Questões PMBOK Atuais – Ano 2022

Avatar


5 de Junho de 2022

Olá, Pessoal. Como vão os estudos?

Neste Artigo, vou continuar trazendo questões para que ajudem a revisar um dos conteúdos mais cobrados pelas bancas na área de Governança de TIC: Gerenciamento de Projetos.

Sendo assim, vou apresentar algumas questões “quentinhas”, que acabaram de ser cobradas pela banca CEBRASPE, neste ano de 2022, acerca do Guia PMBOK 6, a última versão do PMBOK.

E aí, vamos revisar?

 

Questão 01 (CEBRASPE/TELEBRAS/2022) Quanto ao gerenciamento de projetos, julgue os itens subsequentes, com base no PMBOK 6.ª Edição.

Os grupos de processos consistem em um agrupamento lógico de processos de gerenciamento de projetos para atingir os objetivos específicos do projeto; eles são dependentes das fases do projeto.

 

Resposta: conforme o Guia PMBOK 6, O Grupo de Processos de Gerenciamento de Projetos é um agrupamento lógico de processos de gerenciamento de projetos para atingir os objetivos específicos do projeto.

Os Grupos de Processos são independentes das fases do projeto.

E o que são as Fases?

A fase de um projeto é um conjunto de atividades relacionadas de maneira lógica que culmina na conclusão de uma ou mais entregas.

 

Resposta ERRADA.

 

Questão 02 (CEBRASPE/TELEBRAS/2022) Quanto ao gerenciamento de projetos, julgue os itens subsequentes, com base no PMBOK 6.ª Edição.

De acordo com o guia PMBOK, 6.ª edição, o Grupo de Processos de Iniciação consiste nos processos realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto e obter autorização para iniciar esse novo projeto ou essa nova fase.

 

Resposta: exatamente, conforme o Guia PMBOK 6, os Grupos de processos de iniciação são os processos realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente, através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.

 

Resposta CERTA.

 

Questão 03 (CEBRASPE/TELEBRAS/2022) Quanto ao gerenciamento de projetos, julgue os itens subsequentes, com base no PMBOK 6.ª Edição.

Os EGPs (escritórios de gerenciamento de projetos) de controle têm como função prover um papel consultivo aos projetos, fornecendo modelos, práticas recomendadas e lições aprendidas em outros projetos.

 

Resposta: nesta última versão do PMBOK, o Escritório de Gerenciamento de Projetos vem subdivido. Como assim?

Um EGP é uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas, e técnicas. As responsabilidades de um EGP podem variar, desde o fornecimento de funções de apoio ao gerenciamento de projetos até o gerenciamento direto de um ou mais projetos.

Nas organizações, existem vários tipos de EGP.

Cada tipo varia em função do seu grau de controle e influência nos projetos da organização, como:

  • Dar suporte: os EGPs de suporte fornecem um papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, práticas recomendadas, treinamento, acesso às informações e lições aprendidas em outros projetos. Este tipo de EGP atua como repositório de projetos. O nível de controle fornecido pelo EGP é baixo;
  • De controle: os EGPs de controle fornecem suporte e exigem a conformidade por vários meios. O nível de controle exercido pelo EGP é médio;
  • Diretivo: os EGPs diretivos assumem o controle dos projetos pelo seu gerenciamento direto. Gerentes de projetos são designados pelo EGP, e são subordinados a ele. O nível de controle fornecido pelo EGP é alto.

Ou seja, a assertiva se refere, especificamente, ao EGP de suporte.

 

Resposta ERRADA.

 

Questão 04 (CEBRASPE/TELEBRAS/2022) Com relação a gerenciamento de projetos com base no PMBOK V6, julgue os itens subsequentes.

Durante o planejamento do gerenciamento da qualidade, é possível utilizar ferramentas e técnicas, sendo uma delas o planejamento de testes e inspeções.

 

Resposta: essa pergunta é bem complicadinha, pois para respondê-la com total certeza, você, necessariamente, precisa decorar todas as ferramentas e técnicas da área de conhecimento de Gerenciamento da Qualidade.

Veja a visão geral, logo abaixo:

Então, depois disso, vimos que a assertiva está verdadeira.

 

Resposta CERTA.

 

Questão 05 (CEBRASPE/TELEBRAS/2022) Com relação a gerenciamento de projetos com base no PMBOK V6, julgue os itens subsequentes.

A área de conhecimento gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto.

 

Resposta: olhem o peguinha aí….

A assertiva se refere ao Gerenciamento de Recursos e não ao Gerenciamento da Qualidade.

Para relembrar, o Gerenciamento da Qualidade inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto e do produto para atender as expectativas das partes interessadas.

 

Resposta ERRADA.

 

Questão 06 (CEBRASPE/TELEBRAS/2022) Com relação a gerenciamento de projetos com base no PMBOK V6, julgue os itens subsequentes.

Para que sejam estimados os custos do projeto, o processo considera documentos como o de registro de riscos e o de registro de lições aprendidas.

 

Resposta: O Gerenciamento dos Custos do projeto inclui os processos usados em planejamento, estimativa, orçamento, financiamento, gerenciamento e controle dos custos, para que o projeto possa ser realizado dentro do orçamento aprovado.

Os processos de Gerenciamento dos Custos do Projeto são:

  • Planejar o Gerenciamento dos Custos;
  • Estimar os Custos;
  • Determinar o Orçamento; e
  • Controlar os Custos

No Processo pelo qual se desenvolve uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar o trabalho do projeto, que é o Processo Estimar Custos, o registro das lições aprendidas e dos riscos são uma das saídas desse Processo.

Questão difícil heimm…. Imagina decorar todas as saídas dos 4 Processos da Área de Conhecimento de Gerenciamento de Custos… Canseira!

Pela lógica, se você pensar bem, também é possível chegar à resposta certa, mas entendo que é complicado esse tipo de cobrança.

 

 

Resposta CERTA.

 

Questão 07 (CEBRASPE/TELEBRAS/2022) Com relação a gerenciamento de projetos com base no PMBOK V6, julgue os itens subsequentes.

Nas entradas do processo de planejamento do escopo, estão previstos o termo de abertura do projeto e o plano de gerenciamento de riscos.

Resposta: outra questão difícil. Mesmo tipo de cobrança da questão anterior.

No Processo Planejar Escopo se cria um plano de gerenciamento do escopo que documenta como os escopos do projeto e do produto serão definidos, validados e controlados.

Ou seja, você ainda tem os riscos mapeados para subsidiarem de entrada a esse processo.

Vejam quais são as entradas do Processo Planejar o Gerenciamento do Escopo:

 

Somente o TAP atende ao que está descrito na assertiva.

 

Resposta ERRADA.

 

Questão 08 (CEBRASPE/TELEBRAS/2022) Com relação a gerenciamento de projetos com base no PMBOK V6, julgue os itens subsequentes.

O gerenciamento de projetos eficaz ajuda indivíduos, grupos e organizações públicas e privadas a aumentarem suas chances de sucesso.

 

Resposta: um dos benefícios do gerenciamento de projetos é o alcance do sucesso do projeto, além disso, vejamos outros:

  • Cumprimento dos objetivos do negócio;
  • Satisfação das expectativas das partes interessadas;
  • Ser mais previsíveis;
  • Aumento das chances de sucesso;
  • Entrega dos produtos certos no momento certo;
  • Resolução de problemas e questões;
  • Respostas a riscos em tempo hábil;
  • Otimização do uso dos recursos organizacionais;
  • Identificação, recuperação e eliminação dos projetos com problemas;
  • Gerenciamento das restrições (por exemplo, escopo, qualidade, cronograma, custos, recursos);
  • Equilíbrio da influência de restrições do projeto (por exemplo, o aumento de escopo pode aumentar custos ou o prazo); e
  • Melhor gerenciamento de mudanças.

 

Resposta CERTA.

 

Questão 09 (CEBRASPE/TELEBRAS/2022) Com relação a gerenciamento de projetos com base no PMBOK V6, julgue os itens subsequentes.

Fatores ambientais da empresa e ativos de processos organizacionais são entradas do processo que determinam o orçamento.

 

 

Resposta: o Processo Determinar o Orçamento agrega os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.

Perceba as entradas desse Processo: Fatores Ambientais da Empresa e Ativos de Processos Organizacionais

 

Ou seja, a questão está correta:

 

Resposta CERTA.

 

Então, é isso.

Bons estudos!

Profª. Samantha Gomes

 

Avatar


5 de Junho de 2022