Questões comentadas – Residência SESAB (Parte 1). Por: Natale Souza

Avatar


18 de Janeiro de 2019

Vamos treinar um pouco de Saúde Coletiva? Trarei, em 4 partes, comentários das questões de conhecimentos gerais – temas comuns a todos os cargos – da prova da Residência da SESAB/Ba. Vamos lá?

Questão 01 (Peso 0,50) Os conceitos de eficácia, eficiência e efetividade são essenciais no contexto da saúde coletiva, sobretudo quando falamos das atividades ligadas à gestão da saúde e à otimização dos recursos disponíveis, quer sejam estes materiais, estruturais, financeiros ou humanos (SILVA, 2013). Sobre os conceitos de eficácia, eficiência e efetividade, é correto afirmar que

  1. A) as ações sanitárias podem ser ineficazes e efetivas simultaneamente, mas não eficazes e efetivas ao mesmo tempo.
  2. B) o nível de eficácia pode depender do espaço e do tempo, já que sua determinação não tem caráter universal nem está fundamentada em conclusões sólidas.
  3. C) a eficácia é um princípio normativo da economia em saúde referente à produção de bens e serviços que a sociedade mais valoriza, ao menor custo possível.
  4. D) o nível de eficiência sanitária é estabelecido, habitualmente, de maneira experimental, tendo validade global e, por isso, é invariável quanto ao lugar e ao tempo.
  5. E) a efetividade é o grau em que se alcança determinado impacto, resultado, benefício ou efeito real por causa da aplicação prática de uma ação sob condições habituais.

Comentários:

Alternativa A. Incorreta. Tanto eficácia quanto efetividade estão diretamente ligadas aos resultados pretendidos para a organização.

Alternativa B. Incorreta. A eficácia está fundamentada em conclusões sólidas que analisam os resultados pretendidos versus os resultados obtidos por uma organização.

Alternativa C. Incorreta. Quando se fala em menor custo possível, temos, então, o conceito de eficiência.

Alternativa D. Incorreta. O nível de eficiência varia conforme espaço e tempo.

Alternativa E. Correta. Uma excelente definição do conceito de efetividade.

Resposta: E

Questão 02 (Peso 0,50) A Política Nacional de Promoção da Saúde, Portaria nº 2.446, de 11 de novembro de 2014, adota nove princípios. De acordo com a PNPS, o princípio _________________ se refere à identificação de potencialidades e o desenvolvimento de capacidades, possibilitando escolhas conscientes de sujeitos e comunidades sobre suas ações e trajetórias. A alternativa que preenche a lacuna do trecho acima é

  1. A) da equidade
  2. B) da autonomia
  3. C) da integralidade
  4. D) do empoderamento
  5. E) da participação social

Comentários:

Alternativa A. Incorreta. O primeiro princípio da PNPS é a equidade, que baseia as práticas e as ações de promoção de saúde na distribuição igualitária de oportunidades, considerando as especificidades dos indivíduos e dos grupos.

Alternativa B. Correta. A PNPS traz como um dos seus princípios a autonomia, que se refere à identificação de potencialidades e ao desenvolvimento de capacidades, possibilitando escolhas conscientes de sujeitos e comunidades sobre suas ações e trajetórias.

Alternativa C. Incorreta. Segundo a PNPS, um dos seus princípios é a integralidade, ocorre quando as intervenções são pautadas no reconhecimento da complexidade, na potencialidade e singularidade de indivíduos, grupos e coletivos, construindo processos de trabalho articulados e integrais.

Alternativa D. Incorreta. De acordo com a PNPS, o princípio do empoderamento se refere ao processo de intervenção que estimula os sujeitos e coletivos a adquirirem o controle das decisões e das escolhas de modos de vida adequados às suas condições sócio-econômico-culturais.

Alternativa E. Incorreta.  A PNPS traz que o princípio da participação social é o que se verifica quando as intervenções consideram a visão de diferentes atores, grupos e coletivos na identificação de problemas e solução de necessidades, atuando como corresponsáveis no processo de planejamento, de execução e de avaliação das ações.

Resposta: B 

Questão 03 (Peso 0,50) De acordo com a Norma Regulamentadora nº 32 (NR-32), a capacidade de um agente biológico de permanecer fora do hospedeiro, mantendo a possibilidade de causar doença, é denominada

  1. A) virulência.
  2. B) patogenicidade.
  3. C) teratogenicidade.
  4. D) transmissibilidade.
  5. E) persistência do agente biológico no ambiente.

Comentários:

Alternativa A. Incorreta. De acordo com a norma em estudo, virulência é o grau de patogenicidade de um agente infeccioso.

Alternativa B. Incorreta. A patogenicidade, de acordo com a NR-32, é a capacidade de um agente biológico causar doença em um hospedeiro suscetível.

Alternativa C. Incorreta. De acordo com a NR em estudo, a Teratogenicidade é a propriedade de um agente químico, físico ou biológico de induzir desenvolvimento anormal, gestacionalmente ou na fase pós-natal, expressado pela letalidade, malformações, retardo do desenvolvimento ou aberração funcional.

Alternativa D. Incorreta. A Transmissibilidade é a capacidade de transmissão de um agente a um hospedeiro. O período de transmissibilidade corresponde ao intervalo de tempo durante o qual um organismo elimina um agente biológico para reservatórios ou para um hospedeiro.

Alternativa E. Incorreta. De acordo com a NR-32, a Persistência do agente biológico no ambiente é a capacidade do agente biológico de permanecer fora do hospedeiro, mantendo a possibilidade de causar doença.

Resposta: E

Aguarde a parte 2. 

Beijos e queijos,

Muita paz, 

Professora Natale Souza

Mestre em Saúde Coletiva pela UEFS. Servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador. Coach, Mentora, Consultora e Professora na área de Concursos Públicos e Residências. Graduada pela UEFS em 1998, pós-graduada em Gestão em Saúde, Saúde Pública, Urgência e Emergência, Auditoria de Sistemas, Enfermagem do Trabalho e Direito Sanitário. Autora de 02 livros – e mais 03 em processo de revisão: – Legislação do SUS – vídeo livro ( Editora Concursos Psi); Legislação do SUS – Comentada e esquematizada ( Editora Sanar). Aprovada em 16 concurso e seleções públicas (nacionais e internacionais) dentre elas: – Programa de Interiorização dos Profissionais de Saúde – MS – lotada em MG; – Consultora do Programa Nacional de Controle da Dengue (OPAS), lotada em Brasília; – Consultora Internacional do Programa Melhoria da Qualidade em Saúde pelo Banco Mundial, lotada em Brasília; – Governo do estado da Bahia – SESAB – urgência e emergência; – Prefeitura Municipal de Aracaju; – Prefeitura Municipal de Salvador; – Professora da Universidade Federal de Sergipe UFS; – Governo do Estado de Sergipe (SAMU); – Educadora em Saúde mental /FIOCRUZ- lotada Rio de Janeiro.

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/cursos/carreira/saude” target=”blank” background=”#ef2f2d” size=”6″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


18 de Janeiro de 2019

Tudo que sabemos sobre:

Natale Souza