Confira abaixo as questões que cabem recurso comentadas.
Inserir informações sobre o prazo para recursos e onde ele deve ser solicitado.
Item 3 – Recurso
O gabarito divulgado pela banca examinadora indica que o item 3 é correto. Ocorre que tal item afirma que, no trecho indicado, “tem-se um sujeito composto que concorda com a forma verbal ‘reduzem’”. De fato, tem-se ali sujeito composto cujos núcleos são “inflação”, “crescimento”, “dívida” e “ambiente”. Entretanto, o item erra ao afirmar que tal sujeito concorda com a forma verbal “reduzem”, pois a previsão gramatical equivale ao contrário: a forma verbal “reduzem” é que concorda com o sujeito composto.
Não há autor que afirme que o sujeito concorde com o verbo. Sempre se enfatiza a submissão de flexão do verbo ao sujeito, nunca do oposto, como Celso Cunha e Lindley
Cintra confirmam:
“A solidariedade entre o verbo e o sujeito, que ele faz viver no tempo, exterioriza-se na concordância, isto é, na variabilidade do verbo para conformar-se ao número e à pessoa do sujeito. […] O verbo concorda em
número e pessoa com o seu sujeito, venha ele claro ou subentendido […].” (CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985, p. 485-486).
Diante disso, solicita-se a alteração do gabarito de certo para errado.
Item 4 – Recurso
O gabarito divulgado pela banca examinadora indica o item como certo. Sugere-se ali a troca de “à medida que” por conforme, “uma vez que essa substituição não altera o sentido do parágrafo”. Ocorre que o termo “à medida que” é locução conjuntiva subordinativa adverbial proporcional e indica a ocorrência simultânea de fatos. Por sua vez, o termo “conforme” é conjunção subordinativa adverbial conformativa, a qual
expressão conformidade, harmonia entre dois fatos ou informações. Desse modo, a substituição sugerida altera o sentido do texto.
A diferença de sentido é unanimemente expressa pelos gramáticos, que, a exemplo de Evanildo Bechara, situam a locução conjuntiva e a conjunção mencionadas em grupos diversos:
5) CONFORMATIVAS: quando iniciam oração que exprime um fato em conformidade com o outro expresso na oração principal: como, conforme, segundo, consoante […].
………………………………………………………………………………………………………………..
9) PROPORCIONAIS: quando iniciam oração que exprime um fato que ocorre, aumenta ou diminui na mesma proporção daquilo que se declara na oração principal: à medida que, à proporção que, ao passo que […]. (BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37 ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteiro, 2009, p. 327-328.) (Grifos nossos.)
Diante do exposto, solicita-se a alteração do gabarito de certo para errado.
Item 10 – Recurso
O gabarito divulgado pela banca examinadora indica que o item 10 é correto. Tal item afirma que “a palavra ‘ele’ trata-se de um pronome pessoal na 3.ª pessoa do singular que foi utilizado para substituir o substantivo ‘colesterol’”. Contudo, ao se verificarem as relações coesivas do texto, constata-se que o termo “ele” estabelece coesão referencial anafórica com o substantivo “índice”, que é o núcleo do termo antecedente “índice de colesterol”.
No trecho “Mas ele também pode estar associado a questões genéticas”, no terceiro parágrafo, seria incoerente admitir que o pronome “ele” substitui “colesterol”, visto que isso levaria à afirmação literal de que o colesterol PODE estar associado a questões genéticas. Ora, o próprio texto, em seu primeiro parágrafo, afirma que o colesterol “faz parte da estrutura das células do organismo”; portanto, não há como um ser humano existir sem que o colesterol integre sua carga genética, ou seja, não se trata de possibilidade, e sim de fato: o colesterol, geneticamente, integra o corpo humano e, por isso, SEMPRE está associado à genética humana.
Logo, a ideia de possibilidade não diz respeito ao próprio colesterol, e sim ao seu índice que – seja ruim, seja bom – pode ou não estar associado à genética familiar, daí se falar, no texto, de “hipercolesterolemia familiar (HF)”.
Ante todo o exposto, solicita-se a alteração do gabarito de certo para errado.
Item 12 – Recurso
O gabarito divulgado pela banca examinadora indica que o item 12 é correto. Tal item afirma que, no “quarto parágrafo, antes de ‘Segundo’, poderia ser inserido o advérbio Ademais, sem alteração do sentido do parágrafo”. Inicialmente, deve-se destacar que o item nada comenta acerca da necessidade de ajuste estrutural na frase; portanto, a sugestão ali presente geraria a seguinte estrutura: “Ademais Segundo o Ministério da Saúde, 4 em cada 10 brasileiros têm colesterol alto […].”
Obviamente, observam-se aí duas impropriedades, se não dois erros gramaticais: a inicial maiúscula em “Segundo” e a ausência de vírgula após “Ademais”, em vista da intercalação do adjunto adverbial de conformidade “Segundo o Ministério de Saúde”.
Por outro lado, ainda que se ignorem tais inadequações geradas pela imprecisão do comando do item, deve-se considerar que a inserção do termo “Ademais” introduziria a noção de adição, acréscimo de informação em continuidade àquilo que fora expresso no parágrafo anterior, a saber, a associação entre os índices de colesterol e os fatores genéticos. Ocorre que a informação presente no quarto parágrafo não diz respeito a questões genéticas, o que implica a impropriedade de sentido que o uso do termo sugerido ocasionaria. Em outras palavras, no texto original, o quarto parágrafo não expressa o sentido aditivo que a inserção sugerida o forçaria, inapropriadamente, a apresentar.
Assim, solicita-se a alteração do gabarito de certo para errado.
Item 13 – Recurso
O gabarito divulgado pela banca examinadora indica que o item 13 é correto. Tal item afirma que “tanto ‘coordenado’ quanto ‘é’ se referem ao sujeito ‘Instituto’ (linha 23)”. Inicialmente, no texto, o termo “Instituto” não está na linha 23, e sim na linha 22. Além disso, no trecho “laboratório de genética do Instituto”, o termo (“Instituto”) não exerce a função de sujeito, mas de adjunto adnominal de “laboratório”. Ademais, “Coordenado” e “é” não se referem a “Instituto”, uma vez que têm como referente textual “projeto”, que retoma “programa”, que, por sua vez, se refere a “HipercolBrasil”: o projeto/o
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