RPA Robotic Process Automation.

Olá, concurseiros e entusiastas do desenvolvimento de software! Hoje, vamos mergulhar no mundo da digitalização e um dos conceitos mais falados atualmente, o RPA (Robotic Process Automation).

Avatar


26 de Setembro de 2023

Olá, concurseiros e entusiastas do desenvolvimento de software! No nosso bate-papo de hoje, vamos mergulhar no mundo da digitalização e um dos conceitos mais falados atualmente é a Automação Robótica de Processos, mais conhecida como RPA (Robotic Process Automation). Com o recente concurso da Dataprev organizado pelo Cebraspe, torna-se fundamental compreender essa tecnologia emergente e seu papel no setor público. Neste artigo, mergulharemos no universo da RPA e sua relevância para os candidatos do concurso.

O que é RPA?

RPA é uma tecnologia que permite a automação de tarefas repetitivas e manuais por meio de softwares, ou “robôs”, que replicam ações humanas em sistemas e ferramentas digitais. Ela tem o potencial de transformar processos empresariais, tornando-os mais eficientes e precisos.

Por que RPA é relevante?

Além de economizar tempo e recursos, a RPA pode reduzir erros, melhorar a conformidade e proporcionar uma melhor experiência ao usuário. Em um cenário governamental, isso significa melhorar a prestação de serviços ao público e otimizar operações internas.

A Dataprev, empresa de tecnologia e informações da Previdência, está na vanguarda da digitalização dos serviços públicos no Brasil. Com o compromisso de inovação, não é surpreendente que a RPA seja uma competência desejada. O Cebraspe, organizador renomado de concursos, reconheceu a importância da RPA ao incluí-la no conteúdo programático para determinados cargos da Dataprev. Isso demonstra a crescente demanda por profissionais familiarizados com essa tecnologia. A RPA é apenas uma das ferramentas que impulsionam a transformação digital no setor público. Compreender essa tendência mais ampla é vital para qualquer candidato ao concurso da Dataprev. A adoção de RPA pode auxiliar a Dataprev a processar grandes volumes de dados de forma mais eficiente, melhorar a precisão e agilidade, e liberar funcionários para tarefas de maior valor agregado.

Desafios na Implementação da RPA:

Embora promissora, a RPA também traz desafios, como a necessidade de governança adequada, gestão de mudanças e treinamento contínuo. Candidatos bem informados sobre esses desafios estarão um passo à frente. Com avanços em inteligência artificial e aprendizado de máquina, a RPA está se tornando mais sofisticada. A tendência é que ela se integre cada vez mais a outras tecnologias emergentes. No setor público, as considerações éticas são cruciais. Os candidatos devem estar preparados para discutir potenciais preocupações éticas relacionadas à automação e como mitigá-las. Enquanto a RPA é uma competência fundamental, os candidatos também devem cultivar habilidades complementares, como pensamento analítico e habilidades de gerenciamento de projetos.

Preparação para as Questões de RPA:

Candidatos que desejam se destacar devem ter um entendimento sólido de RPA, suas aplicações e benefícios. Estudar casos de uso no setor público pode fornecer insights valiosos.

Vamos exercitar, com duas questões sobre o tema:

Questão 1:

A respeito da Automação Robótica de Processos (RPA), julgue o item subsequente:

A RPA consiste no uso de robôs físicos para a realização de tarefas manuais repetitivas em ambientes de produção e não tem relação com automações digitais ou softwares.

Comentário:

Errado. A afirmação está incorreta. A RPA refere-se à utilização de softwares, e não de robôs físicos, para automatizar tarefas digitais repetitivas. Esses “robôs” de software são capazes de replicar ações humanas em sistemas e ferramentas digitais, automatizando processos empresariais.

Questão 2:

Considerando a implementação da RPA em organizações públicas, julgue o próximo item:

A implementação de RPA no setor público pode resultar em maior eficiência na prestação de serviços, redução de erros e otimização de recursos humanos, permitindo que os funcionários se concentrem em tarefas de maior valor agregado.

Comentário:

Certo. A afirmação é verdadeira. A RPA tem o potencial de transformar processos, tornando-os mais eficientes e precisos. Ao automatizar tarefas repetitivas e manuais, a RPA permite que os funcionários dediquem mais tempo a tarefas que exigem pensamento crítico, tomada de decisão e interação humana, agregando mais valor ao serviço público.

Conclusões

O concurso da Dataprev organizado pelo Cebraspe é uma oportunidade para os candidatos demonstrarem sua proficiência em RPA e se posicionarem na vanguarda da transformação digital no setor público. À medida que a RPA continua a moldar o futuro dos serviços públicos, os candidatos equipados com esse conhecimento estarão bem posicionados para liderar a mudança.  Preparar-se para um concurso já é um desafio, e quando a tecnologia está envolvida, a complexidade pode aumentar. No entanto, os candidatos que investirem tempo em compreender a RPA e sua aplicação no setor público estarão dando um passo significativo para garantir seu sucesso no concurso da Dataprev.

Professor Washington Almeida


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


26 de Setembro de 2023