Recursos PC RJ Investigador: prazo até 22/02!

Veja as questões passíveis de recurso e confira a fundamentação elaborada pelos nossos mestres.

Avatar


22 de fevereiro4 min. de leitura

As provas do concurso PC RJ Investigador de Polícia para ingresso na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro foram aplicadas no dia 13 de fevereiro de 2022 para todos os candidatos inscritos.

A organizadora Fundação Getúlio Vargas já divulgou o gabarito preliminar da prova objetiva.

Não concorda com o gabarito e padrão de resposta indicado? Faça seu recurso!

O candidato terá o prazo de 07 (sete) dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao da publicação no DOERJ para formalizar seu recurso, devendo acessar o site https://conhecimento.fgv.br/concursos/pcrj21, das 00h00min do primeiro dia às 23h59min do último dia, preencher sua argumentação fundamentada em formulário próprio disponibilizado para este fim, e encaminhar a FGV.

A divulgação do edital de resultado final nas provas objetivas ainda será definido pela banca organizadora.

Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:

***Esta matéria será atualizada conforme o recebimento dos recursos elaborados pelo nossos professores.

PROVA TIPO 1 – BRANCA

Noções de Direito Penal – RECURSOS – PROF. Péricles Mendonça

Recursos

QUESTÃO 61 – Fundamentos: Iniciamos afirmando que há doutrina que entende que a pretensão do agente deve ser legítima, direito que possa ser satisfeito em juízo. Como ensina o professor Guilherme NUCCI: “para satisfazer pretensão (há de ser um interesse que possa ser satisfeito em juízo, pois não teria o menor cabimento considerar crime a atitude do agente que consegue algo incabível de ser alcançado através da atividade jurisdicional do Estado)”. Em segundo lugar, ainda que se adote a posição doutrinária no sentido de que o pai pensava exercer pretensão ilegítima na forma do exercício arbitrário, não há qualquer menção quanto ao dolo do agente, o qual não pode ser inferido ou deduzido pelo candidato. Mesmo adotando a doutrina em sentido contrário, não há como afirmar que o autor desejava realizar o exercício das suas razões ou se simplesmente desejava perpetrar agressões e se sujeitar às penas cabíveis, hipótese em que só há falar em lesões corporais. Sendo assim o gabarito a ser considerado deve ser a letra B, lesões corporais leves. Se assim a banca não entender, solicitamos a anulação do item já que trata de tema divergente na doutrina.

QUESTÃO 66 – Fundamentos: Estamos tratando aqui de um item estranho ao edital, já que quando a banca quis cobrar o tema “Conflito Aparente de Normas Penais” ela deixou claro no edital do certame, como fez com o edital de Inspetor de Polícia. No concurso para Investigador de polícia, alvo do nosso recurso, não foi cobrado esse conteúdo, sendo assim, solicitamos a anulação do item já que se trata de conteúdo fora do edital.

QUESTÃO 70 –Fundamentos: Vamos iniciar conceituando o instituto da tentativa, que ocorre quando iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias a vontade do agente. Já o arrependimento eficaz o agente realiza todos os atos necessários para a produção do resultado (3 facadas) e faz uma ação para impedir a produção do resultado (providenciou o transporte de Eros até o hospital). Dessa forma, analisando a situação hipotética trazida na questão, vemos que o fato se trata de arrependimento eficaz e não de tentativa.

Desse modo, o gabarito deve ser alterado de E para B.

 

LÍNGUA PORTUGUESA – RECURSOS – PROF. MÁRCIO WESLEY

QUESTÃO 12 (apenas esclarecimento; não é recurso contra o gabarito da banca, mas pode ser usado como recurso para manter a resposta preliminar da banca)

Resposta preliminar da banca: E.

Nossa resposta preliminar: B.

Esclarecimento (não é recurso contra a resposta da banca): O caráter metalinguístico está presente sim na opção “B”, porque é demonstrada preocupação em informar abrangência do significado de uma palavra (preconceito). A opção “E” realmente não apresenta preocupação metalinguística, porque apenas informa o que um dicionário faz, sem procurar definir significado de palavras utilizadas na própria frase. Conclusão: confirmamos a resposta preliminar da banca como opção “E”.

QUESTÃO 13 (apenas esclarecimento; não é recurso contra o gabarito da banca, mas pode ser usado como recurso para manter a resposta preliminar da banca)

Resposta preliminar da banca: B.

Nossa resposta preliminar: A.

Esclarecimento (não é recurso contra a resposta da banca): O segmento final do primeiro parágrafo faz parte de um paralelismo com outro segmento. O outro segmento em paralelo é: “o verbo inquirir … pode ser DEFINIDO [grifei] como ‘procurar informações acerca de; indagar; investigar; pesquisar’”. Em seguida, aparece a conjunção coordenativa “ou” e estabelece o paralelismo. Esse paralelismo faz subentender “pode ser definido como” diante do segmento que o enunciado da questão está analisando: “[pode ser definido como] fazer indagações, investigações, pesquisas, perquirições, de natureza filosófica ou científica; investigar, indagar, pesquisar, esquadrinhar’”. O paralelismo é um aspecto da estrutura textual muito presente nas abordagens da banca FGV. Assim, confirmamos a resposta preliminar da banca como opção “B”: uma definição e sinônimos. A definição se faz presente a partir do paralelismo no texto, e os sinônimos se fazem presentes na enumeração de sentidos para traduzir o verbo “inquirir”.

QUESTÃO 19 (apenas esclarecimento; não é recurso contra o gabarito da banca, mas pode ser usado como recurso para manter a resposta preliminar da banca)

Resposta preliminar da banca: B.

Nossa resposta preliminar: A.

Esclarecimento (não é recurso contra a resposta da banca): O termo “esse pessoal” não tem o antecedente claramente identificado como pede o enunciado porque esse referente precisa ser deduzido a partir de uma generalização do termo “investigador” como classe e não como indivíduo e, além disso, não é claramente definido porque esse termo (investigador) não aparece tão imediatamente antes. Já o termo “nesse campo” consegue equivalência imediata com o antecedente mais próximo “computação forense” e consegue equivalência sem necessitar de generalização (como ocorreu com a referência de “esse pessoal”). Então confirmamos a resposta da banca como opção “B” (nesse campo).

INFORMÁTICA – RECURSOS – PROF. JEFERSON BOGO

QUESTÃO 94

No Windows 10, o aplicativo Limpeza de Disco, disponível em Ferramentas Administrativas do Windows, no menu Iniciar, oferece diversas opções de grupos de arquivos que podem ser removidos, EXCETO:

(A) arquivos da Área de Trabalho;

(B) arquivos de Internet Temporários;

(C) Lixeira;

(D) Miniaturas;

(E) relatórios de erros do Windows

Comentário do professor: Ao acessar a ferramenta  Limpeza de disco, clicando no botão “Exibir Arquivos “, é possível excluir arquivos localizados na Área de Trabalho.  Portanto, todas as opções apresentadas estão corretas. Solicita-se a anulação.

Resumo do Concurso PC RJ

Concurso Polícia Civil RJ Polícia Civil do Rio de Janeiro
Situação atual edital publicado
Banca organizadora Fundação Getúlio Vargas
Cargos
  • Perito legista,
  • Investigador de Polícia,
  • Inspetor de Polícia,
  • Perito Criminal,
  • Técnico de Necropsia e
  • Auxiliar de Necropsia.
Escolaridade Níveis fundamental, médio e superior
Carreiras Policial e outras
Lotação Rio de Janeiro
Número de vagas 350 vagas
Remuneração R$ 4.606,29 a R$ 9.924,06
Inscrições entre 27 de setembro a 26 de outubro de 2021
Taxa de inscrição Variada
Data da prova objetiva
  • 05/12/2021 – Perito Legista e Perito Criminal (realizada)
  • 30/01/2022 – Inspetor (realizada)
  • 23/01/2022 –Auxiliar de Necropsia (realizada)
  • 06/02/2022 – Técnico de Necropsia (realizada)
  • 13/02/2022 – Investigador Policial (realizada)

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


22 de fevereiro4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

pós-prova