Recursos EsFCEX: confira AQUI! Prazo termina hoje (18)

O gabarito Preliminar do concurso EsFCEX foi publicado. Confira aqui recursos da prova esfcex, os pedidos devem ser realizados até sexta (18/09).

Avatar


18 de Setembro de 2020

O gabarito preliminar do concurso EsFCEX foi publicado na tarde da última quarta-feira(16/09). O exame intelectual foi aplicado no dia 13 de setembro de 2020. Os candidatos podem solicitar a revisão de correção das provas (recursos Esfcex) até às 23h59 do dia 18 de setembro de 2020. O pedido deve ser realizado por meio da página do concurso.

Confira aqui os gabaritos preliminares na íntegra

O edital de concurso de admissão 2020 para matrícula no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar e no Curso de Formação de Capelães Militares em 2021 da Escola de Formação Complementar do Exército oferta 41 vagas para diversas áreas. Confira logo abaixo recursos EsFCEX.

Recursos EsFCEX: confira abaixo

Questão 22 – História do Brasil – recurso do professor Admilson Costa Santos

Na página 621 do livro “Brasil: Uma Biografia” as autoras, Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, tratam como uma das vantagens da oposição para a tentativa da aprovação de eleições diretas para presidente a seguinte afirmação*: 

A oposição contava ainda com o saldo das eleições de 1982, a primeira eleição direta para governador desde 1965. O PMDB elegeu governadores em nove estados, incluindo os mais ricos — São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. 

No item E, Questão 22, prova de Magistério Espanhol, a Banca acrescentou o termo “positivo” ao texto das autoras, ficando da seguinte forma:

  1. E) o saldo positivo das eleições diretas para governador de estado realizadas em 1982, nas quais o PMDB elegeu nove governadores, incluídos os mais ricos, e o PDT conquistou o governo do Rio de Janeiro.

 

Não há de se falar em “saldo positivo”. As próprias autoras não adjetivam o resultado como positivo ou negativo, simplesmente, chamam de saldo. Sabe-se que nas eleições de 1982, o PDS, partido do Governo, oriundo da antiga ARENA, elegeu 12 dos 22 governadores. Sendo assim, não é um saldo positivo para a oposição. As autoras falam em saldo porque, mesmo não sendo maioria, demonstrava uma vitória o fato de 10 estados estarem sob a governança da oposição. Porém, mesmo assim, o saldo positivo é do Governo com seus 12 governadores. 

A alternativa correta seria a de Letra “D”, pois a oposição elegeu a maioria da Câmara dos Deputados, totalizando o número de 244 deputados federais contra 235 do PDS, partido do Governo, justamente o que se afirma no item D: a maioria parlamentar da oposição na Câmara dos Deputados conquistada com as eleições de 1982, condição que permitia um forte equilíbrio 

A questão deve ser anulada, tendo em vista que o enunciado da questão diz: “Para Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, uma dessas vantagens foi:”

Mesmo a alternativa D respondendo corretamente ao que se pede do referido período histórico, as autoras não trouxeram essa informação no livro “Brasil: Uma Biografia”. 

Notas:

Faça a conferência no livro impresso. Capítulo 18: NO CAMINHO DA DEMOCRACIA: A TRANSIÇÃO PARA O PODER CIVIL. Subtítulo: NA RUA, DE BLUSA AMARELA 

Questão 27 – Professor: Júlio Santos

A questão 27 é referente a prova de geografia e destaca uma pirâmide etária do Brasil no ano de 2010 que indica uma acentuada intensificação da população adulta que tem como consequência o aumento da população economicamente ativa, e automaticamente, a redução sobre a pressão do sistema de proteção social.

O sistema de proteção social nada mais é que um mecanismo criado pela sociedade tendo em vista proteger seus membros contra aquilo que pode limitar a sua capacidade de atender as suas necessidades fundamentais.

Diante do exposto a questão permite a escolha da opção B, entretanto é possível verificar na imagem uma recomposição da população economicamente ativa, ideia defendida por Levon Boligian em sua obra Geografia, espaço e identidade.

É importante salientar que de acordo com o dicionário Michaelis recompor significa nova composição fato esse que se apresenta a partir de um processo de transição do estado brasileiro de uma pirâmide pré-industrial em direção a uma pirâmide industrial indicada no crescimento da população adulta. Diante das argumentações a questão 27 da prova tipo A deverá ser anulada por apresentar como respostas tanto a opção B como a E.

Resumo do concurso EsFCEX

Concurso Escola de Formação Complementar do Exército (concurso EsFCEx)
Banca organizadora EI – Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP
Cargos Diversos
Escolaridade Superior
Carreiras Militar, saúde, administrativa e deucação
Lotação Nacional
Número de vagas 41 vagas
Remuneração R$ 10.306,25
Inscrições de 17/06/2020 a 05/08/2020
Taxa de inscrição de R$ 120,00
Data da prova objetiva 13 de setembro de 2020
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do edital 

Avatar


18 de Setembro de 2020