Retrospectiva 2020 – Gerência de Projetos

Os assuntos mais cobrados, as bancas e tendências para 2021

Avatar


21 de Dezembro de 2020

Olá, Concurseir@!

Final de ano, já é tradição. Tempo de retrospectiva. Por isso, não nos furtaremos ao desafio. Este artigo apresenta a Retrospectiva 2020 das questões de Gerenciamento de Projetos.

Primeiramente, eu totalizei 52 questões da disciplina de gerenciamento de projetos ao longo de 2020. E a análise dessas questões nos permite algumas conclusões.

Estatística Descritiva

A primeira delas, mesmo já estando na versão 6 do PMBOK, isso há 4 anos, ainda existem questões que, nominalmente no enunciado, cobram o PMBOK 5. Identifiquei isso em 6 das questões analisadas (FCC, CEBRASBE e IBFC) – pouco mais de 10% do total.

Bancas

Por falar em bancas, a tabela a seguir distribui as 52 questões analisadas pelas bancas, com destaque para CEBRASPE, QUADRIX e IBFC, que “adoram” cobrar nosso valoroso conteúdo. 🙂

Bancas Qtde
VUNESP 4
CEBRASPE 18
ADM&TEC 9
FCC 2
IBFC 9
QUADRIX 10

Concursos / Órgãos

Sobre os concursos e os órgãos nos quais as provas cobraram questões da disciplina, a tabela a seguir os consolida. EBSERH teve 2 certames, com duas bancas distintas. Outro destaque é da Prefeitura de Pariconha, nas Alagoas – a Prefeitura adora cobrar conhecimento de projetos (e por isso, eu virei entusiasta da cidade!). 🙂

Órgãos Qtde
EBSERH 12
ECONOMIA 3
PREF PARICONHA – AL 9
AL-AP 2
FITO 1
IDURB 2
PREF CARAJAS – PA 2
MPE-PA 2
SEFAZ-AL 4
CREFONO-5° Região 4
CFO-DF 2
SEFAZ-DF 1
TJ-PA 8

Os assuntos mais cobrados

E, para fecharmos essa análise de estatística descritiva, a consolidação dos assuntos mais cobrados dentro da disciplina, elencados na tabela a seguir.

Assuntos Qtde
CUSTOS 5
INTEGRACAO 7
CONCEITOS 19
TEMPO 5
PMO 2
ESCOPO 10
RISCOS 4

Observe que, disparado, os “Conceitos” descritos no PMBOK são os mais cobrados, com destaque para as definições (projetos, sucesso e objetivos) e dos grupos de processos. Seguindo o ranking, o tema do “Escopo” é o segundo mais cobrado, no qual a predominância é da Estrutura Analítica do Projeto, nossa famosa EAP.

Além desses, merece destaque (e atenção) a “Integração”, nossa querida área de conhecimento, que integra os trabalhos de todas as demais áreas, com destaque para questões relacionadas ao Termo de Abertura (Project Charter), aquele que oficializa o projeto, e ao Plano de Gerenciamento do Projeto, aquele que consolida os planejamentos.

Tendências

Final de ano também é época de projetar. Nesse sentido, usando a bola de cristal para identificar tendências, eu “apostaria” na temática de Riscos em projetos, como um trend para 2021.

O Gerenciamento de Riscos (e seus controles) têm relação com a LGPD. E, com a vigência antecipada da lei, isso vai obrigar os órgãos públicos atacarem esse assunto em 2021, com a missão, dentre outras, de elaborarem seus planos de continuidade. Se existir causa e efeito no serviço público, esse tende a ser um trend de 2021.

Um 2021 de Sucesso com nosso conteúdo

Você já sabe! Minhas aulas gravadas aqui no Gran abordam o conteúdo do PMBOK 5 e também do PMBOK 6, além de todos os assuntos – dos mais cobrados em 2020, aos esquecidos – mas que podem pipocar em um próximo certame. Com essa preparação, você tem insumos para gabaritar as questões de PMBOK.

Boas festas, que em 2021 você alcance seus objetivos. Estamos aqui para te apoiar.

Sucesso!

Avatar


21 de Dezembro de 2020