Questões de concurso comentadas sobre as teorias de Enfermagem

Por
3 min. de leitura

Olá, enfermeiros (as) concurseiros (as)! Vamos continuar falando sobre as teorias de enfermagem.

Neste artigo, vamos continuar com as teorias mais conhecidas, que são cobradas em provas, e comentarei algumas questões para fixar o tema. Veja AQUI a primeira parte desta série de artigos sobre as teorias de Enfermagem.

 

  1. Teoria das Relações Interpessoais – Hildegard Peplau

Peplau, em sua teoria, define homem como um organismo que “luta à sua própria maneira para reduzir a tensão gerada pelas necessidades” e, ainda, define saúde como “uma palavra simbólica que implica o movimento adicional da personalidade e de outros processos humanos em curso na direção de uma vida criativa, construtiva, produtiva, pessoal e comunitária” (GEORGE, 1993).

 

  1. Teoria Holística – Myra e. Levine

Segundo Piccoli e Galvão (2005), em seu modelo conceitual, Levine desenvolveu quatro princípios de conservação: de energia, da integridade estrutural, da integridade pessoal e da integridade social do paciente. O modelo conceitual de Levine centraliza-se na intervenção da enfermagem, na adaptação e na reação dos pacientes à doença.

 

  1. Teoria das Necessidades Humanas Básicas – Wanda Horta

O trabalho de Wanda Horta é baseado na teoria da motivação humana de Abraham Maslow, a qual está fundamentada nas necessidades humanas básicas. Para ela, o ser humano é o único dotado de particularidades e características que o diferenciam de qualquer outro ser existente no universo (HORTA, 1979 apud OLIVEIRA, 2001).

 

  1. Teoria Alcance dos Objetivos (Metas) – Imogenes King

O pressuposto filosófico da teoria de King considera que o objeto de estudo na enfermagem são as interações dos seres humanos com o ambiente, que os leva a um estado de saúde que permite o desempenho de seus diferentes papéis sociais. Pressupõe, ainda, que os seres humanos são seres sociais, conscientes, racionais, perceptivos, que reagem, que têm objetivos, orientados para a ação e orientados no tempo. (MOURA et al., 2004)

Agora que já conhecemos as principais teorias de enfermagem, vamos ver como são cobradas nos certames.

  1. (2015/INSTITUTO AOCP/EBSERH/ENFERMEIRO – SAÚDE DO TRABALHADOR – HU-UFJF) Considerando as teorias de enfermagem, é correto afirmar que a Teoria Ambientalista foi proposta por
  2. a) Hildegard Peplau.
  3. b) Florence
  4. c) Madeleine Leiningher.
  5. d) Imogene King.
  6. e) Dorothea Orem.

Comentário:

A teoria proposta por Florence Nightingale também é conhecida como teoria ambientalista, cujo princípio fundamental para a prática da profissão é a questão do ambiente.

Gabarito: B

 

  1. (2014/IDECAN/CNEN) A teoria ambiental, descrita por Florence Nightingale (1820/1910), dispõe que a enfermagem deve trabalhar para modificar os aspectos não saudáveis do ambiente, a fim de colocar o paciente na melhor condição para ação da natureza. O homem, nesta teoria, é considerado como
  2. a) indivíduo que luta para reduzir a tensão gerada pelas necessidades.
  3. b) indivíduo de necessidades humanas com significado e valor singular a cada pessoa.
  4. c) indivíduo cujas defesas naturais são influenciadas por um ambiente saudável ou não.
  5. d) ser social, mental, espiritual e físico, afetado por estímulos do ambiente interno e externo.
  6. e) indivíduo que utiliza o autocuidado para manter a vida e a saúde, recupera-se da doença e consegue enfrentar seus defeitos.

Comentário:

De acordo com a Teoria Ambiental de Nightingale, o homem é um indivíduo cujas defesas naturais são influenciadas por um ambiente saudável ou não.

Gabarito: C

 

  1. (2013/FUNCAB/SESACRE/Enfermeiro) O conceito básico mais característico dos trabalhos escritos por Florence Nightingale é o de:
  2. a) energia.
  3. b) ambiente.
  4. c) cultura.
  5. d) interação.
  6. e) diagnóstico.

Comentário:

O princípio fundamental do legado de Florence para a prática da profissão é a questão do ambiente.

Gabarito: B

 

No próximo artigo, comentarei mais questões sobre as teorias de enfermagem.

 

Referências Bibliográficas

Diógenes MAR, Pagliuca LMF. Teoria do autocuidado: análise crítica da utilidade na prática da enfermeira. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS) 2003 dez; 24(3):286-93

GEORGE, J. B. et al. Teorias de enfermagem: dos fundamentos para à prática profissional. 4.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

HADDAD. Veronica Cristin do Nascimento. SANTOS, Tânia Cristina Franco. A teoria ambientalista de florence nightingale no ensino da escola de enfermagem Anna Nery (1962 – 1968). Esc. Anna Nery vol.15 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000400014. Acesso em 03/04/2018.

Rodrigues DP, Pagliuca LMF, Silva RM. Modelo de Roy na enfermagem obstétrica: análise sob a óptica de Meleis. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):165-75.

TANNURE, M. C., PINHEIRO, A.M. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem. Guia Prático. 2° Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

Professora Natale Souza

Mestre em Saúde Coletiva pela UEFS. Servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador. Coach, Mentora, Consultora e Professora na área de Concursos Públicos e Residências. Graduada pela UEFS em 1998, pós-graduada em Gestão em Saúde, Saúde Pública, Urgência e Emergência, Auditoria de Sistemas, Enfermagem do Trabalho e Direito Sanitário. Autora de 02 livros – e mais 03 em processo de revisão: – Legislação do SUS – vídeo livro ( Editora Concursos Psi); Legislação do SUS – Comentada e esquematizada ( Editora Sanar). Aprovada em 16 concurso e seleções públicas (nacionais e internacionais) dentre elas: – Programa de Interiorização dos Profissionais de Saúde – MS – lotada em MG; – Consultora do Programa Nacional de Controle da Dengue (OPAS), lotada em Brasília; – Consultora Internacional do Programa Melhoria da Qualidade em Saúde pelo Banco Mundial, lotada em Brasília; – Governo do estado da Bahia – SESAB – urgência e emergência; – Prefeitura Municipal de Aracaju; – Prefeitura Municipal de Salvador; – Professora da Universidade Federal de Sergipe UFS; – Governo do Estado de Sergipe (SAMU); – Educadora em Saúde mental /FIOCRUZ- lotada Rio de Janeiro.

  • ​​​​​​​​Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

  • [su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/cursos/carreira/saude” target=”blank” background=”#ef2f2d” size=”6″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]​​garantia-de-satisfacao-30

Por
3 min. de leitura