Quer namorar comigo ou quer me namorar; como pedir alguém em namoro?

Lucas Gonçalves


13 de Junho de 2019 1 min. de leitura

No momento de pedir aquela pessoa amada em namoro, sentimos sempre um frio na barriga que nos tira os sentidos e também o bom português.

Mensurar a emoção nesses momentos é impossível, visto que os caminhos do coração são praticamente insanos. No entanto, eu ainda vejo a necessidade de seguir a tradição gramatical, ao iniciar uma relação amorosa.

Para isso, notamos que o verbo namorar é transitivo direto. Isto é, exige um complemento sem a presença de preposição.

Por exemplo:

João namora Maria.

Observe que “Maria” exerce a função de objeto direto do verbo namorar.

Talvez, por analogia aos verbos casar e noivar, acreditávamos que namorar seria verbo transitivo indireto; afinal, quem casa, casa com alguém ou quem noiva, noiva com alguém.

Enquanto ainda mantiver a condição de namoro, a pergunta certa será: “você quer me namorar?”. Nesta situação, o pronome oblíquo átono “me” exercerá a função de objeto direto do verbo.

Por fim, desejo-lhes um excelente Dia dos Namorados.

Lucas Gonçalves

Graduado em Letras – Português pela Universidade Católica de Brasília – UCB. O professor Lucas Gonçalves ministra aulas de gramática aplicada a textos, desde 2009, em tradicionais cursos preparatórios para concursos no DF e em outros estados. Como também é autor de dois livros de questões comentadas.Com sua metodologia prática e dinâmica, tem guiado seus alunos à reflexão e ao desenvolvimento da argumentação lógica dos aspectos linguísticos da língua portuguesa, o que, segundo eles, torna o aprendizado fácil, simples e objetivo.

Depoimentos relacionados

Em busca de estabilidade e conforto para a família, Isabella Modesto estudou por três anos para conquistar uma vaga para…

Natural de Aracaju, a professora Érika Ramos decidiu ingressar na conquista pelo cargo público por 2 principais razões: a busca…

Persistência e dedicação sempre foram palavras que permearam a vida de Elisa da Silva Gomes Lana, natural de Costa Verde…

Daniele Laís saiu de seu emprego no SENAC DF aproveitando um momento de mudança no seu cargo, hoje extinto, e…

Evelyn Rodrigues é natural de Brasília/DF, mas hoje mora em Aracaju/SE, onde realizou e foi aprovada no Concurso Prefeitura Barra…

Qual é o seu grande objetivo de vida? Para Raul Marcelo da Silva o foco estava em ingressar na carreira…

Natural da cidade de Poço Verde/ SE, Aialla Suelem Andrade de Souza escolheu a carreira pública não só pela estabilidade…

Dedicando-se ao estudos por cerca de 3 anos, José Roberto Ferreira conquistou não apenas a aprovação no Concurso BRB para…

Lucas Gonçalves

Professor do Gran Cursos Online - Graduado em Letras - Português pela Universidade Católica de Brasília

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *