Questões comentadas – Residência SESAB (Parte 4). Por: Natale Souza

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25 de Janeiro de 2019

Vamos continuar nosso treino em Saúde Coletiva? Para finalizar essa série de artigos, segue a quarta parte dos comentários das questões de conhecimentos gerais – temas comuns a todos os cargos – da prova da Residência da SESAB/Ba. Vamos lá?

Questão 12 (Peso 0,75) No contexto quase sempre complexo do trabalho em serviços de saúde, a liderança está entre as habilidades mais importantes e desejáveis. Dessa forma, é essencial aos profissionais de saúde, que estes sejam dotados não somente do saber técnico específico da sua área de atuação, mas também, de instrumentos de gestão e liderança (SIMÕES, 2010). Em relação à liderança no trabalho em serviços de saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Uma liderança efetiva nos serviços de saúde pode contribuir para a reorganização da atenção e o do trabalho em saúde, contribuindo para a resolutividade das demandas.

( ) As ações de educação permanente voltadas para a temática da liderança devem ser ofertadas exclusivamente aos gestores em saúde, pelo caráter próprio de sua atuação.

( ) A comunicação e a interação humana assumem papel secundário nesse contexto, sobretudo considerando o caráter de objetividade, exigido para o exercício da liderança.

( ) Para o exercício de uma liderança eficaz, é fundamental aliar as características pessoais e o desenvolvimento de habilidades referentes às dimensões organizacional e interpessoal. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  1. A) V F F V
  2. B) V V F F
  3. C) V F V F
  4. D) F F V V
  5. E) F V V F

Comentários:

Assertiva I – Verdadeira – Uma descrição bem detalhada sobre a importância da liderança nos serviços de saúde.

Assertiva II – Falsa – A palavra “exclusivamente” já nos faz desconsiderar a questão.

Assertiva III- Falsa – A comunicação e a interação humana são condições sine qua non para uma liderança efetiva e eficaz.

Assertiva IV – Verdadeira – Uma junção perfeita dos conceitos de eficácia e liderança.

Resposta: A

Questão 13 (Peso 0,75) Avaliar a dimensão da qualidade dos serviços de saúde que são disponibilizados à população é fundamental para o estabelecimento de estratégias que visem à otimização e a correta alocação dos recursos. Chama-se acreditação o “[…] sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde” (ONA, 2014). Em relação a avaliação e monitoramento da qualidade em serviços de saúde, é correto afirmar que

A) embora tenha um caráter eminentemente educativo, a acreditação é compulsória, não sendo uma escolha da organização de saúde.

B) o processo de acreditação tem a finalidade de fiscalizar os serviços públicos de saúde quanto à qualidade dos serviços ofertados à população.

C) a acreditação, que atesta a qualidade dos serviços de saúde, é um processo definitivo, por meio do qual é emitido um certificado para a instituição avaliada.

D) a acreditação é um processo reservado, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação da qualidade não são divulgadas.

E) é essencial para a União poder mensurar o nível da qualidade dos serviços de saúde, a fim de estabelecer as punições cabíveis aos gestores, se este for o caso.

Comentários:

Alternativa A. Incorreta. A acreditação hospitalar é uma opção da instituição.

Alternativa B. Incorreta. A acreditação não visa somente à fiscalização de serviços públicos de saúde. O Processo de acreditação é um método de consenso, racionalização e ordenação das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares e, principalmente, de educação permanente dos seus profissionais.

Alternativa C. Incorreta. O certificado emitido será para a instituição AVALIADA.

Alternativa D. Correta. Um dos princípios fundamentais da acreditação hospitalar é ser reservado, ou seja, as informações coletadas, em cada organização de saúde, no processo de avaliação, não são divulgadas.

Alternativa E. Incorreta. A mensuração da qualidade nos serviços de saúde é essencial em todos os níveis de gestão, não tendo, em momento algum, caráter punitivo; e sim, servindo como subsídio para o planejamento e a constante melhoria da atenção à Saúde da População.

Resposta: D

Questão 14 (Peso 0,75) Ao tratar da organização da assistência à saúde no Brasil, a proposta das Redes de Atenção à Saúde (RAS) emerge como um grande avanço no sentido de “[…] superar a intensa fragmentação das ações e serviços de saúde e qualificar a gestão do cuidado no contexto atual” (BRASIL, 2010, p. 4). Em relação à organização da assistência à saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A “Integração Vertical” consiste na articulação ou fusão de unidades e serviços de saúde de mesma natureza ou especialidade.

( ) Os chamados “Níveis de Atenção” se estruturam por meio de arranjos produtivos conformados segundo as densidades tecnológicas singulares.

( ) A ideia de “Região de Saúde” trazida pelas RAS implica na definição de seus limites geográficos e sua população, e no estabelecimento do rol de ações e serviços ofertados.

( ) A proposta de “Integração Horizontal” consiste na articulação de diversas organizações ou unidades de produção de saúde responsáveis por ações e serviços de natureza diferenciada. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

A) V V F F

B) V F F V

C) F V V F

D) F F V V

E) F V F V

Comentários:

Assertiva I – Falsa – De acordo com a portaria n. 4.279/2010, Integração Vertical consiste na articulação de diversas organizações ou unidades de produção de saúde responsáveis por ações e serviços de natureza diferenciada. É complementar (agregando resolutividade e qualidade a esse processo).

Assertiva II – Verdadeira – Ainda de acordo com a portaria anteriormente citada, os níveis de atenção estruturam-se por meio de arranjos produtivos conformados segundo as densidades tecnológicas singulares, variando do nível de menor densidade (APS) ao de densidade tecnológica intermediária, (atenção secundária à saúde), até o de maior densidade tecnológica (atenção terciária à saúde).

Assertiva III – Verdadeira – Condensação perfeita dos principais conceitos de redes de atenção.

Assertiva IV – Falsa – Integração Horizontal: consiste na articulação ou fusão de unidades e serviços de saúde de mesma natureza ou especialidade.

Resposta: C

Questão 15 (Peso 0,75) A avaliação dos serviços e programas de saúde se constitui em uma “[…] das etapas fundamentais para a revisão e reorientação das trajetórias percorridas na execução das ações de saúde […]” (BRASIL, 2015, p. 5). Pode-se, mesmo, afirmar que contribui para garantir os princípios e diretrizes do próprio Sistema Único de Saúde (SUS) e, portanto, para a melhoria das condições de saúde dos indivíduos e da coletividade. Nesse cenário, o Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS) ocupa um lugar de destaque (BRASIL, 2015). Em relação aos objetivos previstos para o PNASS, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Consolidar o processo de avaliações sistemáticas dos estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares.

( ) A dimensão que trata de aferir a satisfação dos usuários do SUS nos estabelecimentos avaliados deve ser contemplada no processo de avaliação.

( ) Deve-se inserir, compulsoriamente, avaliações periódicas no processo de trabalho dos gestores de saúde, como forma de monitorar a qualidade da gestão em saúde.

( ) Conhecer o perfil da gestão dos estabelecimentos de Atenção Básica avaliados é um dos objetivos prioritários, por estes serem porta de entrada do sistema de saúde. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

A) V F V F

B) V V F F

C) V F F V

D) F F V V

E) F V V F

Comentários:

Assertiva I – Verdadeira – O primeiro princípio específico do PNASS é consolidar o processo de avaliações sistemáticas dos estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares.

Assertiva II – Verdadeira – Também é um dos objetivos do PNASS aferir a satisfação dos usuários do SUS nos estabelecimentos avaliados.

Assertiva III – Falsa – Um dos objetivos do PNASS é incentivar, pedagogicamente, a cultura avaliativa no processo de trabalho dos gestores de saúde.

Assertiva IV – Falsa – Um dos objetivos da PNASS é conhecer o perfil da gestão dos estabelecimentos de Atenção Especializada avaliados.

Resposta: B 

Beijos e queijos,

Muita paz,

Professora Natale Souza

Mestre em Saúde Coletiva pela UEFS. Servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador. Coach, Mentora, Consultora e Professora na área de Concursos Públicos e Residências. Graduada pela UEFS em 1998, pós-graduada em Gestão em Saúde, Saúde Pública, Urgência e Emergência, Auditoria de Sistemas, Enfermagem do Trabalho e Direito Sanitário. Autora de 02 livros – e mais 03 em processo de revisão: – Legislação do SUS – vídeo livro ( Editora Concursos Psi); Legislação do SUS – Comentada e esquematizada ( Editora Sanar). Aprovada em 16 concurso e seleções públicas (nacionais e internacionais) dentre elas: – Programa de Interiorização dos Profissionais de Saúde – MS – lotada em MG; – Consultora do Programa Nacional de Controle da Dengue (OPAS), lotada em Brasília; – Consultora Internacional do Programa Melhoria da Qualidade em Saúde pelo Banco Mundial, lotada em Brasília; – Governo do estado da Bahia – SESAB – urgência e emergência; – Prefeitura Municipal de Aracaju; – Prefeitura Municipal de Salvador; – Professora da Universidade Federal de Sergipe UFS; – Governo do Estado de Sergipe (SAMU); – Educadora em Saúde mental /FIOCRUZ- lotada Rio de Janeiro.

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25 de Janeiro de 2019

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