Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Do lado de cá, tudo ótimo.
Eu sou Lorena, Delegada da Polícia Civil da Bahia e GranXpert aqui do Gran Cursos Online. Sou a Delegada mais jovem do Estado da Bahia e passei no primeiro e único concurso de Delegado que prestei, em 2018. Sou baiana e tive a benção de ser aprovada no meu estado.
A resolução de questões representa um dos pilares fundamentais no processo de estudos para concurso público. Eu sou uma grande defensora da resolução diária de questões, porque eu fiz isso e afirmo ter sido um fator essencial na minha aprovação. Acredito que eu tenha resolvido aproximadamente vinte mil questões durante os dois anos de estudo para concurso, contabilizando as questões resolvidas na plataforma, em livros de questões e nos simulados que realizei.
Em princípio, preciso explicar que a maneira correta de resolver questões é por meio da resolução ativa.
Não basta resolver as questões, conferir o gabarito e seguir em frente. É preciso buscar as justificativas de todas as assertivas, tendo acertado ou errado. Após responder, você deve entender o que tornou cada alternativa falsa, qual palavra, exceção, detalhe e onde está a previsão correta para aquela situação, lendo o artigo da lei que traz a previsão exata.
As bancas costumam repetir as assertivas. Compreender os erros fará com que a forma correta fique gravada em sua memória. Leia os comentários da plataforma, confira o artigo no Código, circule as palavras que costumam ser trocadas e os termos que costumam ser omitidos, grife os pontos de maior incidência.
O Gran Cursos possui uma excelente plataforma de questões, de modo que o assinante não precisa se preocupar e nem pagar por outro serviço. Já está tudo incluso na sua assinatura.
E mais: além de disponibilizar um enorme banco de questões, atualizadas e comentadas, o Gran ainda seleciona questões concernentes às aulas publicadas na plataforma, facilitando o trabalho do aluno e poupando até mesmo o tempo de filtrar o conteúdo. Isso é fantástico e deve ser aproveitado. Digo isso não apenas como professora do curso, mas como ex-concurseira que enxerga o primor e a utilidade dessa ferramenta.
São muitas as vantagens do estudo através de questões. É possível fazer isso por meio de dois métodos diferentes.
O primeiro é resolver questões diariamente, referentes às matérias estudadas no dia. Isso ajuda a fixar o conteúdo que acabou de ser estudado, confirma se a sua compreensão da matéria foi satisfatória e orienta a sua memória a guardar os tópicos que mais são cobrados dentro daquele assunto, bem como a forma de cobrança.
As questões se repetem muito. As assertivas, bem como as pegadinhas, são sempre as mesmas. Com a prática, você verá que naturalmente estará internalizando as sentenças, além de resolver as questões mais rápido e com mais confiança.
Além da resolução diária de questões relativas ao conteúdo do dia, o segundo método que recomendo é a revisão por meio de questões. Aqui, você utilizará o filtro para selecionar não somente o conteúdo atual, mas também os conteúdos passados, de modo que virão questões variadas.
Fazendo isso, o estímulo será diferente, e será testada a sua retenção da matéria, ajudando a não perder contato com os assuntos ao longo do tempo, relembrando os pontos do edital já vencidos e verificando o que precisa ser retomado no material.
Uma dica que posso dar é utilizar esse método de revisão por meio de questões também como uma carta na manga, nos momentos de correria ou de muito cansaço. Você pode estar na fila do banco, em alguma sala de espera e, para aproveitar o tempo, basta pegar o seu celular e resolver questões variadas no aplicativo, revisando.
Por fim, recomendo muito a execução de simulados, que são importantíssimos guias na preparação para concursos. É por meio do simulado que o concurseiro analisa o seu desempenho geral e o nível dos estudos em que se encontra.
Com os simulados, serão percebidas quais são as matérias de maior dificuldade, para que, com base nisso, os cronogramas possam ser reajustados e as metas possam ser programadas com base no que demanda maior necessidade de atenção.
Além disso, os simulados são fundamentais para que o concurseiro se habitue ao tempo e ao ritmo de prova. Passar horas sentado na cadeira, concentrado nas questões, sem parar e sem descansar, é extremamente desgastante. Por isso a maioria das pessoas que se inscreve em concursos públicos não responde todas as questões da prova: ou desiste na metade do tempo e marca boa parte do gabarito sem ler, ou fica até o final do tempo, mas não consegue chegar ao final do caderno.
Você não pode permitir que isso aconteça com você. Por isso recomendo que treine em casa, simulando a prova, em condições semelhantes. Deixe o celular guardado, utilize um relógio para cronometrar o tempo, esteja com água e algum lanche simples disponível, peça a outras pessoas que não te incomodem e resolva o simulado do início ao fim.
Para encerrar a nossa conversa por hoje, recomendo que conheça a nossa equipe de GranXperts, um time extremamente capacitado e qualificado para e auxiliar nos seus estudos, oferecendo orientação individualizada e específica para a sua realidade, organizando metas e cronogramas de estudo e fornecendo dicas valiosas para acelerar o seu aprendizado e a sua aprovação.
Estou à disposição para eventuais dúvidas. Conte comigo e estamos juntos!
Luana Lorena Costa Almeida – Delegada de Polícia Civil do Estado da Bahia e GranXpert do Gran Cursos Online
No Instagram: @lorealmeida3
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa