As provas do concurso Sefa PA foram aplicadas no último dia 27 de março de 2022 para o cargo de auditor fiscal de receitas estaduais. O concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará oferta 200 vagas de nível superior para a carreira fiscal. A equipe imparável de professores do Gran Cursos Online apontou algumas questões que possam ter pedido de recurso formalizado, além de realizar a fundamentação.
De acordo com o edital do certame, os recursos Sefa PA podem ser protocolados até 30 de março de 2022.
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Confira abaixo os recursos Sefa PA elaborados por nossa equipe de especialistas:
Para o cargo de auditor fiscal de receitas estaduais utilizamos as seguintes provas para correção. Veja nos links abaixo:
Recursos SEFA PA: ética – questão 44
Fundamentação feita pela professora Rebeca Guimarães.
Gabarito preliminar: C
Questão
É uma premissa da conduta ética na função pública
(A) servir sempre aos gestores públicos, mesmo que isso implique o tratamento descortês aos seus colegas e/ou aos cidadãos.
(B) priorizar o bom atendimento aos cidadãos que mais contribuem com a arrecadação de tributos e impostos.
(C) publicizar quaisquer atos administrativos, salvo os casos de segurança funcional, investigação policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública.
(D) Permitir à pessoa a espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções e a formação de longas filas sempre que as tarefas internas ao mesmo setor estejam em atraso.
(E) justificar a ausência em seu local de trabalho sempre que considerar necessário para o bom funcionamento do serviço público prestado.
Recurso
- Servidor deve obedecer às ordens legais de seus superiores zelando por ser cortês com seus colegas e cada concidadão.
- Servidor deve priorizar o bom atendimento a todos os cidadãos, sem qualquer distinção de raça, cor, credo, classe social ou algo parecido.
- Servidor deve publicizar quaisquer atos administrativos, salvo os casos de segurança nacional, investigação policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública.
- Não deve permitir a formação e longas filas no atendimento ao público.
- O servidor deve sempre justificar sua ausência do local de trabalho para não causar desordem nas relações humanas.
Recursos SEFA PA: contabilidade – questão 41
Fundamentação feita pelo professor Feliphe Araújo.
Questão
A companhia Rainha do Norte S/A apresentou os seguintes fatos ocorridos no mês de novembro de 2020.
- Recebimento dos serviços prestados em outubro de 2020, no valor de R$ 62.000,00.
- Pagamento dos consumos de energia elétrica e internet referentes ao mês de outubro, nos valores de R$ 600,00 e R$ 200,00, respectivamente.
- Registro da folha de pagamento referente ao mês de novembro de 2020, no valor de R$ 22.000,00.
- Registo e pagamento do consumo de combustível durante o mês de novembro de 2020, no valor de R$ 8.000,00.
- Serviços prestados em novembro de 2020, no valor de R$ 40.000,00, sendo 50% recebidos em novembro e o restante em dezembro de 2020.
Levando-se em consideração o regime de caixa e competência, pode-se dizer que,
(A) pelo regime de competência, auferiu um lucro bruto de R$ 71.200,00.
(B) pelo regime de caixa, auferiu um lucro bruto de R$ 93.200,00.
(C) pelo regime de caixa, auferiu um lucro bruto de R$ 73.200,00.
(D) pelo regime de competência, auferiu um lucro bruto de R$ 9.200,00.
(E) pelo regime de caixa, auferiu um lucro bruto de R$ 10.000,00.
Recurso
Devemos seguir a estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício.
Para o regime de competência, precisamos registrar as receitas e despesas que ocorreram em novembro de 2020.
Receita de serviços 40.000
= Lucro bruto 40.000
(-) Registro da folha de pagamento – despesa de salários (22.000)
(-) Despesa de combustível (8.000)
= Lucro líquido 20.000 (Regime de Competência)
O resultado financeiro, pelo regime de caixa, deve incluir os recebimentos e pagamentos em novembro de 2020.
Recebimento dos serviços prestados 62.000
Recebimento de 50% dos serviços prestados 20.000 = 50% x 40.000
= Lucro bruto 82.000
(-) Pagamento dos consumos de energia elétrica e internet (800)
(-) Pagamento de combustível (8.000)
= Lucro líquido 73.200 (Regime de Caixa)
Para chegar à resposta, devemos considerar lucro bruto como líquido.
Assim, por não ter resposta correta, solicitamos a anulação da questão.
Gabarito preliminar: C
Recursos SEFA PA: contabilidade – questão 44
Fundamentação feita pelo professor Feliphe Araújo.
Questão
A companhia Rainha do Norte S/A apresentou um elenco de contas referente ao exercício de 2019. A partir desse elenco de contas e respectivos saldos, é possível afirmar que a companhia Rainha do Norte S/A apresentou em seu balanço patrimonial um
(A) patrimônio líquido de R$ 880.000,00.
(B) passivo circulante de R$ 273.000,00.
(C) ativo circulante de R$ 258.000,00.
(D) passivo total de R$ 888.000,00.
(E) ativo não circulante de R$ 665.000,00.
Recurso
Para chegar à resposta, devemos considerar juros passivos a vencer como ativo e juros ativos a vencer como passivo, que não concordamos.
Classificação das contas:
ANC = Ativo Não Circulante
PL = Patrimônio Líquido
Ativo | Passivo |
Ativo Circulante 263.000
Caixa 76.000 Seguros a Vencer 5.000 Estoque de mercadorias 83.000 Antecipação a Fornecedores 82.000 Juros passivos a vencer 17.000 |
Passivo Circulante 268.000
Impostos a recolher 16.000 Dividendos a distribuir 240.000 Juros ativos a vencer 12.000 |
Ativo Não Circulante 625.000 | Total do Passivo 288.000 |
ANC Realizável a Longo Prazo
Empréstimos a Diretores 100.000 |
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ANC Investimento 245.000
Bens de renda 125.000 Obras de arte 120.000 |
PL 620.000
Capital social 600.000 (-) Capital a Integralizar (130.000) Reserva Legal 80.000 Reserva estatutária 70.000 |
ANC Imobilizado 280.000
Bens de uso 300.000 (-) Depreciação acumulada (20.000) |
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Total do Ativo 888.000 | Total do Passivo + PL 888.000 |
A banca denominou de passivo total a soma de passivo mais patrimônio líquido, conforme Lei nº 6.404/1976.
Com isso, o nosso gabarito é a letra D.
Segue recurso para ser enviado a banca.
Atualmente, as contas de juros passivos a apropriar ou juros passivos a vencer reduzem o saldo da conta empréstimos, sendo, portanto, contabilizadas como redutora do passivo.
Já as contas de juros ativos a apropriar ou juros ativos a vencer reduzem o saldo da conta de valores a receber, a exemplo de clientes, sendo, portanto, contabilizadas como redutora do ativo.
Diante disso, segue nosso cálculo.
Classificação das contas:
ANC = Ativo Não Circulante
PL = Patrimônio Líquido
2.000) | Passivo Circulante 239.000
Impostos a recolher 16.000 Dividendos a distribuir 240.000 (-) Juros passivos a vencer (17.000) |
Ativo Não Circulante 625.000 | Total do Passivo 239.000 |
ANC Realizável a Longo Prazo
Empréstimos a Diretores 100.000 |
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ANC Investimento 245.000
Bens de renda 125.000 Obras de arte 120.000 |
PL 620.000
Capital social 600.000 (-) Capital a Integralizar (130.000) Reserva Legal 80.000 Reserva estatutária 70.000 |
ANC Imobilizado 280.000
Bens de uso 300.000 (-) Depreciação acumulada (20.000) |
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Total do Ativo 859.000 | Total do Passivo + PL 859.000 |
Assim, como não temos alternativa correta, solicitamos a anulação da questão.
Recursos SEFA PA: contabilidade – questão 59
Fundamentação feita pelo professor Feliphe Araújo.
Questão
Os diretores da companhia Carimbó S/A, demandaram do setor de contabilidade a informação de quantas unidades do produto curimbó precisariam produzir e vender durante o mês de junho de 2021, para cobrir seus custos fixos num total de R$ 85.000,00 (menos a depreciação do mês inclusa no valor de R$ 15.000,00), pagar uma parcela de um financiamento no valor de R$ 20.000,00 e obter um lucro de R$ 150.000,00.
O preço unitário de venda do produto curimbó é R$ 4.000,00 e o custo variável unitário é de R$1.100,00. Levando-se em consideração a união dos procedimentos dos pontos de equilíbrio contábil, econômico e financeiros, o setor de contabilidade informou aos diretores da companhia Carimbó S/A que precisarão produzir e vender
(A) 50 unidades.
(B) 53 unidades.
(C) 15 unidades.
(D) 22 unidades.
(E) 18 unidades.
Recurso
Ponto de Equilíbrio = 85.000 + 20.000 + 150.000 = 255.000 = 87,93
4.000 – 1.100 2.900
Como não temos gabarito, solicitamos a anulação da questão.
Gabarito preliminar: A.
Gabarito: Anulada.
Recursos SEFA PA: contabilidade – questão 60
Fundamentação feita pelo professor Feliphe Araújo.
Questão
O setor de contabilidade de custos da companhia Boi Bumbá S/A apresentou os seguintes dados referentes a sua produção durante o mês de junho de 2021:
Produção: 2.400 unidades totalmente concluídas;
Despesas variáveis: R$ 48.000,00;
Custos variáveis: R$ 72.000,00;
Despesas fixas: R$ 22.000,00;
Custos fixos: R$ 30.000,00;
Vendas líquidas: 2.000 unidades;
Preço unitário de venda: R$ 220,00.
Levando-se em consideração que não houve estoques iniciais e finais de produtos em elaboração e que não houve estoques iniciais de produtos concluídos, ao adotar o custeio variável pode-se dizer o lucro líquido auferido foi de
(A) R$ 302.000,00.
(B) R$ 294.000,00.
(C) R$ 272.000,00.
(D) R$ 256.000,00.
(E) R$ 231.000,00.
Recurso
Pelo Custeio Variável, os custos da produção incluem apenas os custos variáveis. Assim, os custos fixos são lançados diretamente como despesa no resultado.
Custo da produção unitária = 72.000 / 2.400 = 30
Cálculo do lucro líquido auferido:
Receita de vendas = 2.000 x 220 = 440.000
(-) Custo da produção vendida = 2.000 x 30 = (60.000)
(-) Custos fixos (30.000)
(-) Despesas variáveis (48.000)
(-) Despesas fixas (22.000)
= Lucro Líquido 280.000
Portanto, o lucro líquido auferido é de R$ 280.000,00 e solicitamos a anulação da questão por não ter alternativa válida.
Gabarito preliminar: D.
Gabarito: Anulada.
Recursos SEFA PA: português – questão 10
Fundamentação feita pelo professor Márcio Wesley.
Gabarito preliminar: A
Questão
Em Será que estamos sendo reais ou meras marionetes a alimentar o bolso de meia dúzia de homens brancos bilionários que estão determinando o momento em que eu serei feliz, e este momento nunca é agora é sempre amanhã quando eu comprar a roupa y, fizer a cirurgia x e dirigir o carro h? (linhas 64 a 68), foi suprimido(a) um(a)
(A) vírgula.
(B) verbo.
(C) acento.
(D) preposição.
(E) artigo.
Recurso
Recurso para anulação: questão com duas respostas possíveis.
O enunciado solicita: “Uma regra de regência foi desobedecida em”. A opção “A” desobedece a uma regra de regência no segmento “interpretando uma adolescente como as jovens brancas que eu assistia nos filmes”. A desobediência ocorreu pela falta da preposição “a” antes do pronome relativo “que”. Esse pronome retomou o antecedente “as jovens brancas” e representou objeto indireto para o verbo da oração subordinada adjetiva: assistir.
Assim, é obrigatório escrever a preposição “a” da seguinte forma: …como as jovens brancas a que eu assistia nos filmes (o sentido é: eu assistia às jovens brancas nos filmes – note-se aqui o emprego do sinal de crase em “às jovens brancas”, objeto indireto representado por “a que” aqui na reescrita corrigida). A opção “C” também desobedece a uma regra de regência, no segmento: “a maioria dos filmes que assistimos”. Novamente, faltou a preposição “a” antes do pronome relativo “que”.
Esse pronome retomou agora o antecedente “a maioria dos filmes” e representou objeto indireto para o verbo da oração subordinada adjetiva: assistir. Assim, é também obrigatório escrever a preposição “a” da seguinte forma: …a maioria dos filmes a que assistimos (o sentido é: assistimos à maioria dos filmes – note-se aqui o emprego do sinal de crase em “à maioria dos filmes”, objeto indireto representado por “a que” aqui na reescritura corrigida). Portanto, fica patente a existência de duas respostas possíveis. Este recurso solicita anulação da questão.
Recursos SEFA PA: português – questão 14
Fundamentação feita pelo professor Márcio Wesley.
Gabarito preliminar: E
Questão
14 De acordo com o texto, as mulheres
(A) não se interessam mais em conquistar o homem dos sonhos.
(B) precisam da aprovação de outras pessoas para se respeitar.
(C) buscam atingir um ideal que a sociedade não valoriza.
(D) não dependem da popularidade para se sentirem bonitas.
(E) podem se realizar profissionalmente com o próprio empenho
Comentário
(não é recurso, mas apenas esclarecimento)
Na opção “A”, lemos: “Quase todos eles mostravam garotas que pra alcançar o sucesso se submetiam a mudanças…”. Aqui se encontra a oração “pra alcançar o sucesso” como oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo e intercalada entre o pronome relativo “que” anterior e o restante da oração subordinada adjetiva restritiva: “que se submetiam a mudanças”. Ora, entre outros registros, encontramos o do acadêmico Evanildo Bechara, em sua Gramática Escolar da Língua Portuguesa, editora Lucerna, 1° edição, p. 470: “quando na subordinada se intercalam palavras ou oração, exigindo uma pausa antes do verbo, o pronome átono pode vir enclítico”.
Assim, a próclise original em “se submetiam” não é obrigatória, mas sim facultativa; seria correta a ênclise: “submetiam-se”. É claro que faltaram as vírgulas necessárias para a oração intercalada, porém essa falha na pontuação não descaracteriza a intercalação da oração subordinada adverbial reduzida de infinitivo.
A resposta da banca apontou a resposta adequada com próclise obrigatória pela presença da palavra “também”, de valor adverbial, antes da forma verbal “sentem”, o que resulta na obrigação de escrever “também se sentem”, em vez de escrever “também sentem-se”. Questão sem recurso.
Recursos SEFA PA: conhecimentos específicos – questão 67
Fundamentação feita pelos professores Marcelo Aragão e Ellen Verri.
Gabarito preliminar: E
Questão
67 Quanto à adoção da postura de ceticismo profissional, a NBC TA 200
(A) sugere que o auditor adote uma postura de ceticismo profissional ao longo de todo o planejamento e na execução da auditoria.
(B) determina que a adoção de uma postura independente não contribui com a postura de ceticismo profissional.
(C) sugere que o auditor desconsidere a experiência passada de honestidade e integridade da administração e mantenha o ceticismo profissional para obtenção de evidências apropriadas e suficientes.
(D) determina que, na adoção de uma postura de ceticismo profissional, o auditor pode se eximir de estar alerta a condições que indiquem possível fraude, pois detectar fraude não é o objetivo de uma auditoria das demonstrações contábeis.
(E) sugere que o auditor coloque em dúvida a confiabilidade dos documentos e respostas a indagações a serem usadas como evidências de auditoria e mantenha o ceticismo profissional para obtenção de evidências apropriadas e suficientes.
Recurso
O gabarito preliminar da banca aponta a letra E como a alternativa correta, qual seja:
E) sugere que o auditor coloque em dúvida a confiabilidade dos documentos e respostas a indagações a serem usadas como evidências de auditoria e mantenha o ceticismo profissional para obtenção de evidências apropriadas e suficientes.
Ao tratar do ceticismo profissional, a NBC TA 200(R1) não sugere que o auditor coloque em dúvida os documentos e as respostas a indagações do auditor. O que a norma estabelece é que o auditor deve estar alerta (atento) a informações que coloquem em dúvida a confiabilidade dos documentos e respostas a indagações a serem usadas como evidências de auditoria.
Veja que o requisito do ceticismo não direciona o auditor para colocar em dúvida os documentos, a não ser que ele esteja diante de indícios de que possam não ser confiáveis. Tanto é que o item 23 da Norma estabelece que o auditor pode aceitar registros e documentos como genuínos, a menos que tenha razão para crer no contrário. Contudo, exige-se que o auditor considere a confiabilidade das informações a serem usadas como evidências de auditoria.
Se o espírito do princípio do ceticismo profissional fosse que o auditor colocasse em dúvida a confiabilidade dos documentos, isso levaria o auditor a um esforço adicional com a aplicação procedimentos de auditoria adicionais que impactaria na eficiência da auditoria. Portanto, o auditor deve estar alerta e questionar a confiabilidade de documentos e respostas a indagações e outras informações obtidas junto à administração e aos responsáveis pela governança, desde que ele disponha de alguma informação que coloque em dúvida essa confiança.
Veja o que ensina Gonçalo Longo, no livro Manual de Auditoria e Revisão de Demonstrações Financeiras, da Atlas, 2ª edição, página 52:
“O ceticismo profissional implica estar sempre alerta para outras evidências que possam comprometer um entendimento inicial ou que coloquem em dúvida a confiabilidade de uma informação ou de um documento”
Por outro lado, vejamos o que dispõe a letra A: sugere que o auditor adote uma postura de ceticismo profissional ao longo de todo o planejamento e na execução da auditoria.
Aqui sim está em conformidade com a norma que, em seu item 15, reza que o auditor deve planejar e executar a auditoria com ceticismo profissional, reconhecendo que podem existir circunstâncias que causam distorção relevante nas demonstrações contábeis.
Como ensina Gonçalo Longo, essa atitude de ceticismo é necessária ao longo de todo o trabalho, desde a aceitação do serviço até a entrega do relatório final.
Portanto, a letra A está correta e se o examinador considera que está incorreta em função do “sugere” em vez de “determina”, é simplesmente uma questão de semântica e de interpretação, pois dizer que uma norma sugere ou define ou determina tem o mesmo sentido, pois o auditor quando for aplicá-la deve analisar se as circunstâncias que a determinam são relevantes de acordo com a situação fática e concreta.
Caso seja esse o raciocínio do examinador, de que o erro está no verbo sugerir, a letra E também estaria incorreta pelo mesmo critério inadequado utilizado pela banca, pois o auditor deve manter o ceticismo profissional para obtenção de evidências apropriadas e suficientes.
Pelo exposto, solicita-se a alteração do gabarito da questão 67 para a letra A.
Recursos SEFA PA: conhecimentos gerais – questão 46
Fundamentação feita pelo professor Rafael Barbosa.
Gabarito preliminar: E
Questão
O Estado brasileiro passou por uma série de reformas administrativas. Isso se deu, principalmente, pela necessidade de atender novas demandas da sociedade, ou seja, aumentar a eficiências do serviço público, que é um dos princípios da Administração Publica. Sobre as principais reformas administrativas ocorridas no Brasil, analise as afirmativas abaixo.
I. Na reforma administrativa de 1967, o Decreto-Lei Nº 200, reforçou a descentralização dos serviços da Administração Federal para as Unidades Federadas, mediante convênios, e para a iniciativa privada, mediante contratos e concessões.
II. A reforma de 1995, buscando seguir os princípios da Nova Gestão Pública, tornou ainda mais restritas as possibilidades de parceria com organizações privadas sem fins lucrativos, com o objetivo de reduzir casos de corrupção e desvios de verbas públicas.
III. A reforma administrativa de 1930 teve como principal contribuição a reforma da administração do pessoal do serviço público, estabelecendo medidas como igualdade de oportunidades para ingresso no serviço público e padronização da classificação de cargos e salários.
IV. Foi na reforma administrativa de 1995 que ocorreram transformações de autarquias e fundações que exerciam atividades exclusivas do Estado em agências autônomas. Por exemplo, o Departamento Nacional de Águas e Energia – DNAE que se tornou, nesta ocasião, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
V. Entre as iniciativas, ocorridas a partir 1995 para realizar a reforma do Estado, destaca-se o início das privatizações no Brasil, tendo como seu primeiro processo efetivado a privatização da empresa Vale do Rio Doce.
Estão corretas as afirmativas
(A) I, II e IV.
(B) II, IV e V.
(C) II, III e IV.
(D) I e V.
(E) III, IV e V.
Comentário:
I. Na reforma administrativa de 1967, o Decreto-Lei nº 200, reforçou a descentralização dos serviços da Administração Federal para as Unidades Federadas, mediante convênios, e para a iniciativa privada, mediante contratos de concessões.
Item considerado errado pela banca examinadora. Contudo, o item é correto.
Proposta de recurso
Conforme a norma do art. 6º do Decreto-Lei nº 200/1967, as atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais: planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competência e controle.
Em relação ao princípio da descentralização, consta no art. 10 da referida norma o seguinte, in verbis:
Art. 10. A execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente descentralizada.
§ º A descentralização será posta em prática em três planos principais:
- a) dentro dos quadros da Administração Federal, distinguindo-se claramente o nível de direção do de execução;
- b) da Administração Federal para a das unidades federadas, quando estejam devidamente aparelhadas e mediante convênio;
- c) da Administração Federal para a órbita privada, mediante contratos ou concessões.
Desse modo, podemos concluir, com fundamento no Decreto-Lei 200/1967, que a reforma administrativa da época reforçou reforçou a descentralização dos serviços da Administração Federal para as Unidades Federadas, mediante convênios, conforme consta no art. 10, § 1º, alínea B, e para a iniciativa privada, mediante contratos de concessões, conforme consta no art. 10, § 1º, alínea C.
Por essa razão, o item há de ser reconhecido como correto.
II. A reforma de 1995, buscando seguir os princípios da Nova Gestão Pública, tornou ainda mais restritas as possibilidades de parceria com organizações privadas sem fins lucrativos, com o objetivo de reduzir casos de corrupção e desvios de verbas públicas.
Item considerado correto pela banca examinadora. Contudo, o item é errado.
Proposta de recurso
A reforma de 1995, em consonância com os princípios da Nova Gestão Pública, ampliou as possibilidades de parceria do setor público com as organizações privadas sem fins lucrativos, também conhecidas como setor público não estatal.
Esse processo se deu por meio do processo definido como publicização, conforme consta no Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, in verbis:
“Finalmente, através de um programa de publicização, transfere-se para o setor público não-estatal a produção dos serviços competitivos ou não-exclusivos de Estado, estabelecendo-se um sistema de parceria entre Estado e sociedade para seu financiamento e controle.
…
6.4 Objetivos para os Serviços Não-exclusivos:
Transferir para o setor publico não-estatal estes serviços, através de um programa de “publicização”, transformando as atuais fundações públicas em organizações sociais, ou seja, em entidades de direito privado, sem fins lucrativos, que tenham autorização específica do poder legislativo para celebrar contrato de gestão com o poder executivo e assim ter direito a dotação orçamentária.
…
8.1. Projetos Básicos Na dimensão-gestão são três os projetos básicos que permitirão a implantação da administração pública gerencial no serviço público brasileiro. Em um plano horizontal, temos o projeto de Avaliação Estrutural, que examinará de forma global a estrutura do Estado. No nível das atividades exclusivas de Estado, temos, operando de forma vertical, em maior profundidade, o projeto das Agências Autônomas e, no nível dos serviços não-exclusivos, o projeto das Organizações Sociais acompanhado pelo programa de publicização.
Desse modo, considerando o fato de o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado ter elencado entre seus três principais projetos básicos o das Organizações Sociais, acompanhado pelo programa de publicização, há de se reconhecer que houve a ampliação das possibilidades de parceria, e não a redução, como sugerido pelo item.
Desse modo, o item há de ser considerado errado. Por fim, há de se reconhecer que os itens I, III e IV estão corretos, razão pela qual não há gabarito possível entre as opções, motivo pelo qual a questão há de ser anulada.
Recursos SEFA PA: conhecimentos gerais – questão 97
Fundamentação feita pelo professor Jósis Alves.
Gabarito preliminar: C
Questão
Sobre o gerenciamento de riscos no contexto de gerenciamento de projetos de software, julgue verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.
I. A categoria de riscos de projeto envolve os riscos que afetam o cronograma ou os recursos de projeto.
II. A categoria de riscos de produto envolve riscos que afetam a qualidade ou o desempenho do software que está sendo desenvolvido.
III. A categoria de riscos de negócio envolve riscos que afetam a organização que desenvolve ou adquire o software. A sequência correta é
(A) I – V; II – F; III – F.
(B) I – F; II – F; III – V.
(C) I – V; II – V; III – V.
(D) I – F; II – V; III – F.
(E) I – V; II – V; III – F.
Recurso
A questão 97 da prova em questão abordou conteúdo relativo a Engenharia de Software, conteúdo que não consta na ementa de Tecnologia da Informação.
A equipe imparável do Gran Cursos Online preparou um conteúdo com todos os detalhes sobre o concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará. Vamos de contar sobre os requisitos básicos e específicos, cargos vagos e critérios de progressão na carreira. Ficou curioso? Para acessar o concurso Sefa PA, clique aqui.
Resumo do concurso SEFA PA
Concurso SEFA PA | Secretaria de Estado da Fazenda do Pará |
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Situação atual | edital publicado |
Banca organizadora | Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – Fadesp |
Cargos | Fiscal de receitas estaduais e auditor fiscal de receitas estaduais |
Escolaridade | Nível superior |
Carreiras | Fiscal |
Lotação | Pará |
Número de vagas | 200 vagas (48 vagas imediatas + 152 vagas de cadastro reserva) |
Remuneração | R$ 11.910,51 a R$ 15.076,58 |
Inscrições | 10/01/2022 a 10/02/2022 |
Taxa de inscrição | R$ 75,00 |
Data da prova objetiva | 20 e 27/03/2022 |
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