A resposta direta para a questão desse tópico é: boas práticas. Como assim professor? O que são essas tais boas práticas?
Bem, esse é um conceito inicial importantíssimo no gerenciamento de projetos. Por isso, é preciso que você entenda de forma clara o que é uma boa prática para o PMI.
De forma simples, boa prática é aquilo que em média é aplicado por diversos gerentes de projeto ao redor do mundo e leva ao cumprimento dos objetivos do projeto. É esse tipo de conhecimento de gerenciamento de projetos que é escolhido para fazer parte do Guia PMBOK.
Segundo o Guia PMBOK:
Boa prática significa que existe um acordo geral de que a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas podem aumentar as chances de sucesso de muitos projetos em entregar o valor de negócio e resultados esperados (grifo nosso).
Olha os nossos 4 amigos:
- conhecimento
- habilidades
- ferramentas e
- técnicas.
Esses “4 amigos” formam o núcleo da ideia de gerenciamento de projetos. Gerenciar projetos nada mais é que combinar esses quatro ingredientes em busca do sucesso do projeto.
Um ponto importante a ser notado é que o conceito de boas práticas está ligado ao conceito de reconhecimento geral. Isso introduz mais um filtro na escolha do que entra ou não no Guia do PMBOK.
As práticas escolhidas para compor o PMBOK não podem ser específicas. O guia registra apenas práticas reconhecidas pela maioria dos gerentes de projetos. Isso é feito para que o guia represente de fato práticas que refletem a comunidade de gerenciamento de projetos.
Podemos dizer que boas práticas são aquelas reconhecidas pela maioria da comunidade de gerenciamento de projetos. Note que isso é fator importante para o reconhecimento do gerenciamento de projetos como profissão. Por quê?
Imagine que você é um gerente de projetos trabalhando em uma organização no Japão. Pouco tempo depois, você vai trabalhar em uma empresa nos Estados Unidos. Uma vez que você segue o Guia PMBOK e adota as práticas de reconhecimento geral, não encontrará dificuldades em mudar-se do Japão para os Estados Unidos, pois poderá continuar adotando as mesmas práticas.
Segundo o Guia PMBOK,
Reconhecimento geral significa que o conhecimento e as práticas descritas são aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte das vezes, e que existe um consenso em relação ao seu valor e utilidade (grifo nosso)
Note que pela definição anterior, não basta que uma prática seja utilizada em média pela maioria dos gerentes de projetos, é preciso que os gerentes de projeto reconheçam seu valor e façam uso desta prática. Somente assim, ela será considerada como duma conhecimento ou prática de reconhecimento geral.
Vemos ver agora como esses conceitos vem sendo cobrados nas provas de concursos.
(FCC/TRE-RS/2010/ADAPTADA) O PMBOK não fornece uma descrição detalhada do conjunto de conhecimentos, mas sim uma visão geral, sendo que boa prática significa que existe um acordo geral de que a aplicação correta dessas habilidades, ferramentas e técnicas pode aumentar as chances de sucesso de uma ampla série de projetos diferentes.
CERTO.
O PMBOK é descritivo. Não é prescritivo. No PMBOK encontramos um grande catálogo de boas práticas. Segundo o PMBOK, uma boa prática é um acordo geral de que a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas podem aumentar as chances de sucesso de muitos projetos em entregar o valor de negócio e resultados esperados .
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