Redação sobre coronavírus: Entenda como pode ser cobrado!

Saiba mais sobre a pandemia com os professores Diogo Alves e Rebecca Guimarães e entenda como o assunto pode ser cobrado nas discurivas.

Avatar


24 de abril2 min. de leitura

O status do Coronavírus afetou a situação do Brasil e no Mundo como um todo. A necessidade do isolamento social, o impacto em nosso sistema de saúde, o choque na economia são alguns dos exemplos do que a população vem sentido nesses últimos meses. E o concurseiro mais atento, sabe que uma redação sobre coronavírus pode ser objetivo para os concursos abertos ou nos demais concursos de 2020, que ainda estão para saírem.

Por conta disso, o Gran Cursos Online conversou com dois especialistas da casa para ajudá-lo na confecção da melhor redação sobre Coronavírus no Brasil. O professor Diogo Alves, que conta com o programa semanal ‘Redação Sob Medida’ no YouTube do Gran Cursos, selecionou possíveis temas sobre Coronavírus no qual as bancas organizadoras poderão cobrar dos seus candidatos nos concursos de 2020 em diante. Confira:

  • O impacto do Coronavírus na economia e no ambiente familiar;
  • O isolamento social e as suas consequências nas relações familiares;
  • O sistema de saúde e o seu fortalecimento após a pandemia;
  • As novas formas de sociabilidade em época de pandemia;
  • A economia de guerra e em tempos de pandemia;
  • O investimento em pesquisa em tempos de coronavírus;

Diogo Alves afirma que o concurseiro deve usar os principais órgãos de autoridade para embasar sua redação sobre Coronavírus, citando o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, além do próprio Ministério da Saúde. “É importante ressaltar o fortalecimento do CNPq, da FAP, das instituições de pesquisa nessa época de coronavírus”, explica o professor. As principais fontes de pesquisa são os sites da ONU, El País, Agenda 2030.

A professora de Atualidades do Gran Cursos Online Rebecca Guimarães também pontou pontos importantes para uma redação sobre Coronavírus bem elaborada para os próximos concursos abertos. Ela destacou, como exemplo, a intervenção humana sobre a natureza, além da globalização, que auxilia no aumento da propagação de forma acelerada.

“A primeira coisa que a gente tem que analisar sobre a Covid-19 é que ela é resultado de uma interferência do homem sobre a natureza. Boa parte dessas doenças se originam, por exemplo, de morcegos, porcos, aves”, lembra Rebecca. O professor Diogo vai na mesma linha. “É importante também falar do surgimento do vírus, a questão da saúde pública, dos cuidados em relação aos aspectos sanitários, a fiscalização, o consumo de carnes de animais exóticos”.

A professora de Atualidades ainda complementa a ideia anterior para uma boa redação sobre Coronavírus. “Além da questão do Coronavírus, existem questão do mundo globalizado, a revolução dos meios de transportes e a facilidade que as pessoas têm de migrar de um lugar para o outro rapidamente. O estágio da globalização que nós nos encontramos, principalmente voltada para a revolução dos meios de transportes e para os meios de comunicação é um ponto a se considerar”, ressalta a professora de Atualidades do Gran Cursos Online.

Por fim, tanto a professora Rebecca, quanto o professor Diogo ressaltaram, ainda, que o concurseiro pode fazer comparações com outras doenças que afetaram a sociedade nos últimos anos para deixar bem concisa a sua redação sobre Coronavírus “Ele pode fazer uma alusão à gripe espanhola, ao HIV, ao H1N1”, exemplificou o professor de Língua Portuguesa. “Já tivemos experiências com doenças parecidas com o Coronavírus, como o SARS e o MERS, que eram graves que não tinham essa taxa de propagação. Por vezes, eram mais letais do que a Covid-19, mas não se propagavam tão facilmente”, conclui Rebecca.

Avatar


24 de abril2 min. de leitura