Recursos SEDF temporários: entenda aqui qual é o prazo

Concurso SEDF temporários oferta vagas de nível superior.

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28 de Novembro de 2023

As provas do concurso SEDF temporários foram aplicadas. Organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), o concurso para temporários da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) oferta vagas para o cargo de Professor Substituto.

Os gabaritos oficiais preliminares já estão disponíveis para consulta no site da banca.

Qual o prazo para recursos?

Segundo o edital, os pedidos de recursos podem ser formalizados para a banca até 2 dias após a divulgação do gabarito. Ou seja, até 28 de novembro de 2023.

As fundamentações abaixo são referentes a prova tipo B do turno da tarde.

Recursos SEDF temporários: conhecimentos pedagógicos – questão 49

Fundamentação feita pelo professor Carlinhos Costa.

Resposta preliminar da banca:

Nossa resposta preliminar: E

Recurso: alteração no gabarito

Motivo: resposta errada

Fundamentação:

O Enem/Sisu (Exame Nacional do Ensino Médio/Sistema de Seleção Unificada) corresponde a uma política pública brasileira de fundamental importância no âmbito educacional visando a inclusão e a democratização do acesso ao ensino superior, conforme proposto pelo governo. 

Vale destacar que o Sisu é um sistema informatizado que compõe o processo seletivo para o ingresso em instituições públicas de ensino superior no Brasil e é administrado pelo Ministério da Educação (MEC).

Busca a unificação e a simplificação do processo seletivo em inúmeras universidades federais e estaduais em prol de facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior, realizando esse processo duas vezes ao ano, geralmente no início dos semestres letivos.

Os candidatos que participaram do Enem podem se inscrever no Sisu e concorrer a vagas em cursos de graduação ofertados por instituições públicas que aderiram ao sistema. Destaca-se que se trata de uma ferramenta estratégica na esfera educacional nacional que busca promover a centralização e a simplificação do processo seletivo para o ingresso no ensino superior público, por meio da eficiência dos candidatos do Enem como instrumento avaliativo fundamental. 

Percebendo que as políticas redistributivas têm por objetivo redistribuir renda na forma de recursos e/ou de financiamento de equipamentos e serviços públicos, e que o Enem corresponde a uma avaliação educacional realizada no Brasil com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio, e apesar de ser visto como uma peça essencial nas políticas educacionais no Brasil,  sua contribuição para a redistribuição de oportunidades educacionais é mais complexa e indireta do que direta.

No que diz respeito ao financiamento, por exemplo, são os estratos sociais de alta renda os responsáveis por essa modalidade de política, sendo os de baixa renda os beneficiários.

Considerando o acesso ao Ensino Superior, o Enem  é usado como critério de seleção para o ingresso em muitas instituições de ensino superior no Brasil, tanto públicas quanto privadas. Esse uso do Enem pode ser considerado parte de uma política mais ampla de acesso igualitário ao ensino superior, que tem como objetivo reduzir desigualdades de oportunidades educacionais.

Ainda, levando em conta que algumas instituições de ensino superior adotam políticas de ações afirmativas que utilizam os resultados do Enem como parte dos critérios de seleção, e que essas políticas visam aumentar a representatividade de grupos historicamente sub-representados, como estudantes de escolas públicas, negros, indígenas, e pessoas com deficiência, o Enem em si não em si não é uma política redistributiva completa, embora frequentemente seja utilizado como ferramenta em políticas educacionais que buscam promover a equidade.

No entanto, é importante notar que a eficácia do Enem como instrumento redistributivo depende da implementação de políticas adicionais, como investimentos na qualidade da educação básica, garantia de acesso igualitário a recursos educacionais, entre outros fatores. Além disso, há debates sobre a capacidade do Enem de avaliar justamente a diversidade de contextos educacionais no Brasil. 

Em resumo, enquanto o Enem desempenha um papel importante em várias políticas públicas educacionais que buscam promover a equidade, a eficácia dessas políticas depende da integração com outras estratégias e medidas redistributivas mais amplas. 

Assim, se o Enem é para todos, não pode ser considerado uma política redistributiva. Essa interpretação só poderia ser dada se o Enem, por exemplo, fosse requisito para obtenção do FIES.

Desse modo, solicitamos a revisão e a alteração do gabarito apresentado pela banca para garantir a todos os candidatos um processo avaliativo justo e coerente com os tópicos previstos em edital.

Recursos SEDF temporários: conhecimentos pedagógicos – questão 51

Fundamentação feita pelo professor Carlinhos Costa.

Resposta preliminar da banca: C

Nossa resposta preliminar: E

Recurso: alteração no gabarito

Motivo: resposta errada

Fundamentação:

A Professora Ilma Passos Veiga, uma grande referência no assunto, em âmbito nacional, evidencia em suas obras, de maneira enfática, que a valorização do magistério vai além da remuneração e abrange elementos como a formação adequada, condições de trabalho (incluindo recursos didáticos, recursos físicos e materiais, dedicação integral à escola, redução do número de alunos na sala de aula, entre outros fatores) que são imprescindíveis para a capacitação, qualificação e profissionalização efetiva dos educadores.

Ela destaca que o princípio de valorização do magistério é distinto da valorização genérica dos profissionais da educação, enfatizando a importância de focalizar especificamente o papel dos professores no processo educacional.

Dessa forma, a valorização do magistério é compreendida como um conceito mais amplo, abrangente  e significativo, o qual  contempla as diversas dimensões que contribuem para a eficácia e a qualidade do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido nas instituições de ensino e, consequentemente, para o desenvolvimento pleno e integral dos estudantes, conforme defendido em diversos normativos e documentos educacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394  de  20 de dezembro de 1996.

A referência da questão, ou seja, a valorização do magistério, é um princípio central na discussão do Projeto Político-Pedagógico, conforme destacado pela professora Ilma Passos em seu artigo, “Projeto Político- Pedagógico da escola: uma construção coletiva”, disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2014/01/PPP-segundo-Ilma-Passos.pdf 

A qualidade do ensino oferecido pela escola e seu sucesso na tarefa de formar cidadãos capazes de participar ativamente da vida socioeconômica, política e cultural do país estão intrinsecamente articulados à formação inicial e continuada dos educadores. 

Ao apresentar os princípios norteadores do Projeto Político Pedagógico, autora cita de maneira explícita que a abordagem do PPP, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundamentada nos princípios: Igualdade de condições para acesso e permanência na escola;  Qualidade que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais; Gestão democrática é um princípio consagrado pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira;  Liberdade é outro princípio constitucional.

O princípio da liberdade está sempre associado à ideia de autonomia; e a Valorização do magistério

A autora referência o princípio a valorização do magistério e não dos profissionais da educação que é diferente, conforme exposto, a seguir, no trecho retirado da obra:

e) Valorização do magistério é um princípio central na discussão do projeto político-pedagógico. A qualidade do ensino ministrado na escola e seu sucesso na tarefa de formar cidadãos capazes de participar da vida socioeconômica, política e cultural do país relacionam-se estreitamente a formação (inicial e continuada), condições de trabalho (recursos didáticos, recursos físicos e materiais, dedicação integral à escola, redução do número de alunos na sala de aula etc.), remuneração, elementos esses indispensáveis à profissionalização do magistério.

A melhoria da qualidade da formação profissional e a valorização do trabalho pedagógico requerem a articulação entre instituições formadoras, no caso as instituições de ensino superior e a Escola Normal, e as agências empregadoras, ou seja, a própria rede de ensino. A formação profissional implica, também, a indissociabilidade entre a formação inicial e a formação continuada.

O reforço à valorização dos profissionais da educação, garantindo-lhes o direito ao aperfeiçoamento profissional permanente, significa “valorizar a experiência e o conhecimento que os professores têm a partir de sua prática pedagógica” (Veiga e Carvalho 1994, p. 51).

A formação continuada é um direito de todos os profissionais que trabalham na escola, uma vez que não só ela possibilita a progressão funcional baseada na titulação, na qualificação e na competência dos profissionais, mas também propicia, fundamentalmente, o desenvolvimento profissional dos professores articulado com as escolas e seus projetos. (VEIGA, 1998, p.11-35)

Estimada Comissão Organizadora do Processo Seletivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio deste, manifesto minha objeção quanto ao gabarito da questão 51 no âmbito do processo seletivo destinado a professores temporários.

Após uma minuciosa revisão e análise criteriosa da referida questão, apresento fundamentos que respaldam o pedido de modificação do gabarito de “Correto” para “Incorreto”.

Referência:  VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p.11-35. Disponível: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2014/01/PPP-segundo-Ilma-Passos.pdf.  Acesso em 27/11/2023.

Recursos SEDF temporários: conhecimentos pedagógicos – questão 68

Fundamentação feita pelo professor Carlinhos Costa.

Resposta preliminar da banca: E

Nossa resposta preliminar: C

Recurso: alteração no gabarito

Motivo: resposta errada

Fundamentação:

A revisão do gabarito da questão nº 68, é fundamentada em considerações de relevância sobre temas abordados na questão, que envolvem educação ambiental, educação do campo, tendências pedagógicas e práticas escolares.

Nota-se que a assertiva em questão não faz menção a documentos ou normativos educacionais específicos, o que justifica a reavaliação da resposta correta.

A abrangência global das discussões contemporâneas acerca da importância da sustentabilidade, bem como o papel crucial da Floresta Amazônica na manutenção da vida planetária, são aspectos que respaldam a necessidade de priorização, por parte das escolas da Rede Pública de ensino, do desenvolvimento de conhecimentos relacionados à adoção do meio ambiente amazônico em suas atividades pedagógicas.

A inclusão desse enfoque não apenas está alinhada com as demandas atuais de conscientização ambiental, mas também promove a participação da comunidade na identificação de problemas e busca de soluções, o que fortalece a integração entre a escola e seu entorno.

Ao considerar os pressupostos teóricos do Currículo em Movimento, notadamente na abordagem da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani e da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky, documentos essenciais para a organização do trabalho pedagógico da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), percebe-se a consonância com a ênfase na compreensão crítica dos contextos sociais e ambientais, reforçando a pertinência da revisão proposta.

Recursos SEDF temporários: conhecimentos pedagógicos – questão 83

Fundamentação feita pelo professor Carlinhos Costa.

Resposta preliminar da banca: E

Nossa resposta preliminar: C

Recurso: alteração no gabarito

Motivo: resposta errada

Fundamentação:

O teórico, Malcolm Knowles é reconhecido por sua contribuição à Teoria Humanista de Aprendizagem e à criação da Andragogia, uma abordagem que considera as diferenças entre o aprendizado de crianças e dos adultos. 

Knowles, um dos responsáveis pelas pesquisas e pelos estudos que evidenciam que há especificidades inerentes a realidade e as demandas das crianças que se diferem da educação dos jovens e adultos, gerando assim a concepção de Andragogia, destaca que há alguns princípios basilares a serem respeitados.

São eles: a necessidade de saber; a autonomia do aprendiz; as experiências anteriores; a prontidão para aprender; a orientação para aprendizagem; a motivação e a aprendizagem. 

A Andragogia, ao considerar esses princípios, proporciona uma abordagem mais eficaz para o aprendizado contínuo de adultos, afastando-se das estratégias voltadas para o público infanto-juvenil e oferecendo dinamismo, motivação e relevância às experiências  já vivenciada.

Também enfatiza a importância da orientação para a aprendizagem, buscando integrar teoria e prática através de exemplos e exercícios aplicados ao contexto social e profissional, e considera a motivação como um fator crucial, manifestando-se na satisfação pessoal, autorrealização e reconhecimento profissional, reconhece que estes já possuem um repertório de conhecimentos e experiências, exigindo abordagens dinâmicas que despertem o interesse e promovam a aplicação prática do aprendizado.

Logo, os princípios da Andragogia demonstram que as motivações do adulto para aprender estão ligadas a fatores externos como salário, carreira e empregabilidade essas estimulam o adulto a aprender, mas a base para qualquer realização, seja ela pessoal, social ou profissional perpassa a motivação intrínseca.

Assim,  no contexto da EJA, embora exista diversos fatores externos, conforme supracitados, e ainda os incentivos financeiros, o reconhecimento profissional e as oportunidades de carreira, os quais podem influenciar positivamente o engajamento dos educandos, é imperativo reconhecer que a verdadeira força propulsora para a busca do conhecimento reside na motivação intrínseca.

Essa motivação intrínseca, originada do desejo pelo aprendizado, reconhecimento pessoal e autorrealização, desempenha um papel preponderante na condução do processo educacional.

Ressalta-se ainda a necessidade de organizar e sistematizar por meio de políticas públicas educacionais, Projetos Políticos Pedagógicos e planejamentos a implementação de estratégias e práticas educacionais que não apenas considerem, mas também valorizem a motivação pessoal como um elemento central na promoção do aprendizado significativo na EJA.

Ao compreender que a motivação intrínseca vai além das recompensas externas, pode-se desenvolver abordagens educacionais mais eficazes, significativas, articuladas e contextualizadas  às reais necessidades, demandas, e aspirações individuais destes jovens e adultos.

Recursos SEDF temporários: conhecimentos pedagógicos – questão 93

Fundamentação feita pelo professor Carlinhos Costa.

Resposta preliminar da banca: C

Nossa resposta preliminar: E

Recurso: alteração no gabarito

Motivo: resposta errada

Fundamentação:

A revisão proposta para a troca do gabarito da questão nº 93, fundamenta-se na ambiguidade presente na formulação da questão, a qual não apresenta de maneira clara a temática abordada.

A assertiva em questão menciona a existência de concepções curriculares humanistas relacionadas tanto ao humanismo quanto a concepções teóricas associadas ao desenvolvimento das concepções pedagógicas ao longo da história na perspectiva da educação jesuítica implementada durante anos, por exemplo, de caráter hierárquico e tradicional. 

A ausência de uma delimitação mais precisa sobre qual enfoque específico está sendo solicitado torna a interpretação da questão passível de ambiguidades e múltiplas interpretações.

Dessa forma, considerando a necessidade de proporcionar uma avaliação justa e inequívoca aos candidatos, sugere-se a alteração do gabarito para correta, levando em consideração as possíveis interpretações válidas, que envolvem tanto as concepções curriculares humanistas associadas ao humanismo quanto as concepções teóricas relacionadas ao desenvolvimento histórico das práticas pedagógicas. 

Essa revisão é respaldada pela busca da clareza e precisão nas avaliações, assegurando que os candidatos sejam avaliados com base em critérios objetivos e compreensíveis, alinhados aos padrões acadêmicos e de avaliação educacional.

A ambiguidade na formulação de questões pode comprometer a validade do processo avaliativo, e a troca do gabarito visa corrigir essa imprecisão, garantindo uma avaliação justa e coerente.

Parte superior do formulário.

Recursos SEDF temporários: conhecimentos pedagógicos – questão 99

Fundamentação feita pelo professor Carlinhos Costa.

Resposta preliminar da banca: E

Nossa resposta preliminar: C

Recurso: alteração no gabarito

Motivo: resposta errada

Fundamentação:

A avaliação diagnóstica é aquela que busca analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo.

A partir desse tipo de avaliação, é possível identificar os pontos fortes e fracos de cada estudante, gerando dados que servirão de base para as futuras decisões pedagógicas da instituição. Logo pode acontecer a qualquer tempo.

Vale salientar que ao realizar uma avaliação diagnóstica ao término do ano letivo, o professor pode obter informações valiosas sobre o desempenho e a aprendizagem de seus estudantes, pois essa avaliação tem como objetivo fornecer insights sobre o conhecimento adquirido, identificar habilidades desenvolvidas e detectar possíveis dificuldades em relação aos conteúdos trabalhados durante o ano. 

Ao analisar os resultados da avaliação diagnóstica, o professor pode avaliar o alcance dos objetivos de aprendizagem estabelecidos, identificar lacunas de conhecimento e verificar se os estudantes conseguiram aplicar as habilidades e conceitos aprendidos ao longo do ano letivo o que permite uma visão mais abrangente.

Ao analisar os resultados da avaliação diagnóstica, o professor pode avaliar o alcance dos objetivos de aprendizagem estabelecidos, identificar lacunas de conhecimento e verificar se os estudantes conseguiram aplicar as habilidades e conceitos aprendidos ao longo do ano letivo  o que permite uma visão mais abrangente do progresso individual de cada aluno, inclusive na perspectiva dos ciclos defendidos pela SEEDF.

Ao identificar as habilidades consolidadas e as áreas de dificuldade, o professor pode planejar estratégias de ensino mais direcionadas e personalizadas para atender às necessidades específicas de cada estudante o que promove a construção de aprendizagens cada vez mais qualitativas e significativas  para o desenvolvimento contínuo dos educandos.

Em resumo, a avaliação diagnóstica ao término do ano letivo é uma ferramenta valiosa para o professor avaliar o sucesso da instrução, compreender o nível de aprendizagem dos alunos e tomar decisões informadas para aprimorar suas práticas de ensino no futuro, conforme defendido.

Por exemplo, pelos documentos norteadores da SEEDF, dentre eles os pressupostos teóricos do Currículo em Movimento, e as Diretrizes de avaliação, e ainda, por um dos autores mais importantes da área, José Carlos Libâneo quem defende esse conceito amplo da avaliação diagnóstica.

Resumo do concurso SEDF temporários

Concurso SEDF temporáriosSecretaria de Educação do Distrito Federal – DF
Situação atualem andamento
Banca organizadoraInstituto Americano de Desenvolvimento – IADES
Cargosprofessor substituto temporário
Escolaridadenível superior
Carreiraseducação
LotaçãoDistrito Federal – DF
Número de vagascadastro de reserva
RemuneraçãoR$ 4.228,56
Inscrições17/10/2023 a 07/11/2023
Taxa de inscriçãoR$ 26,00 a R$ 52,00
Data da prova objetiva26/11/2023
Clique aqui para ver o edital SEDF temporários

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28 de Novembro de 2023

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