Série Concursos Públicos: Verdades e Mitos – Parte I

Avatar


25 de abril2 min. de leitura

seriemitos1bNeste artigo, inauguramos uma série que visa a desmitificar inverdades acerca de concursos públicos que habitualmente escutamos de amigos, conhecidos e familiares.

Nosso objetivo é esclarecer, de forma transparente e honesta, esses mitos que podem levá-lo à desistência ou à reprovação do certame. Boa leitura!

5 MITOS COMUNS SOBRE CONCURSOS

1. Quem trabalha não consegue passar em concursos.

Não é verdade. Em pesquisa que aplicamos, chegamos à conclusão de que essa é a realidade de 65% dos nossos alunos, pois eles trabalham, estudam e ainda se dedicam aos concursos. No caso das mulheres, elas ainda se dedicam a cuidar da forma, da aparência e da família. São pouquíssimas as pessoas que não têm outra preocupação senão a de estudar para concurso público.

2. Quem não tem recursos financeiros não passa em concursos.

Mito. Há vários relatos de pessoas, inclusive próximas, que estudaram com material emprestado, não pagaram por preparatórios, ou pagaram cursos por matéria. Ou seja, são pessoas que investiram poucos recursos financeiros, mas que estudaram dobrado em condições adversas, passando em grandes concursos. Não é o dinheiro que faz a diferença nessa situação, mas é o foco, a vontade, a necessidade de melhorar de vida, e, acima de tudo, um bom planejamento de estudo.

3. Quem tem mais de 50 anos não consegue passar em concurso.

Outro mito. Nos últimos dez anos, constatou-se que 40% dos que tomaram posse em cargo público tinham mais de 50 anos. São pessoas que, por certo, pela experiência que levam para a carreira pública, são potenciais candidatos a cargos de direção, chefia e assessoramento. A título de informação, em um estudo realizado pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, foi constatado que 40% dos empossados contavam com menos de 30 anos.

4. Há pessoas que passam em concursos sem estudar nada.

Mentira. Ouvimos com frequência estes tipos de comentário: “meu amigo disse que passou em um concurso público sem estudar, não leu o edital, não sabia qual era a banca do certame, não olhou nenhuma linha da apostila que comprou.” Atualmente, não se consegue passar nos concursos apenas chutando, estudando pouco ou nada. O que pode ocorrer é que os pontos estudados pelo candidato foram os mais cobrados na prova. Seja por sorte, seja resultado de um plano ousado e metódico, houve preparação, houve dedicação e houve a sorte de cair na prova o que o candidato mais se dedicou. Para reflexão, cabe ressaltar uma famosa frase de Coleman Cox: “eu acredito demais na sorte. E tenho constado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho.”

5. O governo vai acabar com os concursos por conta da crise econômica.

É mito e a história tem demonstrado isso. Crises vêm e vão, e o governo continua contratando. Pode adiar, atrasar nas autorizações e nas nomeações, mas nunca deixará de contratar. Sabe por quê? Porque a população brasileira cresce, e as demandas por serviço público de qualidade aumentam. Além disso, os servidores se aposentam, morrem, são demitidos, pedem exoneração ou vacância para tomar posse em cargo inacumulável, surgindo, consequentemente, vagas, fora aquelas que são criadas por lei para atender, por exemplo, o quadro de pessoal de um novo órgão, de uma nova entidade, de um novo fórum, de uma nova delegacia da Receita Federal etc. Para manter a ordem social e a saúde financeira do estado, por exemplo, é necessário contratar novos policiais, auditores fiscais, analistas tributários, entre outros. Ademais, a CF de 1988 é extremamente clara: o ingresso em cargo ou emprego público dar-se-á mediante aprovação prévia em concurso público.

Em breve, publicaremos a Parte II da Série “Concursos públicos: verdades e mitos.” Não perca!

“A mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas”.

Michel de Montaigne

Bons estudos e GRAN sucesso!

Conte sempre conosco!

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Gabriel Granjeiro
Gabriel

Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Avatar


25 de abril2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

palavra de quem entende