A prova do concurso Polícia Penal DF foi aplicada no dia 03 de julho de 2022, sendo a prova objetiva de seleção para ingresso na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal. O gabarito preliminar já está disponível! O período de recursos Polícia Penal DF termina dia 11 de julho de 2022.
O recurso interposto será respondido, mediante consulta individual no link disponibilizado no site: www.institutoaocp.org.br
Destaques: |
Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:
Para a correção, os professores utilizaram esta prova aqui!
Clique aqui para gabarito extraoficial completo da prova da Polícia Penal DF
QUESTÃO NÚMERO 02
GABARITO PRELIMINAR: C
GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELA PROFESSORA TEREZA CAVALCANTI: E
“Em ‘Fallon agora se reconhece como psicopata”, o item destacado é um pronome que faz parte do verbo “reconhecer- se”.
O Dicionário de Verbos e Regimes, de Francisco Fernandes, apresenta o verbo “reconhecer” como pronominal na acepção de declarar-se, confessar-se, significado com o qual foi
empregado no texto.
Entretanto, o mesmo Dicionário indica “reconhecer”, na acepção de admitir como legítimo, verbo transitivo- predicativo, ou seja, exige objeto e predicativo do objeto. Reforçando essa visão, destaca-se que fica clara no texto a natureza reflexiva do pronome, pois a ação de reconhecer voltou-se para o próprio sujeito, sendo o ‘se’ objeto direto e “como psicopata” seu predicativo.
Logo, não há, como se vê, classificação inequívoca sobre a regência do verbo “reconhecer” no contexto empregado no texto. Assim, consequentemente, a classificação da palavra “se” também não é pacificada, podendo ser esta parte integrante do verbo ou pronome reflexivo, haja vista o sentido da frase e a volatidade da predicação do verbo nas acepções possíveis no contexto. Dessa forma, solicita-se a anulação do item, a fim de não prejudicar qualquer análise fundamentada em um ou outra visão, igual e legitimamente amparadas no texto.
Dada a questão “Em ‘Fallon agora se reconhece como psicopata”, o item destacado é um pronome que faz parte do verbo “reconhecer-se”.
Para tal questão, a banca considerou essa afirmação como CERTA, dado a entender que o pronome é uma parte integrante do verbo. Entretanto, nota-se que o verbo “reconhecer” é empregado como transitivo direto, na maior parte de suas acepções, como em: “reconheceu um amigo de infância” ou “por suas atitudes, pudemos reconhecer o seu caráter” (Dicionário Houaiss, p.1625).
Ademais, o verbo pode ser entendido como “predicativo bitransitivo”, conforme o exemplo: “Reconheceram-no como presidente” (Dicionário Houaiss, p.1625), nessa acepção, nota-se a mesma aplicação do exemplo dado em prova, uma vez que o verbo está sendo empregado no sentido de admitir determinada imagem. Em “Fallon agora se reconhece como psicopata” A leitura a ser feita é: Fallon reconhece “ele mesmo” como psicopata, ou seja, é uma ação praticada por ele que recai sobre ele. Isso só ocorre devido à sua pesquisa, aos seus estudos, que o fizeram enxergar a ele mesmo como psicopata. Logo, solicita-se a alteração do gabarito em conformidade ao emprego correto do verbo em questão.
QUESTÃO NÚMERO 22
GABARITO PRELIMINAR: C
GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELA PROFESSORA TEREZA CAVALCANTI: E
QUESTÃO: Considerando as orientações referentes à Redação Oficial, julgue os seguintes itens.
- O fecho “Respeitosamente” é empregado porque o destinatário do Ofício é uma autoridade de hierarquia superior a do remetente.
COMENTÁRIO: O Manual de Redação da Presidência da República estabelece que o fecho “Respeitosamente” deve ser usado para autoridades de hierarquia superior a do remetente. Entretanto, não há, no ofício que subsidia o item, relação de subordinação entre os interlocutores, visto que são autoridades de diferentes poderes: o emissor, vereador, representa o Poder Legislativo; o destinatário, prefeito, o Executivo. A ausência de hierarquia é corroborada pelo artigo segundo da Constituição Federal, que preconiza a independência entre os poderes. Dessa forma, a justificativa dada pelo examinador ao uso de “Respeitosamente” não é amparada pelo Manual ou pela Constituição. Dessa forma, o item deve ser considerado ERRADO.
QUESTÃO NÚMERO 31
GABARITO PRELIMINAR: C
GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR FABRÍCIO MELO: C
QUESTÃO: Um certificado digital do tipo A3 (token-USB ou cartão) é um hardware de entrada.
COMENTÁRIO: De acordo com Carlos E. Morimoto – Guia Completo do Hardware – 4a. Edição.
“A arquitetura básica de qualquer computador completo, seja um PC, um Macintosh ou mesmo um computador de grande porte, é formada por apenas 5 componentes básicos: processador, memória RAM, disco rígido, dispositivos de entrada e saída e softwares.”
O Token que contém uma assinatura digital, tem a função de entrada, pois envia o código da assinatura para o documento. Porém, podemos alterar a nossa senha que está gravada nele, se existe a possibilidade de alterar, exista a possibilidade de ele receber a informação (saída).
Aluno(a), acho que a banca não vai acatar o recurso pois a visão do examinador foi a de abordar o uso do certificado digital e não a sua manutenção (troca de senha).
QUESTÃO NÚMERO 33
GABARITO PRELIMINAR: E
GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR FABRÍCIO MELO: Anulação
QUESTÃO: Acerca do Microsoft Outlook 2013, versão em português do Brasil para Windows 10, julgue os itens a seguir.
33 – Nesse software, é possível modificar o conteúdo de um arquivo bitmap inserido como assinatura.
COMENTÁRIO: No Outlook é possível inserir uma assinatura na forma de uma imagem BITMAP. Ao clicar com o botão direito sobre a imagem, temos a opção para a formatação da imagem. VEJA:
Na janela FORMATAR IMAGEM temos a guia Cores e Linhas, Tamanho, Layout, Imagem, Caixa de Texto e Texto Alt.
O examinador ao citar modificar o conteúdo de um arquivo bitmap, não foi muito claro com relação ao qual conteúdo, porém, se analisarmos a formatação da imagem, poderíamos alterá-la.
No site Oficial da Microsoft em: https://support.microsoft.com/pt-br/office/criar-e-adicionar-uma-assinatura-a-mensagens-8ee5d4f4-68fd-464a-a1c1-0e1c80bb27f2#bkmk_logo
Não cita nada relacionado a essa alteração de conteúdo, por isso, acho que o examinador não irá inverter o gabarito mas o candidato poderá tentar a anulação do item por conta da falta de clareza na interpretação dele.
QUESTÃO NÚMERO 47
GABARITO PRELIMINAR: E
GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR DIEGO RIBEIRO: C
QUESTÃO: Certo estabelecimento penal determinou que Tibúrcio e Torquato realizassem rondas periódicas no local. A determinação era que Tibúrcio deveria passar pelo ponto de controle C a cada quarto de hora enquanto Torquato deveria passar a cada terço de hora. Tal afirmação é equivalente a dizer que, a cada período de uma hora, ambos estarão juntos no ponto de controle C.
RECURSO: PEDIDO DE ANULAÇÃO (Enunciado mal elaborado e cobrança de conteúdo não apresentado no conteúdo programático – M.M.C).
FUNDAMENTAÇÃO DO RECURSO:
A questão tem início com o seguinte texto: “Certo estabelecimento penal determinou que Tibúrcio e Torquato realizassem rondas periódicas no local.”
Inicialmente, cumpre esclarecer que nenhum estabelecimento penal ou órgão policial prevê a possibilidade de ronda ou de qualquer outra atribuição operacional com apenas um policial. Logo, compreende-se da leitura deste trecho do enunciado, que Tibúrcio e Torquato pertencem a uma mesma equipe e iniciam o serviço de ronda juntos. Passando para a análise das demais informações da questão, percebe-se que a banca exigiu do candidato o conhecimento de frações – item previsto no edital.
Senão, vejamos:
“Tibúrcio deveria passar pelo ponto de controle C a cada quarto de hora…” (1/4 x 60 min = 15 minutos)
“enquanto Torquato deveria passar a cada terço de hora.” (1/3 x 60 min = 20 minutos)
O candidato deveria julgar se a afirmação apresentada era equivalente a dizer que “a cada período de uma hora ambos estarão juntos no ponto de controle C.” E de fato, considerando os fatos mencionados neste recurso, ambos estarão juntos no ponto de controle C a cada 60 minutos (1 hora), pois o mínimo múltiplo comum de 15 e 20 é 60.
Todavia, para definir o período de encontro de Tibúrcio e de Torquato, no ponto C, era necessário o conhecimento de Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C), conteúdo não especificado no conteúdo programático. Portanto, por cobrar conteúdo que extrapola o edital e por trazer resposta que contraria os cálculos apresentados, este recurso solicita anulação da questão.
QUESTÃO NÚMERO 129
GABARITO PRELIMINAR: C
GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSORA MARIANA BARREIRAS: Anulação
QUESTÃO: Em relação à criminologia, julgue os itens seguintes:
- O termo cifra negra refere-se à porcentagem de crimes não comunicados ou não alucidados pelo Poder Público.
COMENTÁRIO: O conceito de cifra negra não abarca a criminalidade não elucidada, mas somente a porcentagem não comunicada, não conhecida pela polícia e pelas demais instâncias de controle social formal. Antonio García-Pablos de Molina define cifra negra dizendo que ela se refere aos crimes que não integram as estatísticas oficiais: “Existe, sem embargo, uma criminalidade ‘oculta’, que não é detectada pelas estatísticas (‘cifra negra’).” (GARCÍA-PABLOS de Molina. GOMES, Luiz Flávio. Criminologia: introdução a seus fundamentos teóricos. 5 ed. São Paulo: RT, 2006, p. 77). Para Mariana Barreiras, “cifra negra é o nome dado à diferença entre a criminalidade real – isto é, a totalidade de delitos praticados – e a criminalidade conhecida ou revelada” (BARREIRAS, Mariana. Manual de Criminologia. Salvador, Editora Juspodivm, 2021, p. 517). Os crimes que integram as estatísticas criminais, mas não são elucidados, porque não chegam sequer a virar um processo penal, integram a cifra cinza. “A cifra cinza consiste nos crimes que são de conhecimento das instâncias policiais, mas que não chegam a virar um processo penal” (BARREIRAS, Mariana. Manual de Criminologia. Salvador, Editora Juspodivm, 2021, p. 518). Lola Aniyar de Castro define cifra negra como a diferença entre a criminalidade real (quantidade de delitos cometidos em um tempo e lugar determinados) e a criminalidade aparente (criminalidade conhecida pelos órgãos de controle) (VIANA, Eduardo. Criminologia. 6 ed. Salvador: JusPodium, 2018, pp. 168-169). Jorge de Figueiredo Dias e Manuel da Costa Andrade reconhecem que o conceito de cifra negra não tem um único sentido. “A expressão cifras negras é utilizada neste contexto no seu sentido técnico, isto é, como a diferença (quantitativa) entre o volume da criminalidade num certo nível e o volume a um nível diferente, dum ponto de vista do processo formal de reacção e controlo. Neste sentido, tanto se pode falar de cifras negras a propósito da diferença entre a criminalidade real e a criminalidade conhecida pela polícia, como entre esta última e a que vem a ser transmitida à acusação (…). Contudo, a expressão cifras negras é corrente e preferencialmente utilizada como sinônimo de criminalidade oculta ou latente.” E criminalidade oculta, para os autores, é o crime que não atinge o limiar mínimo de conhecido pela polícia. (DIAS, Jorge de Figueiredo; ANDRADE, Manuel da Costa. Criminologia: o homem delinquente e a sociedade criminógena. 2ª reimpressão. Coimbra: Coimbra Editora, 1997, p. 133). Logo, não sendo unívoco o conceito de cifra negra e, principalmente, considerando-se que preferencialmente e majoritariamente essa expressão designa somente o crime não conhecido pela polícia, a questão deve ser ANULADA.
Resumo do Concurso Polícia Penal DF
Concurso Polícia Penal DF | Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal |
---|---|
Situação atual | edital publicado |
Banca organizadora | Instituto AOCP |
Cargos | Polícia Penal (Agente de Execução Penal) |
Escolaridade | Nível superior |
Carreiras | Segurança Pública |
Lotação | Brasília – DF |
Número de vagas | 1.179 vagas |
Remuneração | R$ 5.445,00 |
Inscrições | de 10/03/2022 a 20/05/2022 |
Taxa de inscrição | R$ 175,00 |
Data da prova objetiva | 03 de julho de 2022 |
Clique aqui para ver o edital Polícia Penal DF 2022 |
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa