Retrospectiva da caminhada da 1ª fase do XXI Exame de Ordem

Por
6 min. de leitura

pauta-blog-projeto-exame-de-ordemquadradoSalve, prezados alunos!
A prova estava em nível intermediário, apesar de alguns candidatos terem analisado que estava difícil. Não foi muito diferente, no geral, o nível de dificuldade em relação aos exames anteriores. A FGV tem aplicado, na maioria das 80 questões, avaliações de nível intermediário, ocupando cerca de 35% do programa total a estudar. Aliás, esse número percentual é uma máxima de várias bancas de concursos por aí.
Nossos professores realizaram a correção da prova do XXI Exame, tendo os de Trabalho e Processo do Trabalho, José Gervásio e Hugo Sousa, apontado para recursos nas questões 70, 73 e 75, da prova AZUL.
Consideramos que, se você acertou entre 37 a 39 questões, tem chances de conseguir chegar aos 40 pontos e deve fazer curso preparatório para a 2ª Fase. Venha conosco na preparação de 2ª fase do Projeto Exame de Ordem, do Gran Cursos Online (Penal, Civil, Trabalho, Administrativo e Constitucional). Equipe competente, confirme mais adiante deste texto.
Apesar da torcida ser grande quanto às anulações, a banca FGV, que tem cometidos erros crassos nos últimos exames, tanto em 1ª e 2ª fases, não tem um bom retrospecto de decretar anulações de suas questões, veja!
X Exame de Ordem – nenhuma anulada
XI Exame de Ordem – 1 questão
XII Exame de Ordem – nenhuma anulada
XIII Exame de Ordem – nenhuma anulada
XIV Exame de Ordem – nenhuma anulada
XV Exame de Ordem – 2 questões anuladas
XVI Exame de Ordem – nenhuma anulada
XVII Exame de Ordem – 2 questões anuladas
XVIII Exame de Ordem – nenhuma anulada
XIX Exame de Ordem – nenhuma anulada
XX Exame de Ordem – nenhuma anulada
 
Mas não temos como saber se continuará assim. Ninguém pode prever, por isso, você que está com 37, 38 ou 39 tem que apostar nas anulações, pois as questões de direito do trabalho e processo possuem vícios e equívocos de difícil manutenção por parte da FGV.
 
Abaixo, postamos as considerações de cada um dos professores sobre suas disciplinas na prova. E olha que essa nossa EQUIPE nos ENCHE de ORGULHO!! Batemos com força todos os recordes. Nossos professores praticamente fecharam todas as questões. Explico. Em todos os nossos tablados, comentamos as questões que caíram nesse XXI Exame!! Sim, inacreditável! Até mesmo a de dissídio coletivo que não tem caído há muitos exames!!!
AULAS DO PROJETO EXAME DE ORDEM – TEORIA E EXERCÍCIOS
AS REGRESSIVAS POSTADAS NO BLOG PROJETO EXAME DE ORDEM
O MATERIAL DE GRAN DICAS
OS MOMENTOS EXAME DE ORDEM QUE ESTÃO NO YOU TUBE
EXPLICAÇÕES RELÃMPAGOS PELOS PROFESSORES NAS ENTRADAS DO XXI EXAME NO DIA DE HOJE!!
E, PRINCIPALMENTE, NO EVENTO MEMORÁVEL DO AULÃO GRAN DICAS PRESENCIAL NO HOTEL GRAND BITTAR, SÁBADO, DIA 26 DE NOVEMBRO, COM CENTENAS DE ALUNOS PRESENTES DO COMEÇO AO FIM!!!! 
 
evento

 Em Direito Constitucional, o Professor Luciano Dutra observou que a questão 18 da prova azul, fez comentários ao assunto dela no evento presencial Gran Dicas de 26-11. Trata-se da Súmula Vinculante n 10 do STF. O Professor Luciano cravou essa e outras questões para além das aulas do PEO, também o fez no aulão do Gran Dicas de sábado passado! Quem esteve lá pode confirmar!! Disse que foram questões da teoria geral e do texto constitucional. Parabéns!!

dutra_evento

 Eu e o Professor Mauro Moreira, em Direito Tributário, mais uma vez, repetimos nossa performance de rever todos os conteúdos do que caiu no XXI Exame (incidência sobre importação, parcelamento suspende a exigibilidade e possibilita CPD_EN, ação anulatória importa em desistência de processo administrativo (processo tributário), irretroatividade da lei tributária para tributos e retroatividade (art. 106 CTN apenas quando referente a multas mais benéficas e outros casos não previstos na questão 28). Estamos preparando o curso de 2ª fase em tributário para o XXII Exame e vamos repetir esses resultados a partir daí. Inclusive, em dicas da regressiva, disse que tinha cheirinho de que vinha algo sobre princípio da anterioridade! E veio uma alternativa sobre a sua aplicação ou não para alteração de prazo para recolhimento de tributo (não se aplica o princípio). E a cantoria da música da minissérie JK (como pode um peixe vivo, viver fora d’água fria!) Fizemos insistentemente nas aulas e neste sábado no Gran Dicas, abrimos a manhã com ela, as centenas de alunos que estiveram lá puderam ouvir e cantar conosco:
Quando importo um produto
Pago tudo que é tributo…
Mas na importação,
Mas na importação,
Só incide,
Só incide o IE!! ( e não o ICMS – questão 27, alternativa A – Súmula 48 do STF.

dsc_0067

O Maurão, em seu Instagram já postou momentos das aulas dele em que ele repete os conceitos de outras questões da prova. Vejam lá!! Professor Mauro Moreira no Instagram! O mesmo no aulão Gran Dicas de ontem!
 

Recorte das aulas em que GABARITAMOS a prova do XXI Exame de Ordem! #projetoexamedeordem #provadaOAB #direitotributário

Um vídeo publicado por Mauro Moreira (@professormauromoreira) em

 

 


A Professora Anelise, de Processo Civil, também sacramentou várias questões de processo civil, sendo uma delas sobre ação monitória, tanto nas aulas do curso do PEO, quanto no memorável 26-11-16, no hotel Grand Bittar, para centenas de alunos que lá assistiam!! Show de bola!! Uma constatação é que, desta vez, a prova não fez aquela “pegadinha” de inserir dispositivos do antigo CPC misturados com o novo CPC, como já ocorreu no XIX e no XX. Questões focadas e sem surpresa. Apenas as questões 53 e 55, da prova azul, que poderiam gerar certa dificuldade.

dsc_0242

Em Ética e Estatuto da OAB, a nossa Professora Daniela Menezes salientou que, das 10 questões, 8 eram do novo Código de Ética da OAB. Mencionou Daniela que a prova teve nível intermediário, mormente pela questão do Pro Bono (1 da prova azul) e em face da questão 10 sobre a Lei 13.245 de 2016. Podemos confirmar que ela fechou a prova nas aulas, materiais e no citado Gran Dicas do sábado. Os alunos vibraram!! Até nos vídeos de dicas do Quebrando a Banca FGV!! E a Dani recebeu diversas mensagens elogiosas dos alunos. Muito legal!!

dsc_0150

As Professoras Raquel Bueno e Roberta Queiroz disseram que em Direito Civil as questões tinham nível intermediário e que todas fora ministradas nas aulas, dicas, regressivas, no Quebrando a Banca e, principalmente foram abordadas no aulão presencial no Grand Bittar, neste último sábado. Parabéns às queridas professoras!! Inclusive, salientou a professora Roberta, que 3 das questões da Prova falou sobre elas no evento do sábado e outras três chegou a repetir na porta da Unieuro – Asa Sul, na tenda do PEO Gran, pois vários alunos pararam lá para assistirem às aulas gravadas em TV ou ouvir os professores darem dicas momentos antes da prova começar. Já é tradição do PEO fazer isso nas entradas das provas OAB! O professor Rodrigo Costa também fez essas miniaulas. Parabéns a vocês, amigos!! Os nossos alunos merecem esse acompanhamento sem descanso!!
 

 dsc_0107             dsc_0088

O Professor André Ramos Santa Cruz, de Empresarial, confirmou a tendência da prova de que questões da lei de S.A. são uma recorrente (foram 2), além de 2 do código civil (entre o 900 e o 1100) e outra da Lei 5474 de 1968. Disse que as questões tinham nível intermediário, mas que tudo foi abordado nas aulas do PEO. Esteve feliz em dizer que abordou também nas Regressivas, no Quebrando a Banca e no abençoado aulão Gran Dicas de sábado!! Disse o André: “pura lei seca”, sem jurisprudência ou doutrina.
 

dsc_0217

 
Os Professores José Gervásio e Hugo Sousa, de trabalho e processo, relataram que as questões tinham nível intermediário e que 3 delas são PASSÍVEIS DE RECURSOS (70, 73 e 75 da Prova Azul – veja nos comentários da prova realizados pelos professores). Posso testemunhar, por conhecer um pouco da disciplina que os professores de trabalho e processo foram heróis, dado que as disciplinas são sempre complexas. Falaram todas elas nas aulas, nas inúmeras regressivas (veja o caderno de Gran Dicas, que resumem as Regressivas que são publicadas no Blog Projeto Exame de Ordem – Confira!!!). Parabéns. O Professor Leandro Alencar deu show no sábado do aulão Gran Dicas presencial, no hotel, no material lá distribuído, mencionou dicas de direito do trabalho, cujas jurisprudências e textos de normas que lembrou caíram no XXI! Os alunos do dia estão escrevendo para agradecer, professores! Que bom!! Nossos parabéns!! Apenas salientaram que a prova saiu um pouco do padrão quando trouxe processo coletivo em dissídio e execução contra a Fazenda Pública. Mas ressaltaram que esses dois temas foram ministrados e relembrados nos tablados citados.
 

dsc_0155

 
O Professor Flávio Milhomem, de Processo Penal, disse que a prova teve nível médio, cobrando temas como citação, busca e apreensão (vide operações da PF – inviolabilidade de domicílio), suspeição, separação de processos (Justiça Militar), perpertuatio jurisdicionis etc. Disse que houve uma mescla de jurisprudência sumulada e letra de lei. Esse tem sido o perfil de processo penal. Houve forte comentário de todos os itens nos tablados. Quem esteve no aulão presencial, pode ver algum desses itens, citados pelo professor. Parabéns, Milhomem, o mito!
 

dsc_0228

 
O Professor Flávio Daher, de penal, disse que a prova teve nível mediano, como tem sido as questões de penal. Flavão, o gigante, bateu nelas, ponto a ponto (teoria do delito, tipicidade e nexo de causalidade, extraterritorialidade penal, teria de pena, substituição, suspensão condicional, reincidência e prescrição), junto com os Professores Bruno Mello, da parte especial (lesão corporal dolosa gravíssima, qualificado, homicídio culposo e doloso, corrupção, furto) e Felipe Leal, em Leis Especiais.
 

dsc_0255

O Professor Gustavo Scatolino, de Direito Administrativo, salientou que houve cobrança de alguns temas novos, como a questão 31 da prova azul, acerca da Lei n. 12.529 de 2011, mas também caíram temas recorrentes como os de PPP, remuneração de servidor, responsabilidade civil do Estado, concurso público, sendo temas dados em aulas do curso PEO, nos materiais, dicas, regressivas e, principalmente, abordados pelo Gustavo no aulão Gran Dicas na véspera, no Hotel Grand Bittar. Baita dia para não esquecer. Muito rico em detalhes da prova do XXI e que as centenas de alunos que lá tiveram acabaram por receber inúmeras dicas e oportunidades de aprovação. Graças ao Gustavo e a todo o time de professores que lá esteve!! Parabéns a todo o Corpo Docente do PEO. Fizemos a diferença para quem esteve conosco!! Porém, Gustavo mencionou que a questão 29 do caderno azul foi polêmica, dizendo que as alternativas A e C podem estar corretas (veja no caderno de comentários dos professores ao XXI Exame).
 

dsc_0199


Abaixo, uma sequência dos nossos eventos, cursos, dicas etc que completam os alunos para a aprovação na OAB. Somos fortes na linha avançada!! Projeto Exame de Ordem do Gran Cursos Online! Venha conosco.
cursos

____________________________________________________________________________________

Marcelo Borsio – Delegado da Polícia Federal. Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é mestre e doutor em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutor em Direito da Seguridade Social pela Universidade Complutense de Madrid. Especialista em Direito Tributário pela PUC-SP. Autor de algumas obras no tema, inclusive com o Prof° Luiz Flávio Gomes, palestrante pelo país, professor e coordenador de Pós-Graduação de Direito Previdenciário e da Prática Previdenciária. Coordenador Pedagógico do Projeto Exame de Ordem. 
 
 

____________________________________________________________________________________

 

2ª Fase da OAB é no Projeto Exame de Ordem!! Matricule-se!

matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordemfocado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

xxii-exame-de-ordem

 

Por
6 min. de leitura