Quanto tempo de treinamento é necessário para aprovação nos testes físicos?

Avatar


3 de Setembro de 2017

Muitos concurseiros não conseguem treinar adequadamente para os testes físicos por motivos diversos, tais como: falta de tempo (muitos trabalham e estudam o dia inteiro); falta de área para treinar; falta de um plano de treinamento adequado; não visualização de melhoria de rendimento, entre outros.
Antes de mais nada, para responder a esse questionamento, é preciso entender que o tempo adequado para a aprovação depende de diversas variáveis para a periodização do treinamento físico.
A primeira e mais importante é a condição física e a composição corporal do candidato. Se for um sujeito ativo, magro e aparentemente saudável, podemos dizer que, em 3 ou 4 meses, ou até menos, é possível alcançar os índices. No entanto, se o sujeito tiver alto índice de percentual de gordura e for sedentário, o tempo de preparação necessitará ser maior. Quanto tempo? No mínimo 6 meses.
Mas não se engane quem já está bem preparado fisicamente. Já vimos casos de atletas de triatlo, com ótima condição cardiorrespiratória, que não conseguiam realizar nenhuma flexão na barra. Por quê? Porque as valências físicas dos testes exigem preparação específica.
O que não pode acontecer (mas é o que vem acontecendo) é o candidato começar a treinar faltando apenas algumas semanas ou dias para o teste físico à espera de um milagre. Portanto, procure começar a treinar com os tempos mínimos citados acima.
Outra variável importante diz respeito aos índices cobrados nos testes físicos dos concursos. Sabemos que os testes se diferenciam bastante. Para provas que exigem grande aprimoramento técnico, como salto em altura e salto em distância, basta o professor ensinar corretamente a técnica empregada, bem como as dicas de marcação de ponto de saída, contato da perna de impulsão, entre outros fatores.
Assim, o grande segredo para a aquisição da famosa aptidão física exigida é treinar com antecipação, com regularidade, aliada a um plano de treinamento bem periodizado. Não deixe para iniciar os treinos somente após a publicação dos aprovados. Comece-os muito antes das provas intelectuais.
Portanto, ajuste o seu tempo com as 24 horas do dia. A aprovação nos testes físicos dependerá do seu empenho, assim como você se preparou para as provas intelectuais.
Professor César Marra – CREF 1542/G – DF
Especialista em Fisiologia do Exercício
Mestre em Educação Física
Doutor em Saúde Pública



O Gran Cursos Online, em parceria inédita com a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e sua Escola Nacional dos Delegados de Polícia Federal (EADelta), elaborou e têm a grata satisfação em informar à comunidade jurídica adepta a concurso público, mormente para a carreira de Delegado de Polícia, que estão abertas as matrículas para os cursos preparatórios para Delegado de Policia Federal e Delegado de Policia Civil dos Estados e DF, com corpo docente formado em sua maioria por Delegados de Polícia Federal e Civil, mestres e doutores em Direito, com obras publicadas no meio editorial, além do material didático. Não perca a oportunidade de se preparar com quem mais aprova em cursos há 27 anos. Matricule-se agora mesmo!

[button content=”Matricule-se!” color=”red” url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/projeto-vou-ser-delta-delegado-de-policia-federal-e-delegado-de-policia-civil-todos-os-estados” openin=”_blank”]

Avatar


3 de Setembro de 2017

Tudo que sabemos sobre:

tempo teste de aptidão física