Python – Agente da Polícia Federal – Bloco de Código

Avatar


30 de abril3 min. de leitura

Olá meu querido aluno(a),

Hoje vamos conversar sobre um tópico muito importante para você que deseja fazer parte da Polícia Federal. O assunto de hoje é: Python. E o que seria isso professor?

Para começo de conversa, Python é uma linguagem de programação. Ou seja, é a forma como os programadores conseguem escrever programas. Existem diversas linguagens de programação. Cada uma delas possui características e propósitos específicos. Desenvolvedores de software básicos geralmente utilizam a linguagem C e/ou C++. Ou seja, essa é a linguagem utilizada, por exemplo, para desenvolver sistemas operacionais com o Linux e o Windows. Para aplicações matemáticas e de engenharia, muitos engenheiros usam o MATLAB. Para desenvolvimento de aplicações no nível usuário, uma linguagem muito popular é Java. E por que mais uma linguagem?

Python tornou-se popular por diversos motivos. Um deles é que ela é uma linguagem poderosa. Ou seja, pode ser utilizada para diversos propósitos. Python pode ser usada pra desenvolvimento de jogos, programas que rodam em servidores web e diversas aplicações científicas. Além disso, Python é muito fácil de aprender. Provavelmente, ela é uma das linguagens de programação mais fáceis de serem aprendidas. Isso se deve ao fato de ao escrever um programa em Python estamos praticamente escrevendo pequenas ordens no idioma inglês. Essa proximidade com a linguagem utilizada por nós humanos ajudou na sua popularidade.

Python também absorve diferentes paradigmas de programação.  Tipicamente uma linguagem opera dentro de um determinado paradigma. Por exemplo, uma linguagem pode ser procedural, orientada a objetos ou funcional. Python consegue reunir todos esses paradigmas.

Python também é conhecida pela eficiência das suas estruturas de dados e sua sintaxe elegante. Outro fato que ajuda, é que Python é interpretada. Isso faz com que ele seja perfeita também para uso em scripts.  Além disso, o uso de interpretador permite que um mesmo código seja executado em várias plataformas sem necessidade de alterações. Assim, você precisa escrever seu código apenas uma vez e ele rodará quem qualquer computador e/ou sistema operacional que tenha um interpretador Python.

Python é totalmente gratuito. Ela possui uma biblioteca de funções padrão extremamente poderosa e extensa. Você pode baixar o Python para o Windows ou para seu sistema operacional favorito.  Python também está disponível para Linux e Mac OS X.

Como já falamos, Python pode ser utilizado para diversas aplicações científicas. Uma delas são aplicações que envolvem ciência de dados e aprendizado de máquinas. Assim, por exemplo, Python pode ser usada para aplicações de mineração de dados.

Suponha que polícia federal tenha tido acesso a um grande volume de informações resultado de uma determinada operação. A investigação desses dados feita por um humano pode ser muito demorada. Além disso, há certos padrões que dificilmente poderiam ser identificados. Assim, um agente federal poderia desenvolver um algoritmo em Python capaz de auxiliá-lo nessa tarefa. Devido a facilidade da linguagem e também a disponibilidade de ferramentas para a linguagem Python, esse programa poderia ser feito rapidamente pelo agente. Caso outra linguagem fosse utilizada, poderiam ser necessárias muito mais horas de desenvolvimento e treinamento.

Um dos pontos muito recorrentes em provas de concursos é conhecer como Python tratam os blocos de código. Um bloco de código é um conjunto de comandos que devem ser executados juntos. Por isso, o nome bloco. Isso não quer dizer que eles serão executados em paralelo, mas que a execução de um código implica na execução dos demais. A ordem de execução é sempre de cima para baixo. Em um bloco, se um comando foi executado os demais, na sequência, também serão. As linguagens de programação geralmente usam algum símbolo ou palavra para delimitar o início e o fim de um bloco código. Por exemplo, na linguagem Pascal, um bloco de código deve ficar entre as palavras BEGIN  e END. Na linguagem C, um bloco de código deve ficar entre  {  } (chaves). Em Python, um bloco é organizado por meio de recuos, ou seja, pela indentação.

O que é a indentação? Nas linguagens de programação, a indentação são recuos que servem para organizar o código. Ela permite que visualmente seja possível identificar o escopo de um comando. Ou seja, saber exatamente a qual bloco de código um comando pertence.  Na maioria das linguagens, a indentação é apenas uma boa prática. Em Python ela é obrigatória.

Um loop for na linguagem C, poderia ser escrito da seguinte forma:

for (i = 1; i < 11; ++i) {

   printf(“%d “, i);

}

O comando printf sofre um recuo (espaços em branco) para mostrar que ele faz parte do bloco de código dentro do for. Contudo, isso não é obrigatório em C. O código poderia ser escrito da seguinte forma:

for (i = 1; i < 11; ++i) { printf(“%d “, i); }

Isso é possível, pois as chaves são usadas como delimitadoras do bloco. Em Python, isso não é possível. O programador é obrigado a organizar o seu código por meio de identação. Assim, o código em Python seria:

for x in range(6):

  print(x)

Note que o print está recuado. Isso é necessário para indicar que ele faz parte do bloco de código do for. Não há chaves delimitando início e fim.

Vejamos agora uma questão que cobrou esse assunto.

(CESPE/Agente/Polícia Federal/2018) Julgue o próximo item, relativo a noções de programação Python e R.

Considere o programa a seguir, na linguagem Python.

letras == [“P”, “F”]

for x in letras{

print(x)

}

A sintaxe do programa está correta e, quando executado, ele apresentará o seguinte resultado.

PF

Errado.

Há diversos erros nesse código.  Contudo, podemos matar essa questão com que vimos na postagem de hoje. Note que o bloco de código foi feito usando chaves {}. Isso não é utilizado em Python. Os blocos de códigos são organizados por meio da indentação.  Portanto, o item está errado.

Avatar


30 de abril3 min. de leitura