Questões atuais sobre ITIL v4

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8 de Setembro de 2022

E, agora, vamos praticar um “pouquinho” dos conhecimentos sobre o framework de gerenciamento de serviços mais adotado do mundo?

Então, para isso, vamos exercitar com algumas questões bem atuais:

 

 

Questão 1 (CEBRASPE-CESPE/TELEBRAS/2022) Com relação ao gerenciamento de serviços (ITIL, v. 4), julgue o próximo item.

Conforme os preceitos do ITIL, v. 4, a criação de valor somente se manifesta quando há um engajamento entre o consumidor e o provedor de serviço.

 

Resposta:

A criação de valor se baseia exatamente nisso que a questão trouxe. Porém, esta última versão da ITIL trouxe o conceito da cocriação.

Antes

Hoje
geração de valor estava apenas nas mãos dos provedores de serviço, uma via de mão única, do provedor para o cliente.

reconhecimento de que o valor deve ser uma criação conjunta (cocriação), fruto da colaboração entre provedores, consumidores, e outras organizações relevantes nas relações de serviço.

 

Resposta correta: C

 

Questão 2 (CEBRASPE-CESPE/TELEBRAS/2022) Julgue o seguinte item, a respeito da ITIL 4.

Entre os componentes principais da ITIL SVS (service value system) se inclui a prática de aplicar um modelo único integrado.

 

Resposta:

A ITIL SVS representa como os vários componentes e atividades do organização trabalha em conjunto para facilitar a criação de valor por meio de serviços habilitados para TI .

Ou seja, é um modelo flexível que define seis atividades que podem ser combinadas de várias maneiras, formando vários fluxos de valor.

Então, falar que o modelo SVS inclui a prática de aplicar um modelo único integrado não é correto.

 

Resposta correta: E

 

Questão 3 (CEBRASPE-CESPE/DP-DF/2022) Julgue o item seguintes, a respeito de gerenciamento de serviços, de acordo com a ITIL 4.

O gerenciamento de serviços da ITIL possui quatro dimensões: organizações e pessoas; informação e tecnologia; parceiros e fornecedores; fluxos de valor e processos.

 

Resposta:

Para garantir uma abordagem holística ao gerenciamento de serviços, ITIL 4 descreve quatro dimensões da gestão de serviços:

 

Resposta correta: C

 

Questão 4 (CEBRASPE-CESPE/DP-DF/2022) Julgue o item seguinte, a respeito de gerenciamento de serviços, de acordo com a ITIL 4.

O sistema de valor de serviço (SVS) é composto por cinco componentes, dos quais o elemento central é a governança.

 

Resposta:

Realmente, o sistema de valor de serviço (SVS) é composto por cinco componentes, porém o elemento central é a criação de valor.

 

Resposta correta: E

 

Questão 5 (CEBRASPE-CESPE/TCE-SC/2022) Julgue o próximo item, com relação ao ITIL 4.

As práticas no sistema de valores de serviço (SVS) da ITIL 4 destinam-se a atingir um objetivo; elas estão relacionadas ao gerenciamento de serviço que busca habilitar o valor, na forma de serviços, para os clientes.

 

Resposta:

A questão está certíssima. Muito boa.

 

Resposta correta: C

 

Questão 6 (CEBRASPE-CESPE/TCE-SC/2022) Com relação ao gerenciamento de serviços (ITIL, v. 4), julgue o próximo item.

O ITIL, v. 4, é um framework proprietário, ou seja, uma empresa que queira implementá-lo terá de adquirir uma licença na organização responsável pela sua comercialização.

Resposta:

A ITIL é uma biblioteca que reúne as melhores práticas Gestão de Serviços de TI. É um conjunto de livros onde estão documentados o que as empresas ao redor do mundo conhecem de melhor sobre o gerenciamento de serviços de TI, após décadas de acúmulo de aprendizado.

 

Resposta correta: E

 

 

É isso, Pessoal.

Bons estudos!

Profª. Samantha Gomes

 

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8 de Setembro de 2022