Resolvendo a prova discursiva do concurso Codevasf 2024

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Faaaaaala seus lindos!!! Tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar de Agilidade em questões discursivas, tema que é frequentemente cobrados em provas de concursos, e nós não podemos deixar de conhecer muito bem cada framework ou metodologia ágil!!

E para impulsionar o estudo desse tema tão relevante, vamos comentar a prova discursiva aplicada no concurso da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, banca CEBRASPE.

Vejamos o enunciado: 

Redija um texto dissertativo a respeito das metodologias ágeis para o desenvolvimento de software. Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir. 

1 Descreva três características dos métodos ágeis. [valor: 6,50 pontos] 

2 Descreva a metodologia Scrum, detalhando dois papéis exercidos pela equipe e dois ritos praticados na mecânica de funcionamento dessa metodologia. [valor: 8,00 pontos] 

3 Descreva a metodologia Kanban. [valor: 6,00 pontos] 

4 Descreva a metodologia XP (Extreme Programming) e duas de suas práticas. [valor: 8,00 pontos]

Aqui temos uma cobrança da banca de muitos temas relacionados à gestão Ágil. Por isso vamos dividir para conquistar!! Nessa parte 1 vamos estudar os itens 1 e 2 da prova, e na parte 2, trataremos sobre os itens 3 e 4.

O item 1 pede para o candidato descreva três características dos métodos ágeis. 

Muitas são as características dos métodos ágeis, que podem ser extraídas da sua fonte mais pura, que é o Manifesto Ágil, composto de 4 valores e 12 princípios.

A questão pede apenas três características, mas podemos mencionar as principais:

Os métodos ágeis são conhecidos por sua adaptabilidade e foco na entrega rápida de valor ao cliente. Aqui estão algumas das características principais desses métodos:

  1. Desenvolvimento Iterativo e Incremental: Em métodos ágeis, o desenvolvimento é feito em ciclos curtos, ou iterações, onde pequenos incrementos do produto são entregues. Cada ciclo permite validar e ajustar o produto, garantindo que ele atenda continuamente às expectativas do cliente.
  2. Adaptação: Os métodos ágeis são flexíveis e respondem rapidamente a mudanças. A adaptação é o núcleo do pensamento ágil, permitindo ajustes no desenvolvimento conforme surgem novas necessidades, feedbacks de usuários ou mudanças no mercado, garantindo que o produto final seja relevante e útil.
  3. Simplicidade: Os métodos ágeis prezam pela simplicidade, que visa maximizar a quantidade de trabalho não realizado e focar apenas no que agrega valor direto ao cliente. A simplicidade ajuda a manter o desenvolvimento eficiente, reduzindo a complexidade e aumentando a clareza nas entregas.
  4. Colaboração: A interação constante entre membros da equipe e stakeholders é um dos fundamentos dos métodos ágeis. Esse princípio garante que todas as partes interessadas estejam alinhadas quanto aos objetivos e requisitos, melhorando a comunicação e fortalecendo o alinhamento.
  5. Equipes Auto-organizáveis: Nas metodologias ágeis, as equipes têm autonomia para organizar seu trabalho e tomar decisões, o que aumenta a agilidade e promove o comprometimento. A equipe auto-organizada possui as habilidades necessárias para gerenciar e executar suas tarefas de forma eficiente e independente.
  6. Entrega Contínua de Valor: As metodologias ágeis buscam fornecer valor ao cliente de maneira contínua e o mais rápido possível. Ao dividir o trabalho em incrementos entregáveis, o valor é liberado frequentemente, permitindo ao cliente visualizar o progresso e fornecer feedback para garantir que o produto atenda às suas necessidades.
  7. Feedback Constante e Melhoria Contínua: Além das características mencionadas, um diferencial importante é o feedback constante e a prática de retrospectivas, onde a equipe analisa o que foi bem-sucedido e o que pode melhorar. Essa prática incentiva um ciclo de melhoria contínua que fortalece a equipe e a qualidade do produto.

Essas são as principais características que definem o comportamento de um método ágil, resumindo os princípios e valores do Manifesto Ágil. Não podemos deixar de falar de Adaptação, Feedback Rápido, Responder às Mudanças, Colaboração, Entrega rápida e constante de valor e Simplicidade, quando falamos de Agilidade.

Já o item 2 cobra conhecimentos do Scrum, que é um framework Ágil, utilizados para resolver problemas complexos. O Scrum é amplamente utilizada no desenvolvimento de software, embora também seja aplicada em outras áreas. 

Apesar da questão solicitar apenas dois papéis e dois eventos (na questão denominado como Ritos), vamos apresentar todos para aproveitar a oportunidade para fixação do conteúdo.

Papéis no Scrum

  1. Product Owner (PO): O Product Owner é o responsável por maximizar o valor do produto e gerenciar o Product Backlog. Esse papel é essencial para garantir que a equipe está focada nas prioridades corretas, sempre alinhadas aos objetivos de negócio e necessidades dos usuários. O PO trabalha em proximidade com os stakeholders e clientes para definir e ajustar os requisitos e estabelecer o valor de cada item do backlog.
  2. Scrum Master: Esse papel atua como um facilitador para a equipe Scrum, ajudando a remover obstáculos que possam impedir o progresso do trabalho e garantindo que a metodologia Scrum seja corretamente seguida. O Scrum Master promove a melhoria contínua, facilita os eventos do Scrum e protege a equipe de interrupções externas, permitindo que ela se concentre nos objetivos do sprint.
  3. Developers (Desenvolvedores): Os desenvolvedores são integrantes do time Scrum que detêm as habilidades necessárias para entregar incrementos de valor. Todos compartilham a responsabilidade pela entrega do produto e são empoderados para decidir como realizar o trabalho. A equipe se compromete com o sprint e colabora diariamente para alcançar o objetivo do trabalho planejado.

Eventos no Scrum

  1. Sprint: É o ciclo de desenvolvimento onde ocorre a produção de um incremento do produto, durando até trinta dias. Durante o sprint, o escopo e o trabalho não deve ser alterado, permitindo que a equipe se concentre na entrega do objetivo definido.
  2. Sprint Planning (Planejamento do Sprint): Evento inicial do sprint em que o time define o que será feito e como as tarefas serão realizadas. No planejamento, o Product Owner apresenta os itens prioritários do backlog, e a equipe decide quanto trabalho pode ser concluído dentro do sprint.
  3. Daily Scrum (Reunião Diária): Reunião de 15 minutos, realizada diariamente pela equipe de desenvolvimento, onde cada membro descreve o que fez no dia anterior, o que pretende fazer no dia atual e se há algum impedimento para o progresso. Essa reunião mantém a equipe alinhada e identifica rapidamente obstáculos.
  4. Sprint Review (Revisão do Sprint): Realizada ao final do sprint, essa reunião é aberta aos stakeholders, onde a equipe apresenta o incremento do produto desenvolvido e recebe feedback. Esse momento serve para verificar se o produto está de acordo com as expectativas e necessidades, alinhando ajustes com stakeholders.
  5. Sprint Retrospective (Retrospectiva do Sprint): Após a revisão, a equipe se reúne para discutir o que funcionou bem e o que pode ser melhorado no próximo sprint. O objetivo é identificar oportunidades de melhoria para otimizar processos, aumentar a produtividade e fortalecer o espírito de equipe.

Mesmo não fazendo parte da questão, para completar o nosso estudo, vamos falar sobre os artefatos do Scrum, e assim, abranger todos o conteúdo mais básico que faz parte da teoria do framework Scrum.

Artefatos no Scrum

  1. Product Backlog: Lista ordenada (priorizada por valor) de tudo que deve ser feito para o desenvolvimento do produto, mantida pelo Product Owner. Itens do backlog podem incluir novas funcionalidades, correções de bugs, melhorias e requisitos técnicos.
  2. Sprint Backlog: Lista dos itens selecionados do Product Backlog para serem concluídos na sprint em andamento. A equipe de desenvolvimento é responsável por essa lista, detalhando tarefas específicas e ajustando-a conforme necessário durante o sprint.
  3. Incremento: Representa o trabalho completado durante o sprint e deve estar em um estado utilizável e conforme a definição de “pronto” acordado pela equipe. Cada incremento é uma versão potencialmente liberável do produto.

Fácil demais, não é? 

Ocorre que esses são temas frequentes em provas discursivas, e se você quiser passar em um concurso, não pode ir para sua prova sem praticar discursivas sobre esses conceitos.

No próximo artigo vamos fazer a parte 2, tratando sobre eXtreme Programming e Kanban, referente às questões 3 e 4 dessa prova!

Lembrando que temos um curso completo sobre gereniamento ágil de projetos, envolvendo todos os conceitos necessários para a elaboração de uma boa prova discursiva!!

Bora estudar!!

Um grande abraço!!

Professor Darlan Venturelli


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