Qual é a melhor estratégia para resolver a prova de delegado da pcmg?

Avatar


10 de dezembro2 min. de leitura

Olá, pessoal!  Tudo certo? Espero que sim.

Para quem não me conhece, sou a Mariana, Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, e passei aos 23 anos na primeira fase do concurso de 2018. O concurso para a PCMG foi a minha primeira prova de concurso.

Garanti a minha aprovação de forma rápida porque já tinha uma boa base jurídica construída, em razão de saber estudar certo, e porque tive uma excelente estratégia de reta final e de realização da prova.

Bom, fato é que a primeira fase já está chegando e ainda existe muita gente que não tem a menor ideia de como resolverá a prova. Entenda que ir à prova sem uma estratégia para a sua realização é um erro gigantesco! Você pedirá para reprovar.

Compreenda que, se você quer ser aprovado em uma primeira fase no concurso de Delegado da Polícia Civil, em regra, você terá que fazer, no mínimo, 80% da pontuação da prova. Compreende que, sem estratégia de realização da prova, isso é impossível? Pois bem.

Darei algumas dicas de como você deve montar a sua estratégia para fazer a prova, alcançando a maior pontuação possível. Vamos lá?!

 

  1. COMECE A PROVA PELAS MATÉRIAS QUE VOCÊ MAIS DOMINA

No começo da prova, todo mundo está nervoso e ansioso. Se você começar pelas matérias que tem maior facilidade, naturalmente irá se sentir mais tranquilo.

A tendência, também, é que você pontue mais nessas matérias, e isso te deixará mais seguro para resolver o restante da prova.

 

  1. É UMA PROVA CURTA: FAÇA E REFAÇA

Bom, são 70 (setenta) questões em quatro horas e meia. O tempo dá e sobra, indiscutivelmente.

O problema é o seguinte: os enunciados, constantemente, trazem perguntas como “assinale a alternativa incorreta”, “assinale a alternativa que contém um erro”, ou o famoso “exceto” no final da pergunta.

Por isso, você deverá manter a sua concentração elevada durante todo o período da prova. Quando sentir que a sua concentração está ruim, peça para ir ao banheiro, lave o rosto, beba água. Seja inteligente.

Resolva a prova de forma inteligente. Há tempo de sobra. Dá para ler e reler a prova inteira. Não faça a prova na correria, porque cairá em alguma pegadinha.

 

  1. SOBRE AS QUESTÕES MUITO DIFÍCEIS

Parece óbvio, mas já vi muita gente perdendo pontos preciosos em prova porque ficou vinte minutos tentando resolver uma questão. Se você fizer isso, irá reprovar.

Prezado, coloque, de uma vez por todas, em sua cabeça: o que te reprova não é errar questão difícil. O que te reprova é errar: questão que trata de súmula vinculante; questão que traz a mera Lei Seca; questão fácil que você fez com pressa; questão de lei nova que você não estudou etc.

Então, simplesmente pule a questão difícil e vá fazer o restante da prova! Todas as questões têm o mesmo peso.

Saiba que você encontrará questões super difíceis em Penal e em Processo Penal. A FUMARC “solta a mão” nas duas matérias. Não se desestabilize. O importante é ir bem em todas as matérias, e não gabaritar poucas matérias.

 

  1. SEJA HUMILDE

Não é porque você quer ser Delegado de Polícia que você acertará todas as questões de Penal e de Processo Penal. Se você tiver o ego grande e perder tempo demais com essas matérias, invariavelmente, será reprovado.

Eu mesma afirmo que sou Delegada de Polícia hoje porque fui muito bem em Administrativo, Civil e Constitucional.

Todas as questões valem o mesmo tanto, e perder tempo por querer ser o melhor em Penal e em Processo Penal não dá, né?

No mais, espero encontrá-lo(a), em breve, como Delegado(a), aqui em Minas Gerais!

Continue firme por aí. Estudo de reta final é pesado, e você precisa manter o foco.

Por fim, espero que tenha gostado do texto e aguardo o seu feedback. Sugiro, também, que você conheça a nossa equipe de GranXperts, para que possamos auxiliá-lo com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado.

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Conte sempre comigo.

 

Mariana Fioravante Romualdo –Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

Instagram: mari.fioravante

Avatar


10 de dezembro2 min. de leitura