Recursos Câmara de São Paulo SP até 18/01! Confira!

Recursos Câmara de São Paulo SP: edital oferece remuneração inicial de até R$ 14.113,59!

Avatar


16 de Janeiro6 min. de leitura

Novidades, concurseiros! O Concurso Câmara de São Paulo SP teve provas aplicadas no último domingo, 14 de janeiro de 2024. Agora que o gabarito preliminar foi divulgado, os candidatos terão entre os dias 16 e 18 de janeiro para interpor os recursos.

A Gran Concursos fez o gabarito extraoficial para o cargo de Técnico Legislativo (sem especialidade). Confira aqui as fundamentações dos nossos mestres para as questões passíveis de recursos para o cargo!

Vale destacar que a Câmara Municipal oferta 41 vagas imediatas mais cadastro de reserva para os cargos Consultor Técnico Legislativo, Técnico Legislativo e Procurador Legislativo com remunerações iniciais de até R$ 14.113,59.

Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:

Para elaboração dos recursos da prova, os professores utilizaram essa PROVA AQUI.

QUESTÃO NÚMERO 01

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: E

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR GUSTAVO SILVA: D

ENUNCIADO DA QUESTÃO: Observe os termos sublinhados no texto abaixo:

“Só o cavaleiro que (1) conseguisse vencer o gigante Morholt poderia salvar o país, mas ninguém havia até então ousado desafiar um guerreiro tão poderoso. Corajosamente, Tristão apresentou-se para enfrentá-lo. Eles se dirigiram então para a ilha de Santo-Tomás para aí se defrontarem. Armado cada um com uma espada, os dois combatentes se enfrentaram: Tristão não pôde evitar a arma de seu adversário que (2) lhe transpassou a coxa, mas ele soube melhor servir-se de sua espada e, defrontando-se com Morholt, ele lhe enfiou a ponta da espada no crânio. Mortalmente atingido, o gigante desabou e um brilho de metal ficou em sua ferida. O jovem cavaleiro teve forças para voltar as castelo de seu tio onde todos os habitantes estavam reunidos para festejar sua vitória.”

Nesse texto, há um conjunto de termos sublinhados; assinale a afirmativa correta sobre esses elementos de coesão e coerência.

(A) A primeira ocorrência do pronome relativo “que” e a expressão nominal “um guerreiro tão poderoso” se referem ao mesmo personagem.

(B) O pronome “se” nas formas verbais “se dirigiram”, “se defrontarem”, “servir-se” e “defrontando-se” se referem a personagens anteriormente citadas.

(C) A segunda ocorrência do pronome relativo “que” se refere ao termo anterior “seu adversário”.

(D) “cada um” e “os dois combatentes” se referem aos mesmos personagens: Tristão e o gigante.

(E) As duas ocorrências do pronome “lhe” têm valor possessivo e se referem a personagens diferentes.

FUNDAMENTAÇÃO: O gabarito divulgado pela banca indica o item E como correto. Embora o reconhecimento do pronome lhe como adjunto adnominal de valor possessivo não seja lição unânime entre os gramáticos, em um esforço interpretativo, existe a possibilidade de os trechos pertinentes serem assim entendidos: “transpassou a coxa de Tristão” e “ele enfiou a ponta da espada no crânio do gigante”. Isso, porém, não desfaz a correção do item D, no qual adequadamente se afirma que as expressões “cada um” e “os dois combatentes” fazem referência aos personagens apresentados no texto, os quais se enfrentaram: o gigante Morholt e Tristão. Nesse contexto, solicita-se a anulação da questão por duplicidade de resposta.

QUESTÃO NÚMERO 06

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: A

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR GUSTAVO SILVA: C/A

ENUNCIADO DA QUESTÃO: Em todas as frases a seguir foi evitada a repetição de termos idênticos por meio da substituição da segunda ocorrência. Assinale a frase em que o termo substituto está de acordo com a classe gramatical indicada entre parênteses.

(A) Clovis apreciou muito a viagem que fez para a Grécia. Ele voltará a Grécia no ano que vem. / lá (pronome adverbial).

(B) Em sua viagem ele conheceu muitos templos antigos. Já tinham comentado com ele sobre templos antigos. / eles (pronome relativo).

(C) Guilherme e Márcio visitaram o amigo doente, mas Márcio saiu do hospital preocupado. / aquele (pronome demonstrativo).

(D) Marcos não pôde partir de férias. Ele está contrariado por não ter podido partir de férias. / por causa daquilo (pronome adverbial).

(E) Célia trouxe uma lembrança para Carlos; ela deu essa lembrança a Carlos logo que chegou. / o (pronome pessoal).

FUNDAMENTAÇÃO: O gabarito divulgado pela banca indica o item A como correto. Observe-se, contudo, que o comando da questão solicita que se assinale “a frase em que o termo substituído está de acordo com a classe gramatical indicada entre parênteses”. (Grifo nosso.) Tal critério não abarca a adequada utilização do termo, e sim a adequada identificação da classe gramatical. Nesse contexto, só ocorre correta identificação na opção C, uma vez que “aquele” de fato é pronome demonstrativo, apesar da ambiguidade gerada, a qual persistiria mesmo com o emprego do demonstrativo “este”, em vista da presença de três antecedentes: “Guilherme”, “Márcio” e “amigo”. O item A, por sua vez, apresenta o termo “lá”, que corretamente retoma o antecedente “a Grécia”; entretanto, a indicação da classe gramatical “pronome adverbial” impossibilita o reconhecimento do item como gabarito, uma vez que tal categoria não pertence à nomenclatura gramatical, impossibilitando que o candidato reconheça como correta a resposta, uma vez que tal inovação contextualmente apresentada pela banca escapa ao conteúdo determinado no edital. Assim, em harmonia com o comando da questão, solicita-se a alteração do gabarito de A para C. Alternativamente, solicita-se também a anulação da questão por ausência de resposta totalmente correta.

QUESTÃO NÚMERO 12

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: E

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR GUSTAVO SILVA: D

ENUNCIADO DA QUESTÃO: Assinale a frase abaixo em que a oração adjetiva sublinhada foi adequadamente substituída por um adjetivo.

(A) A alta sociedade só existe para os que não participam dela. / inseridos nela.

(B) Prefiro trabalhar com inimigos, desde que sejam artistas, a ter de fazê-lo com amigos que não têm valor. / desvalorizados.

(C) Depois de certo tempo cada um é responsável pela cara que mostra. / demonstrada.

(D) Velho que não tem juízo nunca o teve. / desajuizado.

(E) Pois tua casa está em perigo quando arde a casa que está ao lado da tua. / próxima à tua.

FUNDAMENTAÇÃO: O gabarito divulgado pela banca indica o item E como correto. Ocorre que tal opção indica que a oração “que está ao lado da tua” corresponde a “próxima à tua”. No contexto, a referência é “casa que está ao lado da tua”, o que não corresponde a “casa próxima à tua”, visto que esta última construção é aplicável não à casa ao lado, mas a casa defronte ou mesmo outra casa na mesma rua. Por outro lado, no item D, verifica-se a correspondência entre a oração adjetiva “que não tem juízo” e “desajuizado”, de sorte que se pode reescrever o trecho “Velho que não tem juízo” na forma “Velho desajuizado”. Desse modo, solicita-se a alteração do gabarito de E para D.

QUESTÃO NÚMERO 13

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: B

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR GUSTAVO SILVA: C

ENUNCIADO DA QUESTÃO: Assinale a frase em que há a possibilidade de dupla concordância nominal na palavra sublinhada.

(A) Dadas as circunstâncias, farei uma denúncia à polícia.

(B) Faça as mudanças que forem indispensáveis.

(C) Postas de lado essas alegações, tudo está correto.

(D) Atendidas as reclamações do cliente, tudo ficou tranquilo.

(E) Verificado serem inúteis os decretos, tudo se arranjou.

FUNDAMENTAÇÃO: O gabarito divulgado pela banca indica o item B como correto, e o período ali presente é este: “Faça as mudanças que forem indispensáveis”. (Grifo no original.) Ocorre que o comando da questão solicita que se indique “a frase em que há a possibilidade de dupla concordância nominal na palavra sublinhada”, e obviamente não é admissível que se escreva isto: “Faça as mudanças que forem indispensável”. Isso mostra a incorreção do item com resposta. Por outro lado, no item C, embora não se trate de situação ideal, pode-se tomar o termo inicial como locução sem variação: Posto de lado. Nesse contexto, solicita-se a alteração do gabarito de B para C. Alternativamente, solicita-se também a anulação da questão por ausência de resposta perfeitamente correta.

QUESTÃO NÚMERO 29

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: B

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR GUSTAVO SILVA: C

ENUNCIADO DA QUESTÃO: Entre as frases abaixo, assinale aquela em que houve a rescrita da frase com a retirada do advérbio “não”, mantendo-se o sentido original da frase, de forma inadequada.

(A) Os homens sempre desaprovam o que não são capazes de fazer / Os homens sempre desaprovam o que são incapazes de fazer.

(B) Não leve a vida tão a sério. Ela não é permanente / Não leve a vida tão a sério. Ela é volúvel.

(C) Na arte não existe passado nem futuro. A arte que não está no presente não existirá nunca / Na arte só existe presente. A arte que está no passado ou no futuro nunca existirá.

(D) Não entendo nada de música. Na minha área você não precisa disso / Nada entendo de música, na minha área você independe disso.

(E) Se você não pode imitá-lo, não o copie / Se você é incapaz de imitá-lo, não o copie.

FUNDAMENTAÇÃO: O gabarito divulgado pela banca indica o item B como correto, e essa alternativa estabelece correspondência entre a frase “Ela não é permanente” e a frase “Ela é volúvel”. Ocorre que “volúvel” significa também inconstante, mudável, o que demonstra rescrita adequada, ao passo que o comando da questão solicita a rescrita inadequada. Isso inviabiliza o item B como gabarito para a questão. Por outro lado, no item C, a nova estrutura destoa da informação anterior, pois o trecho “A arte que não está no presente não existirá nunca” não equivale a “A arte que está no passado ou no futuro nunca existirá”, pois, consoante o primeiro trecho, já que a arte só existe no presente, ela não pode estar no passado ou no futuro como sugere o segundo trecho. Em vista da incoerência da rescrita em relação à frase originária, verifica-se que a inadequação se mostra no item C. Nesse contexto, solicita-se a alteração do gabarito de B para C.

Resumo do Concurso Câmara de São Paulo

Concurso Câmara de São PauloConcurso Câmara de São Paulo SP
Situação atualEdital publicado
Banca organizadoraFGV
CargosDiversos
EscolaridadeNíveis Médio e Superior
CarreirasDiversas
LotaçãoEstado de São Paulo
Número de vagas38 vagas
Remuneraçãode R$ 6.584,03 a R$ 14.113,59
Inscriçõesde 25/10/2023 até 04/12/2023
Taxa de inscriçãode R$ 90,00 a R$ 155,00
Data da prova objetiva14/01/2024
Clique aqui para ver o edital do Concurso Câmara de São Paulo
Clique aqui para ver o novo cronograma!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


16 de Janeiro6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado