Resumo de Ética, Princípios e Valores – Parte 2

Por
3 min. de leitura

Olá! Tudo bem?

 

Meu nome é Yuri Moraes, sou servidor da Câmara dos Deputados e faço parte da equipe do Gran Xperts.

 

 

Neste artigo, darei sequência ao Resumo de Ética, Princípios e Valores.

 

Ética, Princípios e Valores – Parte 2.

De acordo com a professora Marilena Chauí, o senso moral e a consciência moral referem-se a valores (justiça, honradez, espírito de sacrifício, integridade, generosidade), a sentimentos provocados pelos valores (admiração, vergonha, culpa, remorso, contentamento, cólera, amor, dúvida, medo) e a decisões que conduzem a ações com consequências para nós e para os outros.

O senso e a consciência moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Dizem respeito às relações que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida intersubjetiva.

A professora Marilena Chauí ensina que o campo ético é constituído por três elementos:

  1. Pessoa, agente ou sujeito moral;
  2. Valores morais, virtudes éticas ou fins morais; e
  3. Meios para que a pessoa possa atingir os fins éticos.

 

De acordo com Immanuel Kant, a razão deve ser encarada como base da moral. Partindo do princípio de identidade, o comportamento humano está relacionado com a identificação no outro, ou seja, a ação das pessoas influencia o comportamento individual. Ética e moral são os mais importantes valores do homem livre.

Para Kant, uma ação só é eticamente correta se for movida exclusivamente por uma boa intenção. O bem mais importante a ser buscado na conduta humana é agir a partir da consciência do que deve ser feito. Em outras palavras, agir bem é agir com base no dever.

Nesse sentido, só uma ação a partir da vontade livre é eticamente correta para Kant. Ser livre é agir conforme o que manda a consciência incondicionalmente, é não permitir que nada além daquilo que sabemos ser correto interfira em nossa conduta.

Para se avaliar se uma ação é moralmente correta, Kant propunha que se avaliasse o quanto ela poderia ser universalizada, ou seja, o agente deve imaginar se sua ação seria boa para todos que a praticassem. A esse critério, ele chamou de “imperativo categórico”, pois se tratava de um mandamento (imperativo) e que deveria ser obedecido de forma incondicional (de forma categórica e não hipotética, como se dependesse de alguma condição).

 

 

A Deontologia é a ciência do dever e da obrigação. É um tratado dos deveres e da moral.

Um exemplo de uso da Deontologia está na elaboração dos Códigos de Ética.

Uma das formas do imperativo categórico era assim: “aja de modo tal que a regra específica da sua ação concreta possa ser tomada como lei universal para todos”.

Segundo Kant, agir eticamente é agir por dever e seu motivo é a realização do bem geral, e não da vantagem de um indivíduo ou de um grupo particular.

Stuart Mill, filósofo inglês do século XIX, que foi considerado o pensador mais importante de uma abordagem em Ética chamada de “utilitarismo”. Para o utilitarismo, o bem de uma ação depende não tanto da intenção, mas das consequências que ela tem.

A simples existência da moral não significa a presença explícita de uma ética, isto é, uma reflexão que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturaisantecede qualquer lei ou código.

A ética procura o fundamento do valor que norteia o comportamento, partindo da historicidade presente nos valores.

A sociedade determina as regras da ética (leis, costumes, moral, códigos de conduta ou da deontologia), mas existe sempre um espaço de consciência individual que permite a cada cidadão estabelecer as suas fronteiras desde que não infrinja princípios determinados por regras de conduta sociais.

 

Para Aristóteles, a virtude está na moderação, ou seja, em evitar excessos e em não aceitar o que é pouco, mas, sim, o que é médio, o que é suficiente para uma pessoa.

A ética deve fundamentar-se no bem comum, no respeito aos direitos do cidadão e na busca de uma vida digna para todos.

 

Espero que você tenha gostado e que esse artigo possa ajudar nos seus estudos e na sua preparação.

Bons estudos e sucesso na sua trajetória!

Caso você esteja precisando de acompanhamento e orientação para os seus estudos, nossa equipe de coaches está à disposição para ajudar na sua preparação por meio do Programa de Coaching do Gran Cursos Online – Gran Xperts.

 

 

Não conhece o Programa de Coaching do Gran Cursos Online? Clique aqui para obter maiores informações.

Um abraço!

Yuri Moraes

_________________________________________________________

 

Facebook: Prof. Yuri Moraes

Instagram: @profyurimoraes

Canal no YouTube: Prof. Yuri Moraes

_________________________________________________________

Por
3 min. de leitura