Saber é legal, mas aplicar os conhecimentos é essencial

Uma série de artigos com uma visão diferente sobre os conhecimentos pedagógicos e sua aplicação para os concursos públicos

Avatar


15 de outubro1 min. de leitura

Olá pessoal! Todos sabemos como os Conhecimentos Pedagógicos são fundamentais para quem quer ser aprovado em concursos na área de educação! Aqui vamos dialogar sobre os temas mais comuns das salas de professores. Mais do que aprendizado aos leitores, as reflexões aqui colocadas serão experiência, pois são fruto de percepção das rotinas e da prática com os estudantes e com as provas de concursos.

Você sabia que o Planejamento, a Avaliação e o Currículo são os assuntos mais cobrados nas provas para Carreiras Educacionais?

Falaremos sobre a Base Nacional Comum Curricular, documento atual e que normatiza os conteúdos mínimos para todo o país e que passa agora pelo período de implementação. Essa resolução do Conselho Nacional de Educação, não é um currículo, mas estabelece os objetivos de aprendizagem essenciais que devem ser desenvolvidos por todos os estudantes no território nacional. Logo, a execução é obrigatória em todos os cantos do país.

Onde começam as políticas públicas para educação? Onde foi o início do processo de Gestão Democrática? Em nosso ambiente veremos que tudo começou com o pleito de participação ativa nos processos de gestão das universidades. Para que as políticas públicas tenham efetividade é preciso que as pessoas se vejam como participantes.

Considerando que o Brasil vem de um percurso histórico de exclusão das pessoas com deficiência, falaremos também sobre a inclusão e a diversidade. É o respeito às diferenças, a compreensão da heterogeneidade e o entendimento das necessidades dos estudantes.

Dos desafios da relação entre professor e aluno, entre comunidade e escola, entre um e o outro estudante, vale destacar a questão da violência no ambiente educacional. Qual o histórico? O que funciona para o combate? Quais as raízes? Como enfrentar práticas de intimidação, como o Bullying?

Apresentaremos aqui uma série de artigos para vocês! Serão publicações periódicas, que sempre trarão assuntos relevantes e de forma contextualizada! Vamos juntos nessa capacitação!

E o mais importante… Todos os artigos terão questões de concurso para te ajudar a compreender como tais temáticas são cobradas em provas e facilitar sua aprovação.

Um forte abraço.

Professores Carlinhos Costa e William Dornela

Avatar


15 de outubro1 min. de leitura