Seleção Prefeitura Santa Rita do Ituêto MG: saiu o EDITAL!

Avatar


30 de julho7 min. de leitura

Seleção Prefeitura Santa Rita do Ituêto MG: provas em setembro!

Atenção! Saiu o edital da seleção prefeitura Santa Rita do Ituêto MG. O processo seletivo tem validade de de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por mais 2 anos! A banca organizadora é a Máxima Auditores.

Navegue pela matéria utilizando o índice:

Seleção prefeitura Santa Rita do Ituêto MG: inscrições

As inscrições iniciam no dia 12 de agosto e estendem-se até 27 de agosto de 2019, por meio do site o www.maximaauditores.com.br.

O valor da taxa de inscrição é R$ 50,00.

Seleção prefeitura Santa Rita do Ituêto MG: vagas

O processo seletivo oferta 11 vagas para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de endemias. O requisito para tomar posse nos dois cargos é ter ensino médio completo. A remuneração de ambos é R$ 1.250,00.

Seleção prefeitura Santa Rita do Ituêto MG: atribuições dos cargos

Agente Comunitário de Saúde

Realizar diagnóstico demográfico, social, cultural, ambiental, epidemiológico e sanitário do território em que atuam, contribuindo para o processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe; Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos; Realizar visitas domiciliares de acordo com planejamento da equipe; Identificar e registrar situações que interfiram no curso das doenças ou que tenham importância epidemiológica; Orientar a comunidade sobre sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e medidas de prevenção individual e coletiva; Identificar casos suspeitos de doenças e agravos; Informar e mobilizar a comunidade para desenvolver medidas simples de manejo ambiental e outras formas de intervenção no ambiente para o controle de vetores; Conhecer o funcionamento das ações e serviços do seu território e orientar as pessoas quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; Estimular a participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde; Identificar parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais de relevância para a promoção da qualidade de vida da população; Exercer outras atividades que lhes sejam atribuídas por legislação específica da categoria, ou outra normativa instituída pelo gestor federal, municipal ou do Distrito Federal.

Agente de Endemias

Exercer ações de Vigilância Epidemiológica no âmbito do Município, em conformidade com orientações partidas da Secretaria Municipal de Saúde; Realizar fiscalização de locais e ambientes para detectar possíveis situações ou comportamento individual ou em grupos nocivos à saúde coletiva; Proceder a coleta de materiais para análise (Programa de Controle da Esquistossomose, Doença de Chagas, vigilância da Leishmaniose, entre outros programas); Participar de campanhas de vacinação animal; Realizar ações controle e combate de vetores e roedores; Realizar busca ativa no caso de aparecimento de algum caso de doença infecciosa relacionada às endemias; Exercer ações de Vigilância Sanitária, desde que determinadas pela chefia imediata; Ministrar ações de educação em saúde; Realizar ações determinadas como indicadores de saúde a nível nacional, estadual ou municipal; Participar de capacitações para melhoria da realização das funções do cargo; Apoiar e/ou substituir os agentes de saúde em suas atribuições básicas, ou realizar outras tarefas afins de acordo com as atribuições próprias da natureza do trabalho, executar outras funções correlatas.

Seleção prefeitura Santa Rita do Ituêto: etapas do edital

O processo seletivo será composto por prova objetiva e curso de formação inicial.

Prova Objetiva

O exame será realizado no dia 15 de setembro de 2019 e terá 3 horas de duração. A prova abrangerá as disciplinas:

Português:

  • Compreensão e interpretação de textos, e Tipologia textual;
  • Conhecimentos linguísticos gerais eespecíficos: Fonética (Letra/fonema; divisão silábica, sílaba tônica; Encontros Vocálicos, consonantais e dígrafos)
    Morfologia (Estrutura e Formação de Palavras; Classes de Palavras);
  • Sintaxe: (Frase, oração e período. Sintaxe do período simples – Termos Essenciais, Integrantes e Acessórios. Sintaxe do Período Composto – Orações coordenadas e subordinadas; Regência verbal e nominal;
  • Crase;
  • Concordância verbal e nominal;
  • Pontuação (Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Vozes verbais; Significação das Palavras; Emprego de Porque/porquê/por que/por quê, mal/mau, há/a, senão/se não/ afim/a fim, onde/aonde);
  • Estilística: -Sentido Denotativo e Conotativo; Figuras de linguagem – Metáfora, Metonímia, Pleonasmo, Hipérbole, Eufemismo, Antítese, Elipse, Zeugma, Gradação, personificação e Ironia; Vícios de Linguagem, Funções do QUE e SE.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS: Gramáticos: FERREIRA, Mauro – Aprender e Praticar Gramática; ROSENTHAL, Marcelo – Gramática para Concursos; CEREJA, Willian; COCHAR, Thereza “Gramática, texto, reflexão e uso”.

Noções de Informática:

  • Sistema Operacional Microsoft Windows 7, 8 e 10: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle). Organização de pastas e arquivos. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear).
  • Editor de textos Microsoft Word 2007, 2013 e 2016: Criação, edição, formatação e impressão. Criação e manipulação de tabelas. Inserção e formatação de gráficos e figuras. Geração de mala direta.
  • Planilha Eletrônica Microsoft Excel 2007, 2013 e 2016: Criação, edição, formatação e impressão. Utilização de fórmulas. Geração de gráficos. Classificação e organização de dados.
  • Internet: Navegação e busca de documentos.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS: Manuais impressos ou eletrônicos dos Sistemas de Informática.

Conhecimentos Específicos:

Agente Comunitário de Saúde:

  • Conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS): organização, princípios e diretrizes; Promoção e proteção da saúde.
  • Epidemiologia: conceitos básicos, principais agravos a saúde, doenças de notificação compulsória;
  • Vacinação – calendário de vacinação;
  • Noções específicas sobre a ESF, área de abrangência, territorialização, trabalho voltado à família, programas de saúde, trabalho em equipe.
  • Ética e cidadania.
  • Política Nacional de Atenção Básica.
  • Atribuições do Agente Comunitário de Saúde. Ferramentas de trabalho do Agente Comunitário de Saúde. O trabalho do Agente Comunitário de Saúde.

REFERÊNCIAS E LEGISLAÇÃO:
ALMEIDA FILHO, Naomar de. Introdução à epidemiologia moderna. 2 ed. Belo Horizonte: COOPMED, 1992.
LISTA DE DOENCAS DE NOTIFICACAO COMPULSORIA disponível no site www.saude.gov.br
BRASIL, Constituição Federal de 1988 – Título VIII, Capítulo II, Seção II, Artigos de 196 a 200, Da Saúde.
BRASIL. Ministério da Saúde. Lei n. 8.080 de 19/09/1990. Diário Oficial da União. Brasília, 20/09/1990.
BRASIL. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dáoutras providências.
BRASIL. Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006. Regulamenta o §5º do art. 198 da Constituição, dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2º da Emenda Constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras providências.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Série E. Legislação em Saúde).
BRASIL. Decreto nº 8.474, de 22 de junho de 2015. Regulamenta o disposto no § 1º do art. 9º-C e no § 1º do art. 9º-D da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para dispor sobre as atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias.
BRASIL. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
BRASIL. Lei nº 13.595, de 5 de janeiro de 2018. Altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para dispor sobre a reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização.
HumanizaSUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização.4. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia prático do agente comunitário de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. O trabalho do agente comunitário de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

Agente de Endemias:

  • Conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS): organização, princípios e diretrizes; Promoção e proteção da saúde.
  • Política Nacional de Atenção Básica.
  • Atribuições do agente de combate a endemias.
  • Vigilância em Saúde.
  • Conhecimentos básicos sobre doenças como Doenças de chagas, Esquistossomose, Febre Amarela, leishmaniose, raiva, dentre outras doenças infecto-contagiosas em geral.
  • Dengue: Forma e transmissão da dengue; sintomas da doença; métodos de prevenção; métodos de combate ao mosquito: normas técnicas; histórico da doença; Programa nacional de controle da dengue.
  • Material de uso diário; visita domiciliar; estratificação entomoepidemiológica do município; tratamento e cálculo para tratamento; criadouros; organização e operação de campo.
  • Manuseio de inseticidas e uso de Equipamentos de Proteção Individual.
  • Ética e cidadania.

REFERÊNCIAS E LEGISLAÇÃO:
BRASIL, Constituição Federal de 1988 – Título VIII, Capítulo II, Seção II, Artigos de 196 a 200, Da Saúde.
BRASIL. Ministério da Saúde. Lei n. 8.080 de 19/09/1990. Diário Oficial da União. Brasília, 20/09/1990.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Assistência à Saúde. ABC do SUS: doutrinas e princípios – O que há de novo na saúde? Brasília, 1990.
BRASIL. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
BRASIL. Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006. Regulamenta o §5º do art. 198 da Constituição, dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2º da Emenda Constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras providências.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Série E. Legislação em Saúde).
BRASIL. Decreto nº 8.474, de 22 de junho de 2015. Regulamenta o disposto no § 1º do art. 9º-C e no § 1º do art. 9º-D da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para dispor sobre as atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias.
BRASIL. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
BRASIL. Lei nº 13.595, de 5 de janeiro de 2018. Altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para dispor sobre a reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
BRASIL. Ministério da Saúde. Controle de vetores: procedimento de segurança. Brasília: Ministério da Saúde: Fundação Nacional de Saúde, 2001.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de vigilância, prevenção e controle de zoonoses: normas técnicas e operacionais.
Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde. Volume único. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica Vigilância em saúde. Manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

Curso de Formação Inicial

O curso será realizado pela equipe da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Ituêto em local e data a serem informados após a divulgação do Resultado Final. Essa fase do processo seletivo terá duração máxima de 40 horas/aula, combinando aulas presenciais, trabalho extraclasse, palestras, avaliações e visitas de campo.
O Curso de Formação Inicial terá caráter eliminatório, sendo obrigatória a frequência mínima de 90% e aproveitamento mínimo de 60%.

Detalhes da Seleção prefeitura Santa Rita do Ituêto

Processo Seletivo: Prefeitura Municipal de Santa Rita do Ituêto (Seleção Prefeitura Santa Rita do Ituêto MG)
Banca Organizadora: Máxima Auditores
Cargos: Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias
Escolaridade: Nível Médio
Número de vagas: 11
Remuneração: R$ 1.250,00
Inscrições: De 12/08/2019 a 27/08/2019
Taxa de Inscrição: R$ 50,00
Data da Prova Objetiva: 15/09/2019
Link do Edital


 

Quer garantir a sua aprovação no concurso Prefeitura de Santa Rita do Ituêto MG? Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros!

Cursos Online para o Concurso Prefeitura de Santa Rita do Ituêto MG

Quer ficar por dentro dos concursos abertos e previstos? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

WHATSAPP GCO

Avatar


30 de julho7 min. de leitura