Recursos PMDF: prazo até 26/05. Confira!

Concurso PMDF: provas aplicados no dia 21 de maio Confira aqui os possíveis recursos para questões das provas tipo 2 e tipo 3!

Avatar


23 de Maio de 2023

As provas do concurso PMDF foram aplicadas no dia 21 de maio. A seleção da Polícia Militar do Distrito Federal oferta um total de 2.100 vagas de nível superior, sendo 700 imediatas e 1.400 destinadas ao cadastro de reserva.

Com o gabarito preliminar já publicado, o prazo para o envio dos recursos PM DF para os candidatos vai até sexta-feira (26/05).

Acompanhe o conteúdo para ficar por dentro das possíveis fundamentações de recursos PM DF para questões das provas tipo 2 e tipo 3, de acordo com a análise de professores do Gran.

Os recursos PMDF deverão ser submetidos em link específico no site da instituição organizadora, Instituto AOCP.

Ser aprovado é questão de treino: Segurança Pública com Érico Palazzo

Recursos PMDF: confira abaixo os recursos elaborados para a prova tipo 2:

Para elaboração dos recursos escritos, os professores utilizaram a prova tipo 2. Confira!

Disciplina Língua Portuguesa  – Questão 4

  • GABARITO PRELIMINAR: B
  • GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR MÁRCIO WESLEY: A
  • ENUNCIADO DA QUESTÃO: Tendo em vista aspectos linguísticos do texto em análise, assinale a alternativa correta…
  • FUNDAMENTAÇÃO: Todas as opções oferecidas na questão estão incorretas.
  • PEDIDO DESTE RECURSO: anular a questão, por não existir resposta que atenda ao enunciado, conforme demonstrado acima no comentário de cada opção.

(A) O trecho “(…) você provavelmente foi impactado por diversos conteúdos (…)” poderia ser reescrito, sem mudança sintática ou de sentido, da seguinte forma: “diversos conteúdos provavelmente impactaram você”. COMENTÁRIO: a oração original do texto aparece em voz passiva (sujeito paciente: você; locução verbal em voz passiva analítica: foi impactado; agente da passiva: por diversos conteúdos); a nova redação assumiu a forma da voz ativa correspondente à oração do texto (sujeito agente: diversos conteúdos; verbo transitivo direto no mesmo tempo verbal da oração original do texto: impactaram; objeto direto: você). Essa conversão correta entre voz passiva e voz ativa preserva o sentido. Foi feita uma transformação dentro dos padrões gramaticais, portanto correta. Porém, a opção “(A)” não perguntou se foi feita uma reescrita correta; em vez disso, ela perguntou se não ocorre mudança sintática. Ora, mudança sintática significa mudança de análise sintática dos termos de uma oração. A conversão entre voz ativa e voz passiva muda a análise sintática dos termos da oração: o sujeito agente da voz ativa (diversos conteúdos) é transformado no agente da passiva na voz passiva (por diversos conteúdos), enquanto o objeto direto da voz ativa (impactaram você) é transformado no sujeito paciente da voz passiva (você foi impactado). Portanto, é verdade que a reescrita proposta não muda sentido, porém é mentira que não ocorre mudança sintática. RESPOSTA: opção incorreta.

(B) Em “(…) o comando por trás de toda resposta parte da mente humana. É nesse ponto que devemos prestar atenção. (parágrafo 05), o pronome destacado faz referência a – ainda requerida e tão citada no texto – ação humana para se manusear as IAs. COMENTÁRIO: Segundo bibliografia adotada pela banca no edital deste concurso (BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015), a palavra “nesse” não é classificada como pronome como se pretendeu afirmar em “o pronome destacado faz referência a”. Na obra indicada pela banca na bibliografia do edital (BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015), na parte II (Gramática descritiva e normativa – as unidades no enunciado), item A) Formas e funções, subitem 8 – Preposição, Bechara informa que preposições normalmente se contraem com artigos e pronomes, mas a palavra resultante não é classificada como pronome, e sim vista como a união de palavras de classes gramaticais: em + esse = nesse; é preciso enxergar aí que a palavra “em” continua classificada como preposição, e a palavra “esse” continua classificada como pronome demonstrativo; no entanto, a palavra “nesse” não é classificada como um pronome, mas apenas como contração de preposição “em” com pronome “esse”. Esta é a primeira incongruência da opção “(B)”. A opção “(B)” acerta em afirmar que “nesse” refere-se à “ação humana para manusear as IAs”, ainda requerida. Porém, surge agora a segunda incongruência: apontar que a ação humana para se manusear as IAs é “tão citada no texto”. Vejamos: nos parágrafos 01 a 03, a ação humana para manusear as IAs não é mencionada (a menção de que “a IA ainda está muito longe de substituir a singularidade do trabalho humano” foi generalizada para toda ação humana, e não se dirigiu especificamente à ação humana para manusear as IAs); no parágrafo 04, existe referência a “muito longe de substituir a singularidade do intelecto humano”, mas novamente não se trata de ação humana para manusear as IAs; no parágrafo 05, finalmente, aparece referência à ação humana para manusear as IAs (“o comando por trás de toda resposta parte da mente humana”); os parágrafos 06 a 08 especificam e explicam ações humanas para manusear as IAs (atualização da base de dados e formulação de perguntas bem elaboradas para obter respostas adequadas); o parágrafo 09 apenas reforça a tese do texto de que a evolução das IAs não vai substituir a criatividade da mente humana. Sendo assim, a opção “(B)” se equivoca no aspecto linguístico pedido no enunciado, ao chamar de pronome a palavra “nesse”, que é na verdade contração e não uma palavra classificada como pronome, bem como se equivoca em afirmar que é tão citada (expressão vaga, imprecisa) no texto a ação humana para manusear as IAs. RESPOSTA: opção incorreta.

(C) No trecho “(…), logo reparei que, se você aplicar comandos genéricos, terá também respostas genéricas.”, a forma verbal em destaque, juntamente ao uso de “se”, expressa noção de certeza, factualidade. COMENTÁRIO: ao par da invencionice da banca com o emprego de palavra inexistente nos registros oficiais do léxico português (“factualidade” é palavra inventada, sem registro em dicionários nem no vocabulário da Academia Brasileira de Letras), temos aqui também o absurdo de afirmar que a forma verbal “aplicar” expressa noção de certeza. Por padrão, não existe expressão de certeza com verbo no modo subjuntivo, como é o caso em “se você aplicar” (futuro do subjuntivo, em harmonia com o futuro do presente logo a seguir em “terá”); o modo subjuntivo é a expressão da incerteza e da mera possibilidade. RESPOSTA: opção incorreta.

(D) Em “A primeira coisa que reparei é que sua base de dados demanda atualizações.” (parágrafo 06), o pronome destacado, nesse contexto, gera ambiguidade, podendo referir-se tanto á plataforma ChatGPT quanto ao leitor do texto. COMENTÁRIO: O trecho é o segundo período do paragrafo 06. Nesse parágrafo, o primeiro período deixou clara a referência à plataforma experimentada como sendo o ChatGPT. Em seguida, o segundo período aponta “sua base de dados” como base da plataforma ChatGPT, claramente compreensível pelo leitor, sem margem de dúvida, sem ambiguidade, muito menos uma eventual referência ao leitor. RESPOSTA: opção incorreta.

(E) Em “Serão cada vez mais ferramentas indispensáveis em nosso cotidiano, que nos darão excelentes atalhos para nos levar ainda mais longe” (parágrafo 09), o sujeito do verbo destacado é “ferramentas”. COMENTÁRIO: O trecho é o segundo período do parágrafo 09. O primeiro período é: “Por fim, o desenvolvimento das novas IAs servirão, e muito, para contribuir com a nossa evolução.” Para compreensão de forma coesa desse parágrafo, a leitura de “Serão cada vez mais ferramentas indispensáveis em nosso cotidiano” só adquire coerência na retomada de “novas IAs” como sujeito elíptico para “serão”: são as novas IAs (grande tema do texto) que serão cada vez mais ferramentas indispensáveis em nosso cotidiano. Mas a opção “E” apontou “ferramentas” como sujeito; na verdade, “ferramentas” apareceu como núcleo do predicativo do sujeito. RESPOSTA: opção incorreta.

Disciplina Língua Portuguesa  – Questão 8

  • GABARITO PRELIMINAR: D
  • GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR MÁRCIO WESLEY: C
  • ENUNCIADO DA QUESTÃO: Sobre o conteúdo do texto lido, é correto afirmar que…

FUNDAMENTAÇÃO: para haver erro na opção “(C)”. Apesar de ser admissível o susto do autor, conforme afirmado na opção “(C)”, com base no início do parágrafo 5 (Aos primeiros olhares, o robô assusta por sua capacidade humanizada de interagir), pois esse susto é apresentado como algo geral, que inclui o próprio autor, mesmo assim surge uma desarmonia na opção “(C)”: ela afirma que o motivo do susto é “devido à competência desta para interagir de forma tão eficiente e equivalente a qualquer ação humana”, no entanto o autor afirma que “ainda que a IA seja aperfeiçoada cada vez mais e que suas interações fiquem ainda mais humanas, tem algo indispensável que seguirá sendo a espinha dorsal: o comando por trás de toda resposta parte da mente humana”. Portanto, é equivocado afirmar que a plataforma ChatGPT possui competência “para interagir de forma tão eficiente e equivalente a qualquer ação humana”. Sobretudo este trecho final (equivalente a qualquer ação humana) contradiz as ideias do texto quanto a ainda haver aperfeiçoamentos necessários. Existem outras passagens para reforçar essa contradição entre o texto e a questão: “ainda estão muito longe de substituir a singularidade do intelecto humano” (parágrafo 4); “desde que tenham suas usabilidades bem aplicadas e previamente pensadas de forma estratégica. Isso é algo que, por enquanto, somente nós conseguimos fazer de forma verdadeiramente eficiente” (parágrafo 4); “esses dois pontos observados (atualização da base de dados e comandos bem aplicados) necessitam dos indispensáveis olhares e pensamentos exclusivos de nós, humanos” (parágrafo 8); “ainda que possam avançar muito mais do possamos imaginar, a criatividade da mente humana é insubstituível”.

JUSTIFICATIVA para ser a opção “(D)” a resposta. Apesar de uma aparente ambiguidade no segmento “em curtíssimo prazo”, que poderia significar previsão de que a nova IA teria seu desenvolvimento mais avançado em pouco tempo, a leitura atenta de todo o teor da opção “(D)” traz outro segmento esclarecedor: “o ser humano, sem dispor de tal tecnologia, levaria muito mais tempo para desenvolver”. Esse segmento final da opção “(D)” esclarece que se tratava de apontar “curtíssimo prazo” como tempo de “poucos segundos” (parágrafo 5) em que “você pode ter em sua tela a resposta para uma dúvida sobre questões complexas de matemática”. Sendo assim, a opção “(D)” fica sendo mesmo a mais harmoniosa com o teor do texto. Deve ser mantida como resposta adequada.

Disciplina Direitos Humanos – Questão 45

  • GABARITO PRELIMINAR: E
  • GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELA PROFESSORA ALINE ROCHA: E
  • ENUNCIADO DA QUESTÃO: Considerando a teoria geral dos direitos humanos acerca da terminologia, ressalvadas as particularidades…
  • FUNDAMENTAÇÃO: A) CERTA. Conforme a literalidade do prof. Mazzuoli: “Tais direitos devem constar de todos os textos constitucionais, sob pena de o instrumento chamado Constituição perder totalmente o sentido de sua existência.”
  • RECURSO: considero que é possível elaborar recurso desta questão, tendo em vista que foram retirados trechos de uma única bibliografia e fora do contexto em que foram apresentados. Sendo assim, a letra A também estaria errada e com isso teríamos dois itens passíveis de marcação.
  1. B) CERTA. Conforme a literalidade da doutrina do prof. Mazzuoli: “Assim, quando se fala em “direitos humanos”, está-se a referir aos direitos inscritos (positivados) em tratados e declarações ou previstos em costumes internacionais..
  2. C) CERTA. “Direitos do homem” na doutrina do prof. Mazzuoli: “Trata-se de expressão de cunho jusnaturalista que conota a série de direitos naturais (ou seja, ainda não positivados) aptos à proteção global do homem e válidos em todos os tempos. São direitos que, em tese, ainda não se encontram nos textos constitucionais ou nos tratados internacionais de proteção.” Ou seja, possuem justamente a vertente de não estar positivado ou expresso em dispositivos nacionais ou internacionais, mas sua existência é admitida.
  3. D) CERTA. Conforme a literalidade da doutrina de Mazzuoli: “São direitos garantidos e limitados no tempo e no espaço, objetivamente vigentes numa ordem jurídica concreta.”
  4. E) ERRADA. Conforme a literalidade da doutrina do prof. Mazzuoli: “Direitos Humanos” são os que já ultrapassaram as fronteiras estatais de proteção e ascenderam ao plano da proteção internacional” e não os “direitos do homem”.

Recursos PMDF: confira abaixo os recursos elaborados para a prova tipo 3

QUESTÃO NÚMERO 80

GABARITO PRELIMINAR: D

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR DALBERTOM CASELATO: D

ENUNCIADO DA QUESTÃO: Determinado policial militar é acionado para verificar ocorrência de violência doméstica envolvendo, como vítimas, esposa e filhas do suspeito agressor. Considerando os dispositivos legais e tratando da vitimologia na Lei Federal no 11.340/2006, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) O policial deve ter cautela para não incidir no crime de violência institucional prevista na Lei de abuso de autoridade.

(B) O policial deve agir com cuidado para evitar a vitimização secundária ou revitimização das ofendidas.

(C) Caso seja constatado que as crianças estão em situação de risco, o policial deve adotar a cautela de acionar o Conselho Tutelar.

(D) O policial deve somente preservar o local do crime e, em nenhuma hipótese, determinar o afastamento do agressor do lar conjugal, sendo esta uma medida exclusiva do magistrado ou da autoridade policial.

(E) O policial deve providenciar o afastamento do agressor do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida, caso o Município não seja sede de comarca e não haja delegado disponível no momento da denúncia.

FUNDAMENTAÇÃO: **ATENÇÃO! Esta questão não contempla conhecimentos ligados somente a Criminologia, hein? ** Tal questão deveria, sim, estar mais topograficamente inserida no conteúdo de Direito Penal, motivo pelo qual entendo que deve ser anulada pela banca. 

Com base em quais argumentos? Enfim, a alternativa “A” está corretíssima, principalmente após o advento da Lei nº. 14.245/2021, conhecida popularmente como “Lei Mariana Ferrer”, a qual criou mecanismos legais para evitar a chamada “revitimização ou sobrevitimização” por parte de autoridades e demais agentes públicos na fase de persecução penal. Após este primeiro passo, a Lei nº. 13.869/2019 foi alterada pela Lei nº. 14.321/2022, criando o delito de Violência Institucional, previsto no artigo 15-A, tutelando a dignidade de vitimas e testemunhas. A alternativa “B”, também correta, segue a mesma linha de raciocínio do item “A”, agora, sim, trazendo conceitos ligados a vitimização secundária ou revitimização, conforme apresentamos no mapa mental da nossa aula em PDF:

 Os demais, itens, conforme já alertamos, implicam a necessidade de conhecimento de legislação que não contempla o conhecimento previsto no edital para Criminologia. Mas vamos deixar nossos comentários completos, ok? Na alternativa “C”, correta, demanda por parte do candidato o conhecimento, por exemplo, das atribuições do Conselho Tutelar previstos no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), justamente para que o policial militar dê o devido encaminhamento da situação ao órgão que realmente possui atribuição para tanto. Nas alternativa “D”, o policial militar pode sim determinar o afastamento do agressor do lar conjugal, todavia isso demanda incidir as hipóteses previstas no artigo 12-C da Lei nº. 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), com as alterações propostas pela Lei nº. 13.827/2019. Desta forma, a autoridade policial ou policiais poderão adotar Medidas Protetivas de Urgência de afastamento do lar, domicílio ou local de convivência do agressor com a ofendida, independentemente de autorização judicial, desde que “Verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física ou psicológica da mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou de seus dependentes”.  Na alternativa “E”, o artigo 12-C da Lei Maria da Penha não se encerra nos incisos I e II, havendo, pois, o inciso III que confere ao policial, seja ela civil, militar ou qualquer outro, a possibilidade de realizar o afastamento do lar, quando “o Município não for sede de comarca e não houver Delegado disponível no momento da denúncia”.

Atenção! A constitucionalidade deste dispositivo foi questionado pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) na Adin 6138 e o STF no dia 23/03/2022, de maneira unânime, reconheceu a constitucionalidade do artigo 12-C. 

 

Recursos PMDF: confira os recursos elaborados para as provas

Confira a apresentação de recursos ao vivo com os professores do Gran para as prova PMDF.

Resumo do concurso PMDF

Concurso PMDF Polícia Militar do Distrito Federal
Situação Atual em andamento 
Banca organizadora Instituto AOCP
Cargos Soldado
Escolaridade Nível superior
Carreiras Segurança Pública
Lotação Brasília – DF
Número de vagas 700 + 1400 CR
Remuneração R$ 5.336,96 + 850,00 alimentação / R$ 6.081,28 (após CFP)
Inscrições 14/02 a 24/04
Taxa de inscrição R$ 85,00
Data da prova objetiva 21 de maio
Clique aqui para ver o edital PMDF

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


23 de Maio de 2023

Tudo que sabemos sobre:

em andamento