Questões comentadas da FCC sobre Redes de Atenção à Saúde!

Por
4 min. de leitura

Com a proximidade do concurso da Câmara Legislativa do DF, resolvi comentar algumas questões da Banca Fundação Carlos Chagas – FCC para que vocês gabaritem a parte de Saúde Pública/Saúde Coletiva. Neste bloco, há quatro questões do tema Redes de Atenção à Saúde.

1.(2009/FCC/TJ-AP/Analista Judiciário) Entende-se por atenção secundária à saúde os cuidados

a) preventivos à saúde, como por exemplo, os exames de pré-natal, as vacinações, os exames laboratoriais de rotina, e os tratamentos curativos como nas doenças que envolvem tratamento ambulatorial, internações e cirurgias.

b) preventivos à saúde, como por exemplo, os exames de pré-natal, as vacinações, os exames laboratoriais de rotina, e os tratamentos preventivos como nas doenças que envolvem processos evolutivos, com tratamento ambulatorial, internações e cirurgias, mas de baixa complexidade.

c) preventivos voltados à vigilância epidemiológica para monitorar e prevenir agravos de diferentes enfermidades. Destaca-se como um componente importante para a diminuição das consequências humanas, sociais e socioeconômicas delas decorrentes.

d) altamente especializados com tratamentos complexos ou incomuns. Nesse nível, o especialista deve intensificar a prestação dos cuidados, assim como implementar ações de prevenção aos problemas de saúde.

e) que compreendem as medidas de diagnóstico precoce e tratamento dos problemas de saúde. Envolve procedimentos de média complexidade que deverão atuar de maneira integrada à atenção primária e terciária.

Comentário: A Rede de Atenção à Saúde compreende um conjunto articulado de ações e serviços de: atenção primária, secundária e terciária.

No nível primário, são implementadas as ações de promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação através da Estratégia de Saúde da Família, com apoio de outros espaços do cuidado horizontal.

No nível secundário, são executadas ações de apoio diagnóstico, através das especialidades.

No nível terciário, são implementadas ações que necessitam de maior densidade tecnológica e são executadas em nível hospitalar.

GABARITO: E

 

2.(2012/FCC/INSS/Perito Médico Previdenciário) Sobre a atenção primária à saúde é INCORRETO afirmar:

a) Incorpora tecnologias relativas ao conhecimento, à organização dos serviços, a estudos epidemiológicos e pressupõe o trabalho em equipe.

b) O seu papel principal é realizar a triagem dos pacientes para o atendimento nos ambulatórios de especialidades e hospitalar.

c) Desenvolve o trabalho em equipe interdisciplinar, com foco na abordagem integral e no acolhimento do indivíduo.

d) Utiliza como modelo de sistema de saúde similares já implantados em países como a Espanha, Inglaterra e Canadá.

e) É aplicável tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento.

Comentário: A atenção primária é o primeiro contato do usuário com o sistema, sendo considerado inicial e preferencial. Além disso é uma das portas de entrada e tem como função ORDENAR os outros níveis do sistema, ou seja, coordena a rede de atenção à saúde, através da referência para outros níveis (secundário e terciário), de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Não confunda triagem (procedimentos técnicos, geralmente: aferição de peso, pressão arterial, glicemia capilar) com o ACOLHIMENTO (um dos dispositivos da PNH, transversal a todas as políticas), que é um espaço de escuta qualificada e identificação dos riscos (classificação de risco).

Gabarito: B

 

  1. (2017/FCC/TRT – 11ª Região/Técnico Judiciário) De acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, a Atenção Básica tem como estratégia prioritária para sua organização:

a) a Saúde da Família.

b) a Saúde do Idoso portador de doença crônica.

c) os Procedimentos de média complexidade.

d) o Programa Nacional de Vacinação de crianças.

e) a Saúde Mental.

Comentário: A atenção básica é o primeiro nível do sistema, contato inicial e preferencial dos usuários do SUS e ordenadora do sistema. Suas ações são implementadas através da Estratégia de Saúde da Família.

Gabarito: A

 

  1. (2013/FCC/TRT – 6ª Região/Juiz do Trabalho) As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

a) descentralização, com direção única no governo federal; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; e participação dos Poderes Públicos Municipal, Estadual e Federal.

b) descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; e participação da comunidade.

c) centralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; e participação dos Poderes Públicos Municipal, Estadual e Federal.

d) descentralização, com direção pulverizada em cada esfera de governo; atendimento restrito, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços previdenciários; e participação da comunidade.

e) centralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento restrito, com prioridade para as atividades combativas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; e participação da comunidade.

Comentário: O SUS é organizado em forma de Rede regionalizada e hierarquizada, em níveis de complexidade crescente (nível primário, secundário e terciário), e suas ações e serviços são executadas pelas três esferas de governo e pela rede privada contratada em caráter complementar. A gestão é descentralizada com direção única em cada esfera de governo.

Aguardem os próximos blocos!

Muita paz,

 

Professora Natale Souza

Mestre em Saúde Coletiva pela UEFS. Servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador. Coach, Mentora, Consultora e Professora na área de Concursos Públicos e Residências. Graduada pela UEFS em 1998, pós-graduada em Gestão em Saúde, Saúde Pública, Urgência e Emergência, Auditoria de Sistemas, Enfermagem do Trabalho e Direito Sanitário. Autora de 02 livros – e mais 03 em processo de revisão: – Legislação do SUS – vídeo livro ( Editora Concursos Psi); Legislação do SUS – Comentada e esquematizada ( Editora Sanar). Aprovada em 16 concurso e seleções públicas (nacionais e internacionais) dentre elas: – Programa de Interiorização dos Profissionais de Saúde – MS – lotada em MG; – Consultora do Programa Nacional de Controle da Dengue (OPAS), lotada em Brasília; – Consultora Internacional do Programa Melhoria da Qualidade em Saúde pelo Banco Mundial, lotada em Brasília; – Governo do estado da Bahia – SESAB – urgência e emergência; – Prefeitura Municipal de Aracaju; – Prefeitura Municipal de Salvador; – Professora da Universidade Federal de Sergipe UFS; – Governo do Estado de Sergipe (SAMU); – Educadora em Saúde mental /FIOCRUZ- lotada Rio de Janeiro.


Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Por
4 min. de leitura