Sem revisão, não existe aprovação

Por
3 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e também GranXpert da carreira de Delta, aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade.

Hoje eu quero conversar com você, concurseiro, sobre a importância da revisão. Isso porque percebo que diversos alunos simplesmente não dão a mínima relevância para o tema e, muitas vezes, entram em um ciclo de reprovações porque não sabem revisar.

Bom, vamos lá. Em primeiro lugar, você precisa compreender que, se você não revisar, naturalmente se esquecerá dos assuntos estudados. Isso é normal e acontece com todo mundo. O aluno aprovado com facilidade é aquele que percebeu que somente revisando por diversas vezes o mesmo assunto conseguirá chegar na prova e aplicar o conhecimento que acumulou.

Veja bem: os concursos exigem que saibamos temas diversos de várias disciplinas. Se você não conseguir manter aquilo que você estudou “quente” na sua cabeça, ao mesmo tempo, em que você estuda temas novos e avança no edital, dificilmente você será aprovado de forma rápida.

 

Nesse sentido, listarei algumas etapas necessárias para que você consiga revisar da melhor forma possível:

  • Você precisa estudar de forma ativa para criar um material de revisão.

 

Bom, pense comigo: o aluno que somente assiste às videoaulas sem anotar nada, de braços cruzados, é um aluno que estuda de forma passiva. O problema desse aluno é que, além de não conseguir se concentrar, ele também não cria nenhum material para revisar.

Em razão disso, esse aluno não consegue revisar, justamente porque ele não tem um material de revisão. Esse fato impede, ainda, que o aluno continue avançado no edital, uma vez que esse tipo de concurseiro, via de regra, vive reestudando os mesmos assuntos.

E, bom, reflita: se você estudou apenas 30% dos temas previstos no edital, dificilmente você irá conseguir atingir uma nota de corta de 80% de acertos no dia da prova.

  • Você precisa programar sessões de estudo específicas para fazer a revisão.

 

Prezado aluno, se você não separar um tempo diário dentro do seu cronograma de estudos, dificilmente você revisará ex officio. Há a necessidade de considerar a revisão como uma etapa do seu processo de estudos.

Revisar não é perder tempo. Na verdade, o aluno que não revisa é o aluno que está perdendo tempo, porque, quando chegar o dia da prova, ele não conseguirá recuperar os temas que estudou para aplicar nas questões.

Tão importante quanto estudar temas novos é manter os temas já estudados ainda quentes na sua cabeça. É para isso que a revisão serve: ela te permite avançar para novos temas do edital, ao mesmo tempo, em que você consegue continuar com aquilo que estudou na ponta da língua.

  • Você precisa definir a frequência de revisões dentro do seu cronograma de estudo.

 

Pessoal, a frequência de revisões depende do seu nível como candidato. Evidentemente, candidatos que estão mais avançados revisam muito mais do que candidatos iniciantes.

Para aqueles que começaram a estudar há pouco tempo, eu sugiro que vocês sempre revisem o tema que estudaram hoje no dia seguinte, antes de começarem com as novas disciplinas.

Sugiro, também, que sempre que forem começar a estudar um tema novo dentro daquela disciplina, que revisem o que já estudaram nela. Isso funciona muito bem para a galera que está começando ou voltando a estudar agora, porque irá garantir que você avance na disciplina consciente dos temas anteriores já estudados.

  • Se você vive trocando de material, você não está revisando.

 

Outro erro muito comum dos alunos no âmbito dos concursos públicos é a troca de material constante. Ele acumula diversos materiais da mesma disciplina e, cada hora, estuda por um material.

Galera, quem estuda dessa forma traz para si muito mais prejuízo do que vantagens. O ideal é você escolher um bom material-base e, a partir desse material-base, criar um material de revisão. A partir disso, o seu trabalho será o de revisar, por diversas vezes, esse material, e, lógico, você poderá acrescentar informações novas nesse material, como súmulas novas, alterações legislativas etc.

  • Você só irá parar de produzir o seu material de revisão quando você assinar o seu termo de posse

 

Concurseiros, a construção do seu material de revisão ocorre até o dia que você assinar o termo de posse. Você precisa compreender que o melhor material de estudos é aquele que você constrói.

Por fim, espero que tenha gostado do texto, e aguardo o seu feedback. Sugiro, também, que você conheça a nossa equipe de GranXperts para que possamos auxiliá-lo com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado. Isso te ajudará muito a deixar de ser um concurseiro inconstante.

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Conte sempre comigo,

 

Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

No Instagram: mari.fioravante


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura