Recurso – Língua Portuguesa – Itens 02, 04, 09 e 10 – INSS – 2013

Avatar


30 de Outubro de 2013

Questão 02

Conforme a posição que as palavras ocupem na frase, sua significação e seu papel gramatical podem mudar. É isso que pode ocorrer com um dos adjetivos grifados nas alternativas abaixo: ele mudará de significado e classe se for antecipado ao substantivo com o qual se relaciona. Assinale-o.

GABARITO b) Amanhã cedo sairemos em comitiva para inaugurar uma fábrica nova.

Comentário:

No caso apresentado na opção B, a troca de posição entre núcleo e determinante, de fato, gera uma mudança em relação à oração proposta pela opção. No entanto, a alteração reside APENAS no campoSEMÂNTICO. Nos sintagmas “fábrica nova” e “nova fábrica”, a anteposição do adjetivo “nova” não o coloca em função substantiva, ele continua com o comportamento de determinante do núcleo (substantivo) “fábrica”; contudo, há a mudança de sentido. A mudança de posição afeta apenas o campo semântico das orações, as classes gramaticais permanecem inalteradas.

Proposta: SEM GABARITO

Questão 04

O ilustre acadêmico Antônio Carlos Secchin, no artigo intitulado “Um obstinado e discreto gênio da literatura”, disponível em www.academia.org.br, declarou o que segue:

GABARITO DA BANCA: a) empregar formas linguísticas com as quais o enunciados explicite sua intenção de instar o destinatário, ouvinte ou leitor a praticar atos ou tomar atitudes.

Comentário:

Percebe-se, com certa clareza, que o gabarito fornecido pela banca não condiz com o tipo de texto apresentado pela questão.

A definição presente na OPÇÃO A contempla um texto injuntivo, cujo objetivo é apresentar procedimentos a serem realizados. O texto injuntivo visa orientar, pedir ou prescrever como se deve fazer algo. No texto apresentado pela questão, não há nenhuma evidência textual que caracterize tal tipo de texto.

O texto de Antônio Carlos Secchin possui características claramente argumentativas, em que são apresentados argumentos e pontos de vista. Conteúdo presente na opção B.

PROPOSTA: MUDANÇA DE GABARITO PARA  A (B)

Questão 09

Uma das estratégias do humor é, sem dúvida, a quebra da expectativa de desenvolvimento numa sequência de fatos. Dentro desse quadro, circula na Internet a seguinte historieta, cuja veracidade é bastante discutível.
“O grande jurista Ruy Barbosa, ao chegar à casa ao entardecer, ouviu um barulho suspeito vindo do seu quintal. Dirigindo-se ao local donde vinham os ruídos, deparou com um homem que recolhera, num saco, três patos muito bem nutridos de sua criação. Rui aproximou-se do indivíduo, surpreendendo-o no momento em que se preparava para pular o muro que circundava a casa. Disse, então, o causídico ao infrator:

GABARITO DA BANCA: B.

Comentários:

A informação presente na opção C é o mais coerente com o que foi aprensetado no texto presente na questão. Nota-se que o assunto posto em evidência é Variação Linguística, em que usos linguísticos são determinados por fatores extralinguísticos.  A variação linguística transcende o campo do estilo, é um fato sistemático da língua, em que traços distintivos sugerem usos diferentes da linguagem.

O texto aborda a variante sociolinguística, isto é, variações faladas por comunidades socialmente definidas. Tal variante agrega alguns fatores de diversidade: o nível socioeconômico, determinado pelo meio social onde vive um indivíduo; o grau de instrução; a idade e o sexo.

O uso formal da língua, representado por um grande jurista, contrasta com o uso de um “ladrão”, o qual não tem, por questões claramente sociais, o domínio da norma culta, fato demonstrado pela expressão por ele proferida: “- Dotô, posso levá ou tenho que deixá os pato?”

Quem fica sem entender a fala proferida, na verdade, é o ladrão, não o jurista letrado. Com isso, o conteúdo presente na letra B não faz sentido. Ele afirma exatamente um fato contrário ao ocorrido no texto.

MUDANÇA DE GABARITO PARA A LETRA (C)

Questão 10

O jornal O Globo de 25/10/2011 deu a seguinte notícia: “A vitória avassaladora  da Presidente argentina  pode abrir caminho para que Cristina Kirchner avance com projetos cada vez mais polêmicos, entre eles o de uma reforma constitucional que incluiria a possibilidade de reeleição indefinida, atitude negada por ela durante a campanha.”

GABARITO DA BANCA A

Comentários:

O questionamento que se faz é acerca do motivo que levou a presidente a pensar em uma reforma constitucional. Segundo a opção oferecida pela banca como gabarito, tal reforma talvez tivesse como causa a sua vitória avassaladora.

Não existem evidências textuais que argumentem acerca do motivo para tal reforma, e sim o motivo para ela ter confiança suficiente para propor medidas estranhas, que, inclusive, vão de encontro ao que por ela foi dito durante a campanha.

Visto que a presidente obteve uma esmagadora vitória, ela avançou com projetos inusitados.

A vitória avassaladora não é a real justificativa para se fazer uma reforma constitucional, tal projeto talvez tenha outros motivos, contextualizados com a realidade argentina, mas não apresentados no texto.

PROPOSTA: MUDANÇA DE GABARITO PARA A LETRA ( B)

Professor Fabrício Dutra
Avatar


30 de Outubro de 2013

Tudo que sabemos sobre:

10 inss itens língua portuguesa recurso