Aprovado no concurso CFO-PM/PA conta sua história e compartilha as estratégias utilizadas em sua aprovação

Avatar


27 de outubro5 min. de leitura

CFO-PM

Seja a melhor a versão de você e se dedique ao máximo para atingir sua meta. Esse foi o lema utilizado por Peterson, aprovado no concurso da CFO-PM/PA. Inspire-se!

Peterson Pedro, 22 anos, é natural da cidade de Castanhal – PA, município localizado a 70 km da capital Belém e é o nosso entrevistado da semana para a coluna Cheguei Lá. Ele é bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Castanhal – FCAT e atualmente mora na capital Belém e cursa Direito no CESUPA. Peterson foi mais um aluno do Gran Cursos Online que alcançou a aprovação. Foi aprovado neste ano no concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Pará (CFO-PM/PA)  e agora compartilha sua história de sucesso conosco.

Peterson se define como um estudante mediano mas que tem consciência da importância do aprendizado, então, sempre que possível revisa as matérias e aprimora seus conhecimentos. “Sou bacharel em ciências contábeis pela faculdade de castanhal – FCAT, tenho 22 anos e atualmente estou cursando o 4 semestre de direito no CESUPA. Sou aquele aluno mediano, ou seja, não como livros, mas sempre que possível estudo e reviso a matéria, afinal o importante na faculdade é aprender.”

Peterson conta que não era um concurseiro, já havia se aventurado em um outro concurso mas não tinha isso como uma meta de vida. Se interessou mais pela carreira pública por conta da estabilidade empregatícia e também porque durante o curso de Direito ficou fascinado pela área, mais especificamente com a disciplina Direito Penal, então decidiu que iria direcionar os estudos para as carreiras policiais. “Não estudo especificamente para concursos, ou seja, não sou concurseiro. Mas já me aventurei em outro concurso, no qual fiquei em cadastro de reserva. O que me motivou para a carreira pública foi a estabilidade. Mas esse não foi o principal motivo, quando ingressei no curso de direito me identifiquei com aquilo, e especificamente o direito penal fez meus olhos brilharem, logo decidi que deveria seguir carreira policial.”

Como o entrevistado não era um concurseiro, no período pré edital ele não estudava para concursos, estudava apenas para as disciplinas do curso de Direito da faculdade. Quando o edital foi lançado, decidiu direcionar suas forças e energias para esse certame. “Incrível mas não vinha me preparando para o concurso, minha rotina de estudos era apenas 1 hora por dia, salvo semanas de provas na faculdade, nesse período os estudos se intensificavam. Quando saiu o edital ainda demorei uma semana para me convencer que iria fazer. Quando decidi voltei toda a minha atenção para o conteúdo do edital.”

Peterson comenta que se dedicou intensamente e utilizou todo o tempo disponível que tinha para se dedicar ao concurso, abdicou de finais de semana e momentos de lazer durante um período para conseguir alcançar seus objetivos. Ele comenta como foi sua estratégia de estudo nesse período: “Eu estava no final de um semestre na faculdade, logo quando fiquei de férias o estudo que fazia meus horários, me dediquei de corpo e alma. Estudei as matérias específicas por aproximadamente 45 dias, sem finais de semana e feriados. Cada um molda sua estratégia, eu tive a minha. Gostava de dedicar minha semana para conteúdos e os finais de semanas a exercícios.”

O entrevistado ainda não tinha experiência com cursos online, mas se surpreendeu positivamente na sua experiência no Gran Cursos Online. Ele comenta que a autonomia que o aluno tem sobre a aula (poder parar, voltar uma explicação) faz com que as aulas sejam muito mais produtivas e bem absorvidas pelo aluno. Peterson ainda elogia a didática e os professores da equipe do Gran Cursos Online, muitas das disciplinas ainda não tinham sido ministradas em sua faculdade então ele teve seu primeiro contato com algumas dessas disciplinas pelo curso Online e viu que seria possível. “O Gran Cursos Online foi um dos pilares da minha aprovação, o conteúdo ministrado pelos professores e a didática são excelentes. Apesar da facilidade com as matérias de direito, a maioria das que vinham no edital eu ainda não tinha visto na faculdade, então como aprender tanta coisa em pouco tempo? Foi onde o Gran Cursos Online me mostrou que é possível. Nunca tive a experiência com cursos online, mas confesso; é muito bom! Só o fato de você parar aquela aula para comer algo e depois retornar e professor estar ali te esperando, ou melhor, voltar aquela explicação que você não entendeu por alguma distração, tudo isso me fez crer que as aulas são bem produtivas.”

Ele comenta que o seu foco e dedicação eram tão intensos que nesse período não fazia outra coisa a não ser estudar e descansar para estudar. Ele sabia que para chegar no dia da prova num nível competitivo teria que se esforçar ao extremo, o conteúdo programático era extenso e muitas disciplinas ele ainda não dominava. ” Literalmente o meu foco era 100%. Eu respirava esse concurso. Nas horas livres eu descansava, principalmente dormia. Eu evitei sair para me divertir por que eu queria otimizar o máximo o meu tempo, então cada minuto era importante. No meu caso acredito que o que fez a diferença para meus estudos foi estudar tudo, todo o conteúdo. Não estudei apenas as matérias que gosto, eram 10 ao todo, então tive que organizar bem e priorizar aquelas que eu tinha mais dificuldade.”

O futuro oficial comenta que diante das dificuldades que enfrentou e do alto nível de dificuldade da prova não achava que teria muitas chances de ser aprovado. Porém todo esse esforço culminou na aprovação de Peterson Pedro dentro do número de vagas ofertadas no edital. “Passei em 101, eram 144 vagas. Na verdade quando terminei a prova pensei que não iria passar. Fui o ultimo a entregar, a prova estava difícil então pensei que não conseguiria atingir a média.”

Peterson comenta alguns dos erros que ele enxerga nas pessoas que estão estudando para concursos públicos e fala sobre a importância das horas líquidas de estudo, aproveitadas com eficiência.

“Acho que as pessoas que estão estudando cometem alguns erros que vou listar:

bullet1.gif (844 bytes)estudar só as matérias que gosta ou que já sabe bem;
bullet1.gif (844 bytes)estudar só após o edital sair. – Eu cometi esse erro.
bullet1.gif (844 bytes)Não fazer exercícios. Os exercícios são um indicador de onde você precisa estudar mais.
bullet1.gif (844 bytes)Achar que por que escreve bem não precisa estudar e exercitar redação.
bullet1.gif (844 bytes)Insistir estudando quando não consegue mais absorver, quando sentir que não estar conseguindo aprender não insista apenas para cumprir tabela, o estudo deve ser sempre eficiente.”

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo aluno nesse período de preparação foi abdicar dos momentos de convívio social com a família e amigos.

“Nessa caminhada a parte que achei mais difícil foi abdicar de momentos com a família. Me isolar de tudo, whatsapp, facebook, instagram etc.”

Peterson deixa alguns conselhos para todos aqueles que estão na busca pelo seu cargo público.

“A dica que dou é; seja esperto e honesto consigo mesmo. Não existe formula ou protocolo de estudo que serve para todo mundo. O concurseiro deve ter a sensibilidade de sabe qual o método está fazendo ele aprender mais. A honestidade é sempre de encarar aquela matéria chata e voltar seus esforços para aprendê-lá, não adianta fugir, você tem que ter coragem se deseja ser aprovado. Por fim, a determinação, você tem que estar determinado a ficar horas sentado estudando e quando isso lhe faltar; olhe para trás e para frente, olhe o quanto já caminhou e olhe aonde você quer chegar. Uma outra dica importante que acho que pode ajudar é; eu sempre deixava para estudar a noite as matérias que eu gosto mais, assim o sono demorava a chegar com aquela empolgação que a matéria me dava.”

Peterson Pedro em meio a essa preparação encontrou sua vocação, como gosta das disciplinas e do serviço desempenhado seguirá estudando para as carreiras policiais.

“Pretendo seguir na carreira policial e em breve tentar para delegado.”

Por fim, Peterson deixa um recado de motivação para todos aqueles que desejam atingir suas metas e Chegar Lá:

” Se dedique de corpo e alma para o concurso, renuncie de coisas que te atrasam, seja esperto, descubra seu método eficiente e persista muito. A aprovação é apenas o resultado do seu esforço.”

Por fim, Peterson deixa um recado de motivação para todos aqueles que desejam atingir suas metas e Chegar Lá:

A mensagem que deixo é; se dedique de corpo e alma para o concurso, renuncie de coisas que te atrasam, seja esperto, descubra seu método eficiente e persista muito. A aprovação é apenas o resultado do seu esforço.

Estudando para concursos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


27 de outubro5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

carreiras policiais concurso CFO PM