura cuja aplicação reduz a probabilidade de ocorrência de eventos adversos resultantes da exposição ao sistema de saúde em uma variedade de doenças e procedimentos. São práticas de segurança para a melhoria do cuidado em serviços de saúde, EXCETO

(A) higiene das mãos.

(B) identificação do paciente.

(C) listas de verificação pré-cirúrgica e de anestesia para prevenir eventos operatórios e pós-operatórios.

(D) prevenção de quedas dos pacientes.

(E) intervenções para inserção precoce de cateteres urinários.

Resposta: E

Comentários: A Portaria MS/GM nº 529/2013 definiu como estratégia a elaboração e implantação de um conjunto de protocolos sobre os seguintes temas:

  • Prática de higiene das mãos em estabelecimentos de Saúde;
  • Cirurgia segura;
  • Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
  • Identificação de pacientes;
  • Comunicação no ambiente dos estabelecimentos de Saúde;
  • Prevenção de quedas;
  • Úlceras por pressão;
  • Transferência de pacientes entre pontos de cuidado; e
  • Uso seguro de equipamentos e materiais.

Somente a letra E não está contemplada.

Link: https://www.saude.rj.gov.br/vigilancia-sanitaria/seguranca-do-paciente/protocolos-de-seguranca-do-paciente

 

18.(PSU EBSERH 2020/2021) Ampliar as ações de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população privada de liberdade, fazendo com que cada unidade básica de saúde prisional passe a ser visualizada como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde, é um objetivo

(A) da Coordenação do Plano Nacional de Saúde Prisional.

(B) da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional.

(C) da Rede de Atenção em Saúde do Departamento Penitenciário e de Assistência Social.

(D) do Núcleo de Atenção Integrada à Saúde das Populações Vulneráveis e Privadas de Liberdade.

(E) do Centro Ambulatorial de Especialidades para Pessoas Privadas de Liberdade.

Resposta: B

Comentários: tal afirmação, embora já fica claro em seu enunciado, se encontra no site oficial da Atenção Primária (APS).

Link: https://aps.saude.gov.br/ape/pnaisp

 

19.(PSU EBSERH 2020/2021) No contexto da política nacional de saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, é atribuição relacionada ao Ministério da Saúde

(A) distribuir e apoiar a divulgação da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde nos serviços de saúde, garantindo o respeito ao uso do nome social.

(B) conduzir os processos de pactuação sobre a temática LGBT na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

(C) efetivar a criação de espaços de promoção da equidade em saúde nos Estados e nos Municípios.

(D) identificar as necessidades de saúde da população LGBT no Município.

(E) excluir os quesitos de identidade de gênero, nos prontuários clínicos e nos documentos de notificação de violência da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).

Resposta: A

Comentários: dentre as responsabilidades e atribuições do Ministério da Saúde relacionadas à Política, está a de distribuir e apoiar a divulgação da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde nos serviços de saúde, garantindo o respeito ao uso do nome social.

Link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_lesbicas_gays.pdf

 

20.(PSU EBSERH 2020/2021) O Sistema Único de Saúde (SUS) parte de uma concepção ampla do direito à saúde e do papel do Estado na garantia desse direito. Sobre o Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa correta.

(A) Um dos princípios fundamentais do SUS é a integralidade, que se relaciona ao dever do Estado de garantir espaços que permitam a participação da sociedade no processo de formulação e implantação da política de saúde.

(B) A Lei nº 8.142/1990 define as atribuições de cada esfera de governo no desenvolvimento das funções de competência do Poder Executivo da Saúde.

(C) A integração dos planos de saúde dos entes federativos na Rede de Atenção à Saúde, tendo como fundamento as pactuações estabelecidas pela comissão intergestores regionais, é resultado da fusão das programações e dos relatórios de saúde locais.

(D) No processo de planejamento da saúde, o instrumento utilizado para identificação das necessidades de saúde que orientará o planejamento integrado dos entes federativos é o Mapa da Saúde.

(E) As principais portas de entrada para o acesso dos serviços de saúde no SUS são: atenção primária e atenção hospitalar especializada.

Resposta: D

Comentários: conforme o Decreto 7.508/11, Art. 17. O Mapa da Saúde será utilizado na identificação das necessidades de saúde e orientará o planejamento integrado dos entes federativos, contribuindo para o estabelecimento de metas de saúde.

Avatar


11 de janeiro12 min. de leitura