Se organizar direito… todo mundo ESTUDA!

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27 de agosto4 min. de leitura

Em todas as mentorias, lives e artigos publicados nas plataformas do Gran Cursos, todos nós enfatizamos por diversas vezes a importância da organização dos seus estudos. Não importa se você tem filhos, esposa, marido, cachorro, trabalho (ou às vezes no plural: “trabalhos”); também não importa se você tem todo o tempo do mundo à sua disposição, se não possuir um método para gerir esse tempo, vai acabar ficando perdido. Uma boa meta de estudos começa com uma estratégia adequada para a gestão da rotina.

Mas, o que é gestão de tempo?

Por definição, gestão (ou gerenciamento) do tempo é o processo de organizar e planejar como o tempo deve ser dividido entre as diversas atividades de uma rotina. Essa ideia diz respeito à quantidade de tempo despendido para executar cada tarefa do seu dia. Saber como gerenciar a sua rotina exige reavaliar o seu pensamento no que tange à diferença entre produtividade e resultado. Existe um grande abismo entre “estar ocupado” e “ser produtivo”.

Ao estar ocupado, você pode dar foco a tarefas as quais não consegue concluir, seja por falta de conhecimento, de habilidade ou, até mesmo, de tempo! Já a sua produtividade é o seu rendimento em concreto, o quanto de frutos você está realmente gerando por seu esforço. Vamos utilizar um exemplo hipotético: dois advogados trabalham no mesmo escritório e têm a mesma quantidade de processos. Um deles está com os casos referentes ao Direito do Consumidor, cujos temas são mais cotidianos e mais simples, além de serem julgados pelos Juizados Especiais Cíveis, os quais, por natureza, são mais céleres. O outro está com inventários (casos provenientes de litígios quanto a heranças, e, portanto, de natureza mais trabalhosa). Em tese, o segundo advogado estará mais ocupado que o primeiro, pois terá mais documentos para ler, mais peças processuais para elaborar, enquanto o primeiro lidará com seus casos de maneira mais rápida, produzindo em maior quantidade.

Pensando em matéria de estudos, vamos relembrar daquela disciplina ou matéria que você passou uma hora lendo e apenas conseguiu vencer 10 páginas (no meu caso, tenho uma dificuldade enorme com Direito Empresarial), enquanto, em outra disciplina (no meu caso, Direito Penal), você conseguiu ler 50 páginas com o mesmo período. Consegue enxergar a diferença?

Para lidar com esses problemas, temos três regras para realizar a gestão temporal de forma adequada:

a)A gestão de tempo está relacionada ao tempo gasto nos lugares certos para fazer as tarefas certas;

b)A gestão do tempo está relacionada a conhecer suas prioridades, definir suas obrigações e sua agenda;

c)Por último, a gestão de tempo está relacionada a TODAS as tarefas de sua vida. Toda a sua rotina, e não apenas a parte profissional.

Como fazer para aproveitar melhor sua rotina? Vamos começar com algumas dicas:

  1. Aprenda a delegar tarefas

Temos o hábito de centralizar as tarefas em nós mesmos, porém, a sobrecarga atrapalha em muito a gestão de tempo. Portanto, crie o hábito de delegar atividades que não sejam vitais à sua rotina. Priorize-as por níveis de importância. Na dúvida, melhor feito que perfeito.

  1. Defina prioridades

Passo importante para tomar uma escolha é saber o que é mais importante. Na dúvida, volte ao seu objetivo principal. Pense naquilo que realmente deseja e concentre suas atividades em prol disso. Foque-se no pensamento de que todo passo trilhado deve te colocar cada vez mais perto do seu objetivo, e tudo aquilo que não cause essa ação deve ser considerado supérfluo. Portanto, a partir de agora, tudo que você fizer deve ser relacionado com sua meta.

  1. Não ceda à procrastinação

Procrastinar é um hábito horrível. Ele tira nosso entusiasmo e nos coloca num estado de latência muito difícil de largar. O primeiro passo para vencer a procrastinação é se por em movimento. Faça. Só faça. Está com preguiça de estudar? Sente-se na cadeira com um livro e comece, e se obrigue a fazer isso durante algum tempo, ao longo dos dias. O primeiro passo é sempre o mais difícil, porém é através dele que damos o segundo, o terceiro, e daí por diante. Quando olhamos para trás, percorremos quilômetros.

  1. Crie o hábito de fazer uma agenda

A organização não deve ser feita apenas nos estudos. Acostume-se a organizar toda a sua rotina diária, seja academia, almoços etc. Isso é vital para o gerenciamento de tempo. A nossa memória é limitada e, com tanta informação sobre estudos, temos o hábito de esquecer algumas coisas. Portanto, anote, crie uma agenda com lembretes e com sua rotina. Eu uso o Google Agenda, pois é acessível em qualquer aparelho com acesso à Internet, é prático, rápido e ainda tem opções de alarme.

  1. Livre-se de coisas estressantes (se possível)

Igual ao que foi narrado no item 2, tudo o que não for importante para o seu objetivo deve ser descartado. Principalmente as coisas as quais te causam estresse. Infelizmente, algumas delas vão ter de existir, mas todas que você puder deixar de lado, não hesite em fazê-lo!

  1. Estabeleça prazos

Sua meta deve ter um período definido de tempo. Esse prazo, porém, deve ser equilibrado: não pode ser extenso demais, pois isso daria margem à procrastinação, nem curto demais, para não causar estresse e desespero.

  1. Não seja multitarefa ao extremo (não faça mil coisas ao mesmo tempo)

Eu sou uma pessoa que se orgulha de poder fazer mil coisas ao mesmo tempo, porém tudo tem um limite. Se você colocar apenas 30% de sua atenção em algo, essa atividade só conseguirá atingir 30% de sua produção. Tenha isso mente. Ser multitarefa significa, algumas vezes, deixar a qualidade de lado, e algumas atividades necessitam de muita qualidade. De preferência, não perca o olho da bola.

  1. Acorde cedo e comece sua rotina

Quanto mais cedo você acordar, mais poderá aproveitar do seu dia, e maior será o seu rendimento. Duvida? Deixo aqui a sugestão bibliográfica do livro O Milagre da Manhã, de Hal Elrod.

  1. Faça intervalos para descanso:

Para cada minuto de esforço, faça uma pausa proporcional. Exemplo: se estuda por 50 minutos, tire 10 para descansar. E descanse de verdade, assim você consegue manter sua sanidade.

  1. Aprenda a dizer “Não!”:

Não assuma compromissos desnecessários. Se algo for inconveniente e vier a te atrapalhar, basta dizer “não”.

Essas e outras grandes dicas e artigos nós temos aqui no Gran Cursos Online. Para você que ainda não conhece os nossos serviços, aqui nós temos uma equipe capacitada, da qual tenho orgulho de fazer parte, composta por profissionais altamente habilitados e preparados, nossos GranXperts. Nosso trabalho é exatamente traçar para você a melhor forma de atingir seus objetivos; nós te orientamos e acompanhamos seus estudos para que você atinja seu potencial máximo e, com isso, obtenha o melhor resultado em sua prova. Venha conhecer nossos serviços!

 

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