Quais comportamentos estão te afastando da aprovação?

Avatar


14 de outubro2 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e GranXpert da carreira de Delta, aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade, o que mais faz ser uma das maiores pontuadoras do Exame Unificado.

 

           Hoje o papo é reto. Vamos conversar sobre os principais comportamentos dos alunos/concurseiros que os afastam da tão sonhada aprovação.

            Fato é que, por inúmeras vezes, vocês praticam comportamentos errados, que os afastam da aprovação, sem sequer ter a consciência de conseguir examiná-los. Isso faz com que vocês entrem em um ciclo de estudos completamente inadequado e, naturalmente, a reprovação vem.

            Vamos ver em quantos comportamentos vocês têm errado?

 

  • DEIXAR PARA FAZER QUESTÕES E SIMULADOS SOMENTE QUANDO ESTIVER “COM MAIS BASE” / SE SENTINDO PRONTO

 

Deixe-me te contar uma coisa: você nunca vai achar que está preparado o suficiente para fazer questões e acertar todas. A maioria dos candidatos chegam à prova oral e, ainda assim, se sentem despreparados.

 

Se você for esperar esse sentimento chegar, desiste.

 

Questões devem ser feitas diariamente. Simulados, mensalmente.

 

  • ESTUDO PASSIVO

 

Nunca foi sobre quem mais estuda. É sobre quem estuda certo repetidamente. Aprenda a estudar certo HOJE!

 

Se você não sabe o que é estudar de forma ativa, revisar, se você não faz questões diariamente, não faz simulados no momento certo, não tem uma boa “reta final”, você deve, urgentemente, rever o seu processo de estudos.

 

 

  • NÃO REVISAR

 

Brinco com os meus alunos dizendo que gênio está na NASA construindo foguetes.

 

Não são os gênios que são os aprovados nos concursos públicos. São aqueles que conseguem aplicar o conhecimento no momento da prova.

 

Se você não revisar, vai esquecer. Se esquecer, vai dar branco na hora da prova.

 

 

  • ESPERAR A MOTIVAÇÃO CHEGAR PARA DEPOIS IR ESTUDAR

 

Nunca espere a motivação chegar para que você comece a estudar. Nunca. É a constância, a disciplina e o controle que você exerce sobre você mesmo que te levarão até a aprovação. Aliás, não dependa da motivação para nada na sua vida.

 

  • NÃO TER A MENTALIDADE DE APROVADO

 

Caro aluno, você precisa aprender a confiar em você mesmo! Você precisa aprender também o poder da autorresponsabilidade. O seu resultado nos concursos públicos depende exclusivamente das suas condutas, dos seus comportamentos.

 

É você quem decide como e quando vai estudar. É você quem decide se vai colocar o estudo como prioridade na sua vida.

 

Esse momento difícil da sua vida passará, mas depende muito mais de você, do que de outras circunstâncias, para tudo melhorar.

 

Por fim, espero que tenham gostado do texto e aguardo o feedback de vocês. Sugiro, também, que vocês conheçam a nossa equipe de GranXperts para que possamos auxiliá-los com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado.

 

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Contem sempre comigo!

 

 

Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

            No Instagram: mari.fioravante

Avatar


14 de outubro2 min. de leitura